Brigadeiro de leite ninho, finalmente
Brigadeiro de leite ninho, todo mundo já viu essa receita circulando por aí certo? Então vamos ver o que ela tem de tão especial!
Confissões primeiro: brigadeiro de leite ninho entrava no meu hall de possíveis desperdícios de ingredientes bons. Meu pensamento era de que, pra que eu ia desperdiçar uma lata de leite condensado fazendo brigadeiro se o doce de leite ninho já era tão bom com o leite de coco?
Falando nisso, se você não tem ideia de como se faz doce de leite ninho, aquele tradicional, com cravo em cima e tudo, tem receita aqui. E se você realmente animou, tem bolo de leite ninho aqui…
Só que aí eu comi um brigadeiro muito louco, que lembrava brigadeiro branco mas tinha um quê a mais… Um quê que se mostrou como sabor de leite ninho! Decidi que tinha que fazer, mas quando fui procurar receita pra ver quando de leite ninho ia na receita foi o caos. Cada um coloca o quanto quer, e todo mundo fala que a sua receita que é a certa. Bom, acho que posso fazer o mesmo certo?
Mas mantendo o ideal desse site acima de tudo: essa não é a receita certa, é só o jeito que a galera aqui de casa gostou. E isso porque a quantidade de leite ninho por lata de leite condensado é muito maior do que a quantidade de chocolate em pó num brigadeiro comum. Pra mim não adianta querer usar a mesma receita do brigadeiro tradicional porque o sabor do chocolate é muito mais forte, então é preciso uma quantidade muito menor pra que ele realce.
Além de aumentar bastante a quantidade do ingrediente principal, ainda coloquei ele na cobertura. Achei que puro ficaria complicado e sem doce, então misturei com açúcar; e usei a versão de confeiteiro pra não melar. Pra quem acha que o leite ninho já é doce o bastante, dá pra ignorar o açúcar. Mas, sério, experimenta um antes de continuar enrolando os docinhos, vai que você muda de ideia né?
Algumas últimas dicas em uma receita tão simples? Sempre tem! Dependendo da panela, antes que o brigadeiro atinja o ponto de enrolar vai começar a formar uma casquinha no fundo. E dependendo da espátula/colher que você tiver usando eles vão se soltar e misturar no doce. Se brigadeiro com queimadinhos puxentos não é pra você, é só passar tudo por uma peneira na hora de tirar da panela. Dá certo, não atrapalha a textura e você consegue um doce lisinho.
E mais uma dica final: eu usei um chocolate branco derretido e temperado, só pra fazer umas firulas e ficar mais fofo na foto. Só que, chocolate derretido não gruda na mistura mágica de açúcar de confeiteiro e leite ninho. E eu só descobri isso quando ele caiu de alguns doces na hora de colocar na forminha. Então, se mesmo assim você quiser a firula de chocolate, faça com os docinhos já na forminha pra evitar problema. Melhor uma forminha um pouco suja de chocolate que um docinho com enfeite caindo… 😉
Brigadeiro de Leite Ninho
25g manteiga sem sal
Cobertura opcional:
chocolate branco derretidoMisture o leite ninho com o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Cozinhe até atingir o ponto de enrolar: quando o brigadeiro solta sozinho do fundo da panela. Transfira para um prato, cubra com filme plástico e leve para a geladeira por algumas horas.
Quando estiver bem gelado, enrole os brigadeiros, passe na mistura de leite ninho com açúcar de confeiteiro e transfira para as forminhas. Só então faça a decoração com o chocolate branco; ou o que você quiser.
2 comentários em “Brigadeiro de leite ninho, finalmente”