Chocolate com café
Uma das melhores coisas do mundo pra eu começar o dia é um caneco de café. E pra qualquer momento do meu dia, uma das melhores coisas é chocolate. Misturar os dois em forma de bolo (outra coisa que eu amo também) pareceu uma ótima ideia.
Essa receita é uma adaptação de várias encontradas pela internet afora, e com alguns pitacos meus também. Resulta em um bolo de chocolate com café um pouco mais denso do que o normal. Embora não fique úmido como o brownie ele também não é um bolo fofo, super leve. Achei que o gosto do café poderia ser mais forte já que nesse caso ficou apenas um leve aroma. Mas isso é uma coisa que você pode regular de acordo com o seu gosto. Basta fazer um café mais forte pra usar no bolo. Não aconselho ferver o café pra torna-lo mais forte, isso pode acabar com o sabor original dele.
Alguns detalhes antes da receita. A xícara usada é a de 120ml, bem como as colheres também são as de medida padrão. Para medir basta encher, sem pressionar o alimento, e raspar o excesso da borda. Nada de colher (ou xícara) cheia. O chocolate em pó é aquele de caixinha, por aqui a gente chama “do padre”, embora possa ser de qualquer marca. Se você só encontrar o achocolatado, sem problema! O bolo vai ficar um pouco mais suave e mais doce, então você pode querer reduzir um pouco a medida do açúcar refinado.
Bolo de Chocolate com café
3 ovos (grandes)
2 xícaras de açúcar refinado
0.5 xícara de óleo
1 xícara de café forte morno
0.5 xícara de chocolate em pó
2.5 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento químico
Peneire a farinha e o fermento em uma vasilha e reserve.
Bata os demais ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea.
Transfira, aos poucos, para a vasilha com a farinha e misture delicadamente até incorporar tudo.
Passe para uma forma redonda de 24cm, untada e enfarinhada.
Leve ao forno, previamente aquecido a 200°, por cerca de 1h.
Espere esfriar antes de desenformar
– Fotos atualizadas em agosto de 2017
Pode enviar um pedaço por correio? Adorei a receita!
Da próxima eu congelo um pedaço e mando numa caixa térmica! 😉