Atualização: Esse brownie com cardamomo é de 2015, e essa atualização é de 2022, quando resolvi fazer fotos novas e atualizar tanto a minha versão da receita quanto desse texto. Na receita foram 3 mudanças, começando pelo próprio cardamomo. Resolvi experimentar o cardamomo em pó nessa receita e fiquei bem feliz com o resultado; deu pra perceber o perfume e o sabor, mas não ficou enjoativo. Como a versão em pó é mais comum de ser encontrada deixei ela na receita, mas se você quiser moer as bagas na hora, essa quantidade de massa pede por 4 bagas.
Outra mudança foi a forma. Com o tempo fui gostando mais de versões mais altas, então resolvi usar uma forma de bolo inglês. O tamanho ideal seria 20x10cm, mas um pouco maior ou um pouco menor vão funcionar também. Isso mexeu no tempo de cozimento, e ele também foi ajustado na receita abaixo.
Por fim, as castanhas! Eu não tenho usado nenhuma. O sabor do cardamomo é tão delicado que eu acho que as castanhas acabam meio que roubando o protagonismo dele nessa receita. Mas é claro que isso é gosto pessoal e você pode sim acrescentar qualquer variedade de castanhas na sua versão. Pra esse tamanho de receita o indicado seria 3/4 xícara de castanhas.
Agora, o que não foi alteração proposital, mas acho bom apontar foi que eu errei o tempo de forno. Deixei 5 minutos a mais e meu brownie virou bolo. A partir dos 15min é bom começar a testar com o palito pra não deixar isso acontecer. A parte boa é que se acontecer contigo você terá um belo bolo de chocolate com cardamomo. Delícia também…
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever:
Um comentário sobre “Brownie com Cardamomo!”