Licor de Laranja caseiro
Licor de laranja caseiro é uma receita bem simples, com poucos ingredientes e que tem um resultado delicioso!
Essa receita nasce da curiosidade com outra: o limoncello. Eu ouvi falar desse licor lá em 2015, em algum programa de culinária da GNT pré realitys de competição. Fiquei curiosa, fui pesquisar e descobri que, apesar de existirem muitas versões industrializadas, o limoncello é muitas vezes feito em casa.
Demorei um pouco pra experimentar, já que limão siciliano não é comum (nem barato) por aqui. E quando experimentei adorei! Tanto que em seguida comecei a experimentar versões com outros cítricos. E foi assim que cheguei nesse licor de laranja caseiro, ainda em 2015!
Também foi assim que cheguei no licor de mexerica.
Fico falando lá em 2015, porque esse texto é uma atualização feita em 2023. Eu fiz fotos novas e resolvi mexer no texto também. Isso porque, além dessa história, queria falar melhor das possíveis alterações na receita. E são várias.
Começando pela base: eu gosto de usar vodka por conta do sabor neutro. Mas se você preferir brincar com combinações dá pra usar com outras bebidas como base. Acho que cachaça funciona bem, mas evito as envelhecidas que tem mais sabores pra disputar com a laranja.
Falando na laranja, eu uso a bahia por conta da cor e do perfume da casca, mas também por conta da quantidade de óleo que a casca tem. Isso traz bastante perfume pro licor! Mas dá sim pra fazer com outras variedades. E claro, dá pra fazer com limão, mexerica, e combinações dessas frutas.
Por fim as quantidades! Dá pra deixar as raspas mais ou menos tempo de molho na vodka. Deixando 1 semana o resultado é mais doce e menos amargo, mas também mais suave. Já com duas semanas o perfume da laranja fica mais intenso, mas o amargor também começa a aparecer. Não tem certo e errado, vai do seu gosto.
O mesmo vale pra calda de açúcar. Essa proporção é pra um licor bem docinho, do tipo que vale pela sobremesa. Meu conselho é fazer a calda e ir colocando aos poucos na vodka e provando pra ver conforme o seu gosto. Pra efeito de comparação: se eu vou fazer esse licor pra substituir um Cointreau da vida, eu corto a quantidade de calda pela metade. E claro, essa quantidade de licor é pequena, mas deixo assim justamente pra você ir experimentando, até descobrir como é sua versão favorita. E aí sim, dá pra aumentar as quantidades a vontade!
Licor de Laranja
Ingredientes
- Raspas de 4 laranjas
- 1 xícara vodka
- 3/4 xícara açúcar
- 3/4 xícara água
Instruções
- Deixe as raspas de laranja em imersão na vodka, em um vidro bem tampado, por 1 semana.
- Junte o açúcar e a água e leve ao fogo até ferver. Espere apenas amornar e junte a vodka, coando as raspas.
- Transfira para uma garrafa de vidro e espere esfriar para tampar. Guarde na geladeira.
ontem ganhei uma sacola cheinha de laranjas champanhe(tenho paixão por elas) sua casca( tem um aroma maravilhoso) e seu suco fazem juz ao nome.Como nao encontro dela para comprar aqui em SP,quando ganho quero aproveitar ao máximo,por isso busquei uma receita de licor,gostei desta e vou testá-la,tb fazer bolo de laranja com casca, geléia de laranja e pimenta.e cascas de laranja cristalizada.Para quem tem laranjeiras que produz o ano todo, como vc, fica a dica.
Nossa, nunca tinha ouvido falar nesse tipo de laranja! Como é o sabor dela?
O bolo e as casquinhas crocantes são receitas antigas aqui em casa, mas nunca tinha pensado em fazer a geleia com pimenta; vou experimentar!! 😀
Laranja champanhe ela não tem polpa amarela, a coloração da polpa é tipo uma cor quase bege, talvez por isso o nome, elas são enormes, pesando mais de 500 gramas, sabor inigualável, se distancia muito do sabor das laranjas comuns.
Que interessante! Elas não são ácidas então?
Minha sogra tem uma arvorezinha muito boa
Sera que posso substituir vodka por água-dente?
Obrigada pela partilha!
Oi Branca, esse tipo de licor pode ser feito com qualquer tipo de bebida que tenha um alto teor alcoólico.. então sim!
O único porém é o sabor. Eu uso a vodka porque o sabor dela é neutro o suficiente para não interferir. Se você não se importar com isso, ou se sua bebida tiver o sabor neutro também, pode substituir sem problema. 🙂
Eu faço o licor com o álcool de cereais compra em farmácia. Nunca usei vodca
Oi Maria,
a vodka acaba sendo uma opção mais fácil de achar, já que em todo supermercado tem alguma marca da bebida. Mas o álcool de cereais é uma opção ótima de base neutra pra essas bebidas, principalmente por ter uma graduação alcoólica mais padronizada!
Pra fazer essa receita com ele no lugar da vodka eu só aumentaria a quantidade de água na calda, talvez uma xícara a mais… Qual proporção você costuma usar de álcool pra calda?
Vale a pena lembrar que vodka é feita de cereais. Uso somente Vodka.
