O que isso quer dizer é que esse pão pita muitas vezes ganha bolhas que o deixam leve, mas não infla como um balão pra depois abrir em duas metades. No meu caso eu faço ele bem fininho que é pra ficar mais maleável ainda. E assim, ideal pra montar sanduíches abertos, enrolados, ou como acompanhamento de outros pratos.
Só deixo uma dica nesse caso: com a massa bem fininha ela tosta mais fácil. Eu adoro esse tostado, mas de tostado pra queimado vai rapidinho. E se queimar, não gera as bolhas e o pão fica um tico mais pesado. Tão pesado quanto um pão chato fino conseguiria, o que não é muito. Mas ainda assim não é o ideal. Comi os que aconteceram isso com o mesmo gosto? Com certeza!
E minha combinação favorita é: quibe cru, pão chato e molho de iogurte. Mas outra opção é a das fotos: o sanduíche aberto. Um molho cremoso espalhado no pão, alface bem crocante, alguns legumes coloridos e picles de cebola e garanti meu almoço. Poderia ter carne, poderia ser picles de pepino, poderia ser o que tivesse na geladeira.
Também tem uma coisa que as vezes a gente esquece: a massa pode ser saborizada. Se vai água pode ir “suco”. Bater cenoura, beterraba ou espinafre com água e coar antes de usar garantem pães coloridos por exemplo. Acrescentar temperos junto do sal também é outra ideia. Imagino que ervas secas como orégano, sálvia ou alguma mistura também funcionem muito bem aqui. Nesses casos, no entanto, o ideal é pensar em como você quer comer esse pão e quais sabores combinam na refeição como um todo.
PS: testei congelar alguns pães já prontos. Pra isso peguei os pães já frios, espalhei numa assadeira sem encostar um no outro, e deixei no congelador algumas horas. Depois guardei tudo numa sacola bem fechada por um tempo. Na hora de descongelar testei a torradeira na função descongelar, e o microondas. Nunca usem o microondas, fica com uma textura horrível! Mas na torradeira ficou parecendo que tinha acabado de ser feito. Na falta da torradeira, o forno baixinho, direto na grade dele, funciona direitinho.
Misture a água com o fermento e deixe descansando por 5minutos.
Adicione os outros ingredientes, deixando a farinha por último. Vá juntando a farinha aos poucos, até conseguir manipular a massa com as mãos. Então sove a massa até ela ficar bem lisinha. Faça uma bola com essa massa.
Unte a vasilha com um pouco de óleo, ou azeite, e deixe a massa ali. Cubra a vasilha com plástico e deixe descansar por cerca de 1h, ou mais num dia frio, até que a massa infle bem.
Quando a massa tiver inflado o bastante pra dobrar de tamanho, enfarinhe a bancada e vire a massa ali. Corte em 8 pedaços iguais e modele cada pedaço fazendo uma bolinha bem certinha.
Aqueça uma frigideira larga, ou uma chapa, em fogo alto. Enquanto isso, abra uma bolinha de massa num disco bem fino.
Com a massa aberta e a frigideira quente, espalhe um fio de óleo na frigideira e coloque a massa ali. Deixe na frigideira sem mexer até bolhas começarem a aparecer. Então vire o pão e deixe dourar do outro lado.
Você pode deixar o pão mais branco ou deixar tostar bem, isso vai de gosto. Assim que ele tiver no ponto desejado, retire da frigideira e embrulhe num pano, ou coloque num prato e cubra com um pano.
Repita o procedimento com o restante da massa, sempre colocando os pães ainda quentes debaixo do pano para que não endureçam.
Notas
Eu prefiro usar uma frigideira de ferro, mas outros materiais também funcionam. No entanto eu evito frigideiras anti aderentes porque, normalmente, a indicação é pra que elas não sejam aquecidas a temperaturas muito altas.
Salvar
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever:
Não faço ideia Marcelo, nunca experimentei essa substituição… mas como essa massa precisa ficar elástica eu imagino que seria preciso outras mudanças além da troca da farinha para dar certo.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Bom dia. Pode ser farinha de arroz(sem gluten)?
Não faço ideia Marcelo, nunca experimentei essa substituição… mas como essa massa precisa ficar elástica eu imagino que seria preciso outras mudanças além da troca da farinha para dar certo.