Broinhas de Fubá – #CozinhaJunina
Broinhas de fubá com queijo e bacon!
Procurando um petisco fácil de levar pra festa junina da turma? Ou pra colocar na lancheira (das crianças ou não)? Essas broinhas são bem fáceis de fazer e funcionam bem pra essas opções. E pro café também!
Eu enriqueci as minhas com queijo na massa e cobertura de bacon, mas essas opções são variáveis. Dá pra trocar o bacon por mais queijo e fazer uma versão vegetariana. Ou além do queijo adicionar presunto (ou salsicha) picadinho na massa. Quer uma versão agridoce? Queijo e erva doce na massa e uma cobertura fina de açúcar cristal antes de ir ao forno.
Pra quem quiser ser ainda mais fiel a receita original, lá da Martha Stewart, ainda dá pra substituir o fubá! É que por lá o comum é cornmeal, que não é exatamente a mesma coisa que fubá. Por aqui o que ficaria mais parecido é pegar milharina e bater no liquidificador até ficar fina. Pra quem quiser ter o trabalho o resultado será mais parecido com um pãozinho do que com um bolinho. Como não é todo mundo que tem acesso a conrmeal, ou quer triturar milharina, é só fazer igual eu e usar fubá comum.
Procurando uma versão simples de bolo de fubá? Nesse link tem a que a gente faz sempre aqui em casa!
Broinhas de Fubá – original aqui
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
6 colheres sopa de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento
1/4 colher chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher chá de sal
1 xícara de buttermilk*
1 ovo grande
1/4 xícara de óleo
1/2 xícara de parmesão ralado – opcional
cubinhos de bacon frito – opcional
*Para fazer o buttermilk misture uma xícara de leite com 1 colher sopa de limão e espere 20min. Pronto, é só usar.
Misture os ingredientes secos em uma vasilha. Adicione o ovo e o óleo e misture ligeiramente antes de adicionar o buttermilk. Misture tudo muito bem até a massa ficar homogênea, para então juntar o queijo.
Divida a massa em forminhas untadas e enfarinhadas, ou em uma forma maior para um bolo. Cubra com o bacon frito e leve ao fono, aquecido a 200°, até que dourem.
Um comentário sobre “Broinhas de Fubá – #CozinhaJunina”