Bem lembrado, acredito que entre o álcool de cereais e uma vodka de boa qualidade a maior diferença vá ser a graduação alcoólica mesmo…
Olá, sou novo testando infusões e licores, esses dias bebi um chá de casca de laranja seca que tinha um cheiro e um gosto maravilhoso e pensei: será que esse cheiro e esse gosto passam para o álcool (cachaça ou vodka)? Mas fiquei com uma duvida se devo ferver a bebida com a casca de laranja seca direto na panela ou se devo fazer tipo um banho maria (colocar as cascas dentro da garrafa e em uma panela maior com água, esquentar a bebida afim de extrair a essência das cascas, alguém já fez isso que possa me ajudar ou podem me dar dicas de como fazer? A minha intenção é que a bebida lembre ao máximo o gosto e o cheiro do chá com as cascas de laranja secas.
Oi Deivisson,
você pode fazer as duas opções na verdade, apenas com resultados diferentes.
Deixando as cascas secas de molho na bebida alcoólica, sem levar ao fogo, vai resultar em uma vodka (ou cachaça, ou o que for) saborizada. Ou seja, o teor alcoólico vai ser o mesmo da bebida usada, e você vai precisar deixar alguns dias de molho para que o sabor pegue. O número de dias depende do quão forte você quer o sabor de laranja, então eu aconselharia ir provando todo dia um pouquinho pra ver quando estiver no ponto que você quiser. Essas vodkas saborizadas são ótimas pra fazer drinks ou para usar, como na receita acima, para fazer licores.
O outro jeito é ferver as cascas em água e açúcar, e fazer uma espécie de xarope de laranja. Nesse caso também é importante ir provando enquanto ferve para chegar o mais perto possível do sabor que você procura. Depois é só coar as cascas e acrescentar a bebida alcoólica escolhida, até que fique “forte” o bastante pro seu gosto.
Apenas lembre que todo licor tem bastante açúcar, e caso o chá que você menciona não tenha sido adoçado dificilmente o sabor será parecido. Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!
Olá, Sabrina.
Gostei da sua receita, parece ser fácil de fazer e aparentemente você é entendida do assunto! Por isso gostaria de tirar umas dúvidas.
Essa receita pode ser usada em doces? Ou o ideal seria deixar mais tempo para “pegar” mais o sabor da laranja?
Outra coisa, fui atrás de outras receitas e tem gente que deixa a laranja pendurada no pote pra pingar na vodka e há quem corte toda ela e deixe imersa na bebida escolhida, você saberia dizer se há um padrão de receitas, uma “mais certa” ou mais tradicional? Não sei se ficou claro.
E imagino que essas diferenças nas técnicas promovam resultados diferentes com relação ao sabor final, né.
Oi Michele, entendida não sou, tô mais enxerida mesmo…rs Mas vou tentar te responder da melhor forma.
Eu gosto sim de usar esse licor pra receitas, ele é ótimo pra molhar bolos por exemplo. E uso ele do jeito que foi feito nessa receita, sem deixar mais mais tempo. Você pode sim deixar mais tempo mas corre o risco de ficar mais amargo, daí vai de gosto.
Realmente acho que todas as formas de fazer o licor podem ser ditas tradicionais, acho que uma pra cada canto do mundo. Todas vão dar certo e todas vão ser diferentes. Eu uso apenas a casca pra poder aproveitar a laranja para outros usos. Por exemplo, dá pra usar a casca pro licor, a parte branca pra doce e o sumo para um bolo.
Nunca tentei os outros jeitos, mas imagino que usando a laranja inteira o licor ficará um pouco mais ácido, por conta do sumo, e mais amargo. E imagino que só deixando a laranja pingar na vodka deve resultar num licor mais ácido e nem um pouco amargo.
Agora fiquei com vontade de testar os três métodos e ver o que dá.. 😀
Eu sempre fiz com o sumo. Deixo gotejar no pote , Tem que “fechar ” a boca do pote com a fruta. Com tangerina e laranja é mais fácil, porque uso o vidro de palmito( conservas comuns) , daí o limão precisa ter a boca menor. Nunca fiz com limão siciliano. (ideia “). Minha receita : 2 copos açúcar, 2 copos de vodka. ” tampe” o vidro com a laranja . Envolva , com papel toalha, a laranja , “cubra” por uma questão de higiene. Aguarde uma semana . Vire a laranja para que o sumo da outra metade seja absorvido. Mais uma semana. Você verá que o açúcar endureceu. Escorra numa garrafinha essas de coller ou longuinet e saboreie. Demorado , mas fácil, fácil e delicioso. Faça com limão, tangerina , laranja . . . No inverno , maravilhoso. Não guardo no freezer, pois a produção é pequena e o povo , saboreia mesmo. Obrigada
Marlene, eu já tinha ouvido falar num licor pingado de laranja, imagino que seja esse, ou parecido…
Muito obrigada por compartilhar a receita! Tô só esperando as laranjas daqui amadurecerem pra experimentar.
Este método de pendurar a laranja “sem” encostar na bebida – deve ser feito em um vidro alto, conheci como o *Contreau* caseiro. Um colega de trabalho fazia sempre e disse que não ficava nada a dever ao industrializado. O vidro também deve ser fechado hermeticamente.
O limonccello já fiz, achei uma delícia.
Já experimentei também com erva-doce, focou maravilhoso!
Que legal! Nunca pensei em misturar erva-doce mas parece muito bom mesmo