Bolo de Pão de Mel
Bolo de pão de mel, com todos os perfumes e sabores do doce, mas com a praticidade de um bolo de tabuleiro!
Mas antes, um recado importante: esse post foi feito originalmente em 2014, o primeiro ano do Cozinha! Mas esse texto está sendo escrito em 2022. De lá pra cá eu perdi muitas das fotos dos primeiros posts, e resolvi refazer as receitas para fotos novas e aproveitar e atualizar os textos prévios.
Conto tudo isso porque essa receita tinha vindo do site Panelinha. Na época eu queria tentar fazer pão de mel e tava perdida entre as milhares de receitas que existem. Quando vi essa opção no site da Rita achei que seria uma boa começar com ela, já que um bolo de tabuleiro, com cobertura, é muito mais simples do que os doces banhados em chocolate. Com o bolo de pão de mel eu matava a vontade de fazer/comer o doce sem ter tanto trabalho. O fato de vir de um site referência também ajudou muito na escolha.
Na época eu fiz apenas meia receita, e por isso assei numa forma retangular, a tal “de bolo inglês”. Pra essa atualização resolvi fazer a receita inteira, e no tabuleiro mesmo. Pra isso fui pro site conferir o tamanho do tabuleiro… E cadê receita? O link antigo já não funcionava já que o próprio panelinha migrou nesses anos todos. Mas procurando por “pão de mel” também não achei essa receita. Existem sim duas versões, ambas que funcionam para fazer o doce banhado, mas ambas bem diferentes desse aqui.
E aí eu acabei com um problema porque ao mesmo tempo eu tenho e não tenho a origem desse bolo de pão de mel. Mas também achei mais importante ainda atualizar esse texto contando dessa receita. Porque eu acho ela bem gostosa! O bolo fica úmido e leve ao mesmo tempo, com uma massa que parece elástica. Ele é tão úmido que corre-se o risco (já fiz isso) de deixar tempo demais no forno, porque ele parece não estar pronto. Mas o teste do palito funciona bem, então a partir de 25min é bom ir testando.
E acho bom deixar alguns avisos também. Primeiro que realmente não vai fermento, quem faz o bolo crescer é o bicarbonato. E não, ele não deixa gosto, o mel tem acidez suficiente pra reagir com ele. E sim, é isso tudo de cravo e canela mesmo. Parece muito, mas o pão de mel é uma receita bem perfumada e esse bolo segue esse costume. Por último: na primeira vez que fiz o bolo de pão de mel eu não tinha acesso a cravo em pó. O que eu fiz foi colocar o leite pra ferver com 1 colher de sopa de cravos inteiros e, depois que ferveu, deixar esfriar com eles ainda no leite. Então é só coar o leite antes de usar.
E pra fechar esse texto enorme, a cobertura! Eu fiz a mesma da receita original: chocolate com manteiga. Ela fica com uma textura interessante, firme mas não quebradiça, mas alguma coisa aconteceu porque depois de endurecer ela ficou opaca em somente alguns pontos. Você pode usar apenas chocolate se preferir, ou mesmo uma ganache. Eu só optaria por uma ganache simples já que o bolo em si já tem um sabor bem marcante.
Bolo de Pão de Mel
Ingredientes
- 1 xícara açúcar mascavo
- 1 xícara mel
- 30 g manteiga derretida
- 2 ovos
- 1 xícara leite
- 3 xícaras farinha de trigo
- 1 colher sopa bicarbonato de sódio
- 1 colher chá noz moscada
- 1 colher sopa cravo em pó
- 1 colher sopa canela em pó
- Cobertura
- 180 g chocolate meio amargo
- 30 g manteiga
Instruções
- Unte e enfarinhe, com farinha de rosca, um tabuleiro com cerca de 22x33cm (2,5L de capacidade) e ligue forno a 200C para ir aquecendo.
- Em uma vasilha misture a farinha com o bicarbonato e os temperos e reserve.
- Em outra vasilha bata o mel com o açúcar, a manteiga e os ovos até conseguir um creme homogêneo. Comece a adicionar a mistura de farinha e o leite, aos poucos e intercalando cada um, e vá misturando delicadamente a cada adição.
- Quando a mistura estiver homogênea transfira para o tabuleiro e leve para o forno por cerca de 30-40min. Quando inserir um palito no meio do bolo e ele sair limpo, retire do forno e deixe amornar.
- Cobertura: enquanto o bolo amorna derreta o chocolate junto da manteiga. Com o bolo ainda morno espalhe essa mistura sobre ele. Espere esfriar totalmente para servir.
Um comentário sobre “Bolo de Pão de Mel”