Black Russian versus White Russian
White Russian, a primeira vez que ouvi falar nele foi em O Grande Lebowski. E Black Russian, a primeira vez que vi esse drink foi quando pesquisava sobre o primeiro.
Nem um poucos russos, esses drinks recebem esses nomes devido a Vodka ser o principal ingrediente alcoólico. O Kahlúa, que eu uso caseiro, acrescenta o sabor. E agora, acredite em mim, porque eu tenho muita resistência com café que não seja com sorvete. Mas o Black Russian parece café gelado, e isso é muito bom. Mesmo!
O White Russian parece café com leite gelado. E de novo, isso é muito bom! Eu sei que parece que não. E eu tenho dificuldade pra explicar. Mas basta encontrar o equilíbrio da vodka e pronto, fica uma delícia. Agora, esse equilíbrio vai variar de pessoa pra pessoa.
A(O?) IBA (associação internacional de bartenders) diz que ambos são feitos com 5 partes de vodka pra 2 de Kahlúa. Vodka demais pra mim. Eu gosto de uma parte de cada. Também fez sucesso por aqui 2 partes de vodka para uma do licor. Mas aí é contigo. Comece com 1 pra 1 e vá provando e alterando conforme o seu gosto.
Dica: o creme de leite fresco costuma ser mais denso que o e caixinha, pense nisso na hora de escolher.
Dica extra lá do Dr. Drinks: Se ainda assim achar o creme e caixinha muito grosso, vale misturar com um pouco de leite, para diluir, antes de acrescentar no drink.
Black Russian
1 dose de Kahlúa – receita aqui
1-2 doses de Vodka
Gelo
Encha um copo de gelo, cubra com a vodka e então com o licor Kahlúa, assim a vodka não fica flutuando acima do licor. Misture na hora de beber.
White Russian
1 Black Russian
2 colheres de creme de leite
Sirva o Black Russian e então complete com o creme de leite. Misture aos poucos na hora de beber.
——————————
Em 2015: Bolo de Capim Limão
Em 2016: Leite Frito