Pão trançado com pesto

Pão macio e fofinho trançado com uma versão simplificada e abrasileirada de pesto:

Tanto a trança de nutella quanto a trança de nozes fizeram bastante sucesso por aqui, mas já tinha um tempo que eu quer tentar uma versão salgada. Foi quando apareceu essa receita da Bromabakery!

A massa é uma delícia de trabalhar, abre fácil e modela numa boa, além de ficar realmente super fofinha depois de assada. E aceitou numa boa a troca de fermentos, do biológico seco da receita original para o Levain daqui de casa. Mas quem não tem Levain não precisa preocupar que na receita abaixo tem as quantidades do fermento seco também.

Já o pesto eu mudei quase completamente. Não temos pinoles (pinholes? pinolis?) por essas bandas, mas a castanha de caju é fácil de encontrar e combina bem com o manjericão. E esquece o queijo, ele fica uma delícia pra fazer molho pesto mas pro pão eu queria algo mais leve e suave. E por fim, não sei se dá pra considerar isso uma mudança mas troquei a buttermilk comprada pronta pela versão caseira com leite e limão; acho que assim fica mais fácil pra todo mundo conseguir fazer. Também tudo explicadinho na receita. 😉

Pão trançado com pesto simples – original aqui

Massa:
40ml de buttermilk*
80ml de água
1/2 colher sopa de açúcar
75g de fermento natural**
1 1/2 colher sopa de azeite
1 ovo pequeno
1/4 colher chá de sal
1 3/4 xícara de farinha de trigo

* para o buttermilk esprema 1/2 colher sopa de suco de limão e junte leite o suficiente para chegar a 40ml. Deixe descansando por 20min antes de usar.

** Também vale usar um pacote de 10g de fermento biológico seco e diminuir o tempo de descanso da massa pela metade

Pesto:
1 xícara de folhas de manjericão*
3 colheres sopa de azeite
1/4 colher chá de sal
1 colher chá de limão
2 colheres sopa de castanha de caju

* para medir aperte bem as folhas na xícara

Para fazer a massa aqueça a água com o açúcar e o buttermilk apenas para a mistura ficar morna. Misture com o fermento e deixe descansar por 10min.
Passado o tempo adicione o azeite e o ovo e misture bem até incorporar. Por último acrescente a farinha e o sal e sove a massa até que ela fique bem lisa e elástica.
Transfira para uma vasilha untada com azeite e passe um pouco de azeite sobre a massa também. Cubra com um filme plástico e deixe descansar por 4h, ou até dobrar de tamanho.

Enquanto isso prepare o pesto:
Para um pesto mais liso bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura homogênea. Para um pesto mais rústico (meu caso) pique todos os ingredientes com uma faca misturando eles enquanto isso. Assim fica mais fácil controlar o quão rústico ou não você quer o resultado final. Reserve.

Passado o tempo de descanso da massa polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa num retângulo. Tente deixar a largura do retângulo com o mesmo tamanho da forma que será usada. Espalhe o pesto sobre a massa e enrole como um rocambole e faça um corte ao longo dele, ficando com dois semi cilindros. Trance-os deixando a parte que aparece o pesto para cima.

Eu cobri com um pouco de parmesão ralado na hora, mas nem fez muita diferença no sabor, fica a critério.

Transfira a trança para uma forma de bolo inglês forrada com papel manteiga e leve ao forno a 200° até dourar.

Salvar

Salvar