Pão de batata com queijo, daquele super macio
Pão de batata com queijo, receita básica e fácil pra acompanhar tudo quanto é prato, fazer sanduíche, servir de lanche…
Dessa vez não tem muita enrolação antes da receita. O caso aqui é que eu vi esse pão de batata com queijo e apaixonei com ele. É a cara de um pãozinho que vende numa padaria aqui, e eu quis ver se dava pra fazer algo parecido em casa. E dá!
O resultado dessa receita é um pão super macio, leve pra caramba. E a receita é tão boa que mudei uma única coisa: o queijo. A receita original é com cheddar e eu usei muçarela, e você pode usar o queijo que quiser. É melhor usar queijos que derretem bem como prato, meia cura, etc? É. Mas dá pra usar o que você preferir, inclusive uma combinação de 2 ou 3.
Mudaria alguma coisa na receita que fiz? Sim, a quantidade de queijo na cobertura. Eu usei a quantidade pedida na receita, mas achei que eles mereciam uma cobertura mais caprichada. Então na receita abaixo deixei de 1/2 xícara até 1 inteira, sendo que meia xícara é a medida que usei. A partir daí, e das fotos, dá pra você decidir o quanto você quer.
Última dica (não testada por mim): segundo a Tessa (autora da receita) dá pra fazer em duas etapas; depois de colocar cada pãozinho na assadeira, é só cobrir e eles podem dormir na geladeira até o dia seguinte antes de ir pro forno. Daí é só tirar da geladeira, esperar cerca de 1h e continuar a receita normalmente.
Pão de batata com queijo – original aqui
1 xícara de água morna
10g de fermento biológico seco
1 1/2 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal macia
1/4 xícara de açúcar refinado
1 1/2 colher chá de sal
200g de batata
2 ovos
cerca de 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de muçarela ralada
manteiga derretida
1/2 a 1 xícara de muçarela ralada
Cozinhe as batatas, descasque, amasse e reserve.
Misture a 1 1/2 xícara de farinha com o fermento e a água morna e deixe descansar por 30min.
Em outra vasilha bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Continue batendo e vá acrescentando aos poucos: os ovos, a batata amassada, a 1/2 xícara de muçarela e a mistura de fermento. Quando essa mistura estiver meio homogênea comece a adicionar a farinha. Continue amassando e sovando a massa até incorporar toda a farinha e conseguir uma massa lisa. Transfira a massa para uma vasilha untada, unte a massa também e cubra com um plástico ou pano. Deixe descansar por cerca de 1:30min, ou até a massa mais ou menos dobrar de tamanho.
Divida a massa em 24 partes e faça bolinhas com cada parte. Transfira cada bolinha de massa para uma forma untada e enfarinhada, deixando pouco espaço entre cada uma. Cerca de 1cm de espaço já dá. Deixe descansar por mais 30min.
Cubra a assadeira com um papel alumínio untado e leve para o forno, a 200C, por 30min. Retire o papel, pincele cada pãozinho com manteiga e cubra com a muçarela, e volte ao forno até dourar bem.
——————————-
Em 2016: Pudim de Pão
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever:
É de dar água na boca!!!!!
^_^
Hummm água na boca
=)
Acabei de fazer!!!! Muito bom.. Rechiei alguns com catupiry, nem preciso dizer que ficou maravilhoso!!!!
Que ideia ótima Maria Paula! =D
Pode usar batedeira? se sim, qual batedor?
Oi Priscilla, pode usar a batedeira sim! O melhor batedor é o gancho, pois a sova é mais rápida e eficiente mas, caso você não tenha o gancho, acredito que a raquete (tem gente que chama de pá) também dê conta dessa massa. =)
E o sal? Vai em que momento da receita?
Ficou faltando essa explicação né? O ideal é ele entrar depois da farinha e antes da sova; mas eu aconselho provar antes porque dependendo do quanto a mussarela for salgada não precisa dele.
Receita maravilhosa!
Obrigada!
Posso assar na forma como se fosse um bolo,ao invés de fazer pãozinho
Sandra eu nunca experimentei mas imagino que sim. Só teria cuidado com a temperatura do forno, talvez um forno mais baixo (180C eu acho) seja melhor pra evitar que o meio do pão fique cru…