Torta de Coco com caramelo #cozinhajunina

Torta de coco com massa de biscoito, caramelo e creme de coco no recheio e uma cobertura bem leve! E um monte de opções para variações!

torta de coco

Começando pela torta de coco em si que é uma adaptação/simplificação da Torta Cremosa de Coco da Bon Apetit. Eu simplifiquei alguns ingredientes, retirando o óleo de coco que eu nunca tenho por exemplo. E também troquei outros para alguns mais fáceis de encontrar, como o creme de leite fresco.

Aliás, pra mim esse é o maior elefante presente na sala. A cobertura é um chantilly simples, e eu dei sorte de ter creme fresco no mercado dessa vez. Mas não é sempre que acontece. Então eu queria deixar algumas opções pra quem também tem dificuldade de encontrar esse ingrediente. A substituição mais fácil é pelos cremes para bater chantilly. Numa comparação rasa eles estão pro creme fresco como a margarina está pra manteiga. E eu não vou esconder que evito, tanto a margarina quanto esses cremes. Mas se você faz questão de cobertura tipo chantilly e não tem creme fresco, essa opção é a mais parecida com ele.

Uma outra opção é o chantilly de creme de coco, que combina muito bem com uma torta de coco, claro. Ele é basicamente creme de coco super gelado batido com açúcar. O problema é que é creme de coco e não leite de coco. Esse creme é bem comum em receita gringas, exatamente como substituto vegano do creme fresco. Vendido normalmente em latas, eu nunca vi por aqui. Se você tiver acesso a ele, vá sem medo!

torta de coco

O que eu costumo fazer quando não tenho creme fresco e quero essa nuvem branca na sobremesa é preparar um marshmallow. Claras batidas e calda de açúcar dão um resultado lindo e gostoso. O único problema é a chance da sua torta de coco ficar doce demais. Então se você for usar o marshmallow eu aconselho cortar o açúcar do creme do recheio pela metade, e colocar uma pitada a mais de sal no caramelo. Isso deve ajudar a balancear o resultado final.

Se for usar o marshmallow outra dica importante é só colocar ele na torta na hora de servir!

Ainda na família dos marshmallows, eu já vi algumas tortas cujas coberturas era montanhas de suspirinhos empilhados. Fica fofo e gostoso, mas preciso avisar que tanto a textura quanto o sabor são completamente diferentes. Se você não se importar com uma cobertura mais sequinha e crocante, eles podem ser uma boa opção pra você. Mas a dica de diminuir o açúcar do recheio continua valendo aqui.

Ufa. Depois de tantas opções de cobertura, só faltam algumas dicas sobre outros ingredientes. Começando pela mais fácil: coco fresco é sempre melhor, mas não precisa. Eu só tinha um que mais parecia uma puinha de madeira de tão seco e ainda assim deu tudo certo no final. E o açúcar do caramelo não precisa ser refinado. Eu prefiro ele mas o cristal e o demerara funcionam também. Acho que o mascavo pode dar um sabor forte demais pra concorrer com o coco do creme então eu evitaria esse.

E por último, os biscoitos. Esse tipo de massa normalmente é feita com biscoito maria e só ele. E vai funcionar. Mas também vai funcionar com qualquer biscoito que você resolver usar. Como a gente costuma ter biscoito água e sal em casa eu sempre misturo um pouco pra equilibrar o sabor. Se quiser mais sabor de coco ainda vale usar aquele biscoito quadradinho com um coqueiro impresso ou qualquer um similar.. E agora sim, vamos a receita!

Torta de Coco – original aqui

1 1/4 xícara de coco ralado*

Espalhe o coco em uma assadeira e leve ao forno a 180C e a cada 5min misture o coco para que doure por igual. Quando todo o coco estiver dourado retire do forno e deixe esfriar. Divida em 1/2 xícara para o caramelo e 3/4 xícara para a massa da torta.

1/2 xícara do coco tostado
1/3 xícara de açúcar refinado*
1/4 xícara de creme de leite – fresco ou de caixinha
30g de manteiga
1/2 colher chá de sal

Leve o açúcar ao fogo médio, mexendo até que tudo derreta e fique dourado cor de âmbar. Desligue o fogo e junte o creme aos poucos. Ligue o fogo novamente e deixe cozinhando até que o caramelo que endureceu derreta e a mistura esteja homogênea. Desligue o fogo, junte a manteiga,m o sal e o coco e misture tudo. Esse caramelo pode ser feito com até 3 dias de antecedência; é só guardar em um pote com tampa e fora da geladeira.

100g de biscoito maria*
10g de biscoito água e sal*
2 colheres sopa de açúcar
1/2 colher chá de sal
3/4 xícara do coco tostado
60g de manteiga derretida
1 gema

Triture os biscoitos até conseguir uma farinha sem pedaços grandes. Junte o açúcar, o sal e o coco ralado e misture bem. Adicione a manteiga e misture até conseguir uma farofa úmida. Então junte a gema para dar liga. Aperte um pouco da mistura na mão, se ela manter a forma está no ponto; senão adicione um pouquinho de água, algumas gotas de cada vez, até a misturar manter a forma quando apertada.
Espalhe em uma forma redonda de cerca de 23cm de diâmetro e aperte bem essa mistura no fundo e nas laterais. Vale usar um copo ou um pote pequeno para prensar bem a massa. Leve ao forno a 180C por cerca de 15min, ou até dourar. A massa pode ser feita com antecedência de 1 dia e guardada, no forno já frio, coberta com papel alumínio.

1 xícara de leite de coco
1 xícara de creme de leite – fresco ou 1 lata sem soro
2 gemas
1 ovo
3 colheres sopa de amido de milho
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de coco ralado – não tostado

Misture as gemas e o ovo com o amido de milho e o açúcar para dissolver. Junte o creme e o leite de coco e misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até cozinhar e virar um creme. Desligue o fogo e acrescente o coco ralado. Cubra com um filme plástico encostando no creme e deixe esfriar. Ou coloque a panela em um banho-maria invertido (com gelo) e misture bem até que o creme esfrie.

1 1/2 xícara de creme de leite fresco
2 colheres sopa de açúcar

Se o caramelo tiver endurecido esquente em banho-maria. Então espalhe o caramelo sobre o fundo da massa de biscoito. Cubra o caramelo com o creme de coco e leve para gelar. Bata o creme com o açúcar em uma vasilha gelada até montar um chantilly. Espalhe o chantilly sobre o creme e volte a torta pra geladeira por pelo menos mais 30min pra firmar um pouco antes de servir.

*mais sobre esses ingredientes no texto acima

——————————–
Em 2015: Torta de Chocolate da Minny
Em 2016: Choconhaque
Em 2019: Curau Brulee