Bolo natalino – natal 2014
Bolo Natalino, uma receita simples mas com todos os aromas do natal e que vira tanto um centro de mesa temático quanto um presente caseiro!
A primeira versão desse bolo natalino veio pro Cozinha ainda em 2014, o primeiro ano do site. Naquela versão eu assei a massa em uma forma de bolo inglês. E, embora dê certo fazer assim, hoje eu prefiro fazer esse tipo de massa na forma redonda de furo no meio. O bolo assa o miolo mais rápido, ficando com a massa mais úmida e ainda assim douradinha.
Em 2018 eu refiz essa receita porque tinha perdido as fotos do post original. Na ocasião eu já tinha começado a assar da forma redonda mas não tinha mexido em mais nada na receita.
E agora em 2022 chegamos na terceira versão desse bolo. A base ainda é a mesma: um bolo que parece amanteigado, com perfumes em formatos variados e frutas cristalizadas misturadas na massa. Além da clássica cobertura de glacê com a coroa de frutas no topo. Eu testei algumas coisas ao longo do tempo e foi por conta deles que resolvi refazer esse texto.
Lá em 2014 eu não conseguia achar cravo em pó e por isso comecei a ferver o leite com os cravos pra saborizar. Já que eu ia ferver o leite com temperos aproveitava e fervia a canela junto. Mas é claro que dá sim pra usar as versões em pó desses temperos na farinha. Eu usaria uma colher chá de canela e 1/4 colher chá de cravo, mas isso é apenas uma sugestão.
Fica também a dica de que dá pra brincar com outros sabores. Acrescentar raspas de laranja na massa, por exemplo, fica bem gostoso.
Outra mudança que fiz com o tempo foi com as frutas cristalizadas. Hoje eu prefiro deixa-las de molho em alguma bebida, normalmente rum, antes de acrescentar na massa. Isso não é necessário, mas eu gosto de bolos de massa úmida e esse 1/4 de xícara de bebida garante isso. Na falta do rum gosto de usar whiskey, conhaque ou cachaça. Mas pra quem preferir uma opção não alcoólica, suco de frutas funciona bem e acho que o de laranja conversa bem com os sabores do bolo.
E finalmente, uma mudança pequena no glacê. Antes eu misturava água no açúcar de confeiteiro, e conseguia aquele glacê que fica quebradiço depois de seco. Fazendo com leite o glacê ainda seca, mas fica um pouquinho mais macio. Mas claro, qualquer líquido funciona.
Por último, uma pequena coisa que tinha na primeira versão e não tem nessa, mas eu gostaria que tivesse: cerejas em calda. Elas precisam ser lavadas pra que não manchem a massa, caso isso te incomode. Mas podem ser usadas no lugar de parte das frutas cristalizadas, tanto na massa quanto na cobertura. Eu simplesmente esqueci delas e só me dei conta quando editava essas fotos. O que prova que o bolo fica gostoso sem elas, claro. Mas ainda assim eu prefiro com elas.
Bolo Natalino
Ingredientes
- 1 xícara frutas cristalizadas cerca de 180g
- 1/4 xícara rum
- 1/2 xícara leite
- 1 pedaço canela
- 5 cravos
- 2 colheres sopa manteiga
- 1 xícara açúcar refinado
- 2 ovos
- 1 1/2 xícara farinha de trigo
- 1/4 colher chá noz moscada
- 1/2 colher sopa fermento em pó
- Cobertura
- 1 xícara açúcar de confeiteiro
- leite
- frutas cristalizadas
Instruções
- Misture as frutas com o rum e deixe de lado hidratando. Em uma panelinha junte o leite com a canela e o cravo e leve ao fogo. Assim que ferver, desligue e deixe amornar com os temperos no leite.Unte uma forma redonda de cerca de 20cm de diâmetro e pelo menos 10cm de altura. Ligue o forno a 200C.
- Em uma vasilha junte a farinha com o fermento e a noz moscada, misture e reserve.
- Em outra vasilha junte a manteiga, o açúcar e os ovos e bata tudo junto até formar uma mistura homogênea e bem lisa.
- Adicione metade da farinha nesse creme de manteiga e misture. Coe o leite e junte na massa, misturando bem antes de juntar o restante da farinha. Por último acrescente as frutas cristalizadas e, se quiser, o rum que tiver sobrado na vasilha.
- Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno até assar completamente e dourar. Espere esfriar antes de desenformar e virar em um prato.
- Para a cobertura mistura o açúcar com o leite, aos poucos, até conseguir uma textura que escorra da colher mas que não seja líquida. Espalhe sobre o topo do bolo e finalize com as frutas cristalizadas por cima.
Notas
2 comentários em “Bolo natalino – natal 2014”