Rosquinhas caseiras fofinhas e açucaradas
Rosquinhas caseiras, cobertas com uma camada crocante de açúcar mas muito macias e levinhas por dentro! E só com ingredientes simples de ter em casa.
Rosquinhas é um tipo de receita com muita cara de casa de vó que mora no interior, seja lá o que o interior signifique. E como aqui é interior (na maior parte das definições), pra gente rosquinha tem cara de lanche da tarde mesmo. Talvez por isso mesmo aqui no Cozinha já tem uma lista boa de diferentes rosquinhas.
Na maioria das vezes elas tem um ingrediente que salta a vista, e ao paladar, e que dá nome pra receita. Nessa onda já tivemos rosquinhas de nata, de sal amoníaco e rosquinhas de pinga, por exemplo. Mas existe um outro grupo grande de receitas que são as simples. Sem um ingrediente específico, só uma massa básica mesmo. E claro, como toda receita típica e antiga, pra cada família tem um receita diferente; todas juradas como a original.
As de hoje também são receitas de família, mas não da minha. Essa receita chegou pra mim num bolo de papeis copiados a mão, cheios das receitas de família de uma amiga da minha mãe (oi Valéria!). No meio daquele tesouro todo estavam as Rosquinhas da Lolão. Não sei a história da receita, nem da Lolão, mas acabei pegando carinho por essa quitanda. É daquelas fáceis de fazer, do tipo mistura todos os ingredientes, modela e forno. Na original medidas caseiras e nada de temperatura de forno. Lembra muito as receitas da minha mãe.
Claro que pra cá adaptei as medidas para as xícaras e colheres padrão (1 xícara = 240ml, 1 colher sopa = 15ml). Posso ter acabado mudando alguma coisa nesse processo, mas sem intenção alguma. Como não faço ideia de como eram as originais, e como gostei muito do resultado dessa tentativa, elas se tornaram as nossas rosquinhas caseiras. Experimente, aproveite um dia de folga e modele as rosquinhas com calma. Elas rendem muito e duram bastante se guardadas em um vidro ou lata.
Mas se quiser fazer apenas meia receita, também dá. Você pode usar um ovo pequeno e menos leite; ou bater um ovo e pesar metade dessa mistura. A escolha é sua, e qualquer dúvida é só perguntar nos comentários.
Rosquinhas Caseiras
1kg de farinha de trigo
1 ovo grande
1 1/4 xícara de açúcar
1 xícara de óleo
25g de manteiga
3 colheres sopa de fermento em pó
cerca de 2 xícaras de leite
Misture todos os ingredientes, deixando o leite por último. Vá amassando e juntando o leite até conseguir uma massa que você consiga modelar. Pode precisar de menos ou mais leite. Com a massa homogênea e fácil de manusear, modele as rosquinhas. Eu pego um pouco de massa, faço um cordão, enrolo as duas pontas fazendo uma trança e depois junto formando uma rosquinha. Passe cada rosquinha no açúcar e transfira todas as rosquinhas para formas, que não precisam ser untadas, e leve para assar em forno a 230C. Meu forno não doura na maioria das vezes, caso o seu também não, fique de olho no fundo das rosquinhas, quando ele dourar elas estão prontas.
——————————
Em 2017: Bolo de Leite Ninho (daqueles pra festa)
Muito boa
Que bom! =)
Vou fazer adorei essas rosquinhas
🙂
Tive que apertar o joinha kkkkk “não sei a historia da receita e nem da lolão”foi muito engraçado,a sua versão da receita é otima ,mas o texto de apresentação foi melhor ainda,divertida como a vida deveria ser,amo quando encontro por acaso texto ,frases,pessoas que me fazem ver que existe algo legal no mundo ,acho que ficou profundo demais kkkkkkk ,mas obrigada por me fazer rir hoje kkkkk
hahahaha muito obrigada pelo comentário Marcela!! É bem raro alguém mencionar o texto que vem antes da receita e as vezes eu me pergunto se tem gente lendo… Bom saber que tem sim! 😊😊
Oi… Uma delícia! Mas não consegui deixar a massa lisinha… Se eu tentava enrolar, ela esfarelada. Pq!? Obrigada
Oi Jéssica, desculpe a demora em responder. Que bom que gostou da receita! A massa esfarela comigo quando eu não amassei ela o suficiente ou quando ela está seca; poderia ser uma das duas coisas. A Melissa comentou também sobre a quantidade de óleo, nunca testei fazer com menos mas pode ser que interfira também. Essas receitas típicas costumam ser um pouco temperamentais, mas elas aguentam alterações numa boa; então quando acontecer isso não hesite em ir mudando uma coisinha ou outra até ela funcionar pra você!
Minha família adorou,fiz algumas alterações: pus uma xícara de amido de milho,o que deixou mais crocante,e também coloquei coco ralado. Eu não tinha ovo extra então pus dois ovos médios, mas deu certo…vou fazer novamente😍
Pode ter sido muito óleo, amiga…eu meço um dedo a menos no copo,ou como diz aqui em MG,” pelo vinco”…bjs
Melissa que bom que gostaram! Adorei a ideia do amido, vou experimentar na próxima fornada! E obrigada pela sugestão do óleo, realmente pode influenciar sim. Aqui eu faço isso de diminuir um pouco a quantidade justamente quando mexo na quantidade de ovos. Por exemplo, se a receita pede ovos pequenos e eu só tenho dos grandes, diminuo o óleo um pouquinho. E sim, as receitas aqui do cozinha são medida padrão, mas as receitas de família são medidas no vinco do copo…rs
Estou fazendo , mais a minha grudou no fundo do tabuleiro porque???
Oi, por favor pra que eu entenda melhor o problema, mesmo depois de frias as rosquinhas continuaram grudadas? E de qual tipo é o seu tabuleiro?
Oi querida saber que horas vc passa o açúcar nas rosquinhas?
Oi Rosana, realmente ficou faltando essa informação no texto da receita. Assim que formato cada rosquinha, passo no açúcar e então transfiro para a assadeira. =)
Gostaria de saber se o fermento é o que faz bolo ou químico de pão
Oi Elisabete, é o de bolo mesmo. Não conheço fermento químico de pão, como ele é??
Posso fazer sem o fermento???
Oi Nubia,
o sabor provavelmente não altera, mas as rosquinhas não vão ficar fofinhas e talvez fiquem bem quebradiças.
Quanto tempo devo amassar a massa ? Devo deixar descansar? Obrigada
Ei Amanda, quando a massa estiver fácil de modelar, quase como uma massinha de modelar mesmo. Eu gosto de pegar um pouco de massa e tentar fazer a rosquinha pra ver o ponto. Se der pra fazer o cordão e torcer sem a massa quebrar ou ficar estranha é porque já deu o ponto. Se não der, é só amassar mais. E não precisa deixar descansar não. =)
O açúcar não queima qdo levo as rosquinhas para assar???
Eu fiz um biscoito parecido e na receita dizia para passar o biscoito depois de assado no açúcar, achei estranho pois pensei como ele iria grudar e realmente não grudou… amo essas rosquinhad com chá ou café.
Oi Elizania, comigo nunca aconteceu de o açúcar queimar ou derreter não… Eu confesso que não sei explicar direito o que acontece pra ele não queimar, mas ele só seca e fica crocante.