Torta de Abóbora docinha e simples
Torta de Abóbora docinha e cremosa, além de super simples de fazer, de mudar, de combinar…
Essa torta resultou da mistura de duas receitas bem diferentes. A primeira é uma torta de abóbora do Gulab, que eu já tava namorando há muito tempo. O problema é que eu não tava indo muito com a cara da massa sugerida. Daí lembrei da torta de chocolate da Minny que apareceu por aqui. E lembrei de como eu adorei a massa dela. Pronto!
E fiquei muito feliz com a troca, como o recheio é super leve a massa combinou muito bem com ele. E, claro, além de misturar duas receitas diferentes ainda fiz algumas alterações em ambas as partes. A massa perdeu um pouco de sal pra equilibrar com a doçura do recheio. Já o recheio ganhou um pouco mais de abóbora, e a combinação de açúcar refinado e mascavo virou apenas o primeiro. E a canela foi embora também. Acabei mexendo bastante né? Na primeira vez que fiz usei os dois açúcares, ignorei a canela e usei leite de coco.
Mas prefiro essa versão. O açúcar mascavo tem um sabor mais marcante e eu não queria nada disputando com a abóbora nesse recheio. As vezes a gente quer várias camadas de sabores, as vezes não. Mas eu ainda queria mais alguma coisa que ficou faltando da primeira vez.
Detalhe: a primeira vez foi em 2015, quando esse post foi ao ar a primeira vez. Agora é 2022, as fotos são novas e o vídeo com o passo a passo também. E o que tinha ficado faltando lá em 2015 era uma cobertura!
Lembrei da combinação de doce de abóbora com queijo minas e aproveitei o milagre de ter cream cheese em casa. A cobertura é super simples, apenas o cream cheese batido com açúcar, e combina muito com o sabor mais doce e a textura mais densa da abóbora. Pra quem não é fã, ou não tem disponível, a torta fica ótima sem cobertura e também aceita outras opções. Uma camada de açúcar e um maçarico transformam em uma torta brûlée rapidinho. Merengue italiano deixa a sobremesa bem doce, mas ainda gostosa. E creme batido é sempre uma opção, pra quem encontra com facilidade. Eu já pensei em servir com suspiros, mas ainda não tive a chance de provar. Acho que um punhado de suspiros bem sequinhos iriam bem com o recheio cremoso…
Torta de Abóbora
Ingredientes
- Massa
- 1 1/4 xícara farinha de trigo
- 1 colher chá sal
- 1 1/2 colher chá açúcar
- 120 g manteiga gelada em pedaços
- 45 ml água gelada
- Recheio
- 300 g abóbora
- 40 g manteiga derretida
- 1 1/2 xícara açúcar
- 1/2 xícara leite
- 1 ovo
- 2 claras
- Cobertura
- 250 g cream cheese
- 1/2 xícara açúcar de confeiteiro
- 4-5 gotas essência de baunilha - opcional
Instruções
- Massa: misture a farinha com o sal e o açúcar e junte a manteiga. Com um garfo vá amassando até ficar parecendo uma farofa. Então comece a juntar a água aos poucos e vá misturando, e apertando, até conseguir uma massa coesa. Evite sovar a massa e não use mais água do que o necessário, mesmo que seja menos que os 45ml.
- Enfarinhe a bancada e abra a massa num disco pouco maior que 25cm. Então transfira para uma assadeira redonda com 23 a 25cm de diâmetro. Aperte a massa no fundo e na lateral, e nas bordas se tiver. Acerte as bordas da massa cortando qualquer excesso. Leve para a geladeira por 30min, ou embale bem e deixe congelando por até 3 meses.
- Recheio: Cozinhe, ou asse, a abóbora até ela estar macia. Junte no liquidificador a abóbora cozida, a manteiga, o açúcar, o leite e o ovo e bata até ficar homogêneo.Em outra vasilha bata as claras em neve até atingir picos macios, então comece a adicionar a mistura de abóbora nas claras. Vá adicionando aos pouquinhos e batendo a cada adição.
- Quando o recheio estiver totalmente misturado, cubra a massa gelada e leve para assar, a 200C, por cerca de 45min a 1h. O ponto é igual de pudim: ao mexer a assadeira o recheio deve balançar mas não deve estar mais líquido.
- Retire a torta assada do forno e deixe esfriar totalmente. Então cubra e leve para a geladeira por algumas horas, ou de um dia pro outro.
- Cobertura: bata o cream cheese com o açúcar e a baunilha até conseguir um creme liso e homogêneo. Enfeite a torta com ele como preferir e sirva em seguida. Ou sirva a torta sem cobertura e o creme a parte para que cada pessoa se sirva.
Um comentário sobre “Torta de Abóbora docinha e simples”