Bolo Caldeirão – especial de Halloween

Bolo caldeirão tão cheio de poção que até transborda… Ou um bolo de chocolate com recheio de leite ninho e cobertura de chocolate!

bolo caldeirão

E vamos para mais um bolo temático de Halloween, meus favoritos desse site! Como tentar construir um caldeirão, e gravar o processo, já ia encher muito a minha cabeça, decidi ir de receitas que já conhecia. Então temos o maravilhoso bolo de chocolate dos deuses, recheado com brigadeiro de leite ninho, e coberto com ganache de chocolate. Pra quem não é fã de buttercream, nem de pasta americana, a ganache é a melhor opção na hora de cobrir o bolo. Principalmente se for um bolo diferentão como esse.

É claro que ainda tem os corantes, vários corantes. Pra quem não gosta de corantes artificiais fica o meu pedido de desculpas. Ainda não consegui substitutos a altura para esse tipo de bolo, bem temático. Mas ainda assim, dá uma olhada na receita, se você ignorar a parte do bolo caldeirão. Essa combinação de massa-recheio-cobertura fica uma delícia mesmo num formato mais tradicional.

Agora, duas dicas pra quem vai se aventurar no bolo caldeirão. Na hora de pintar o caldeirão eu usei vodka para diluir o corante em pó. Vale qualquer bebida alcoólica, de preferência com teor alcoólico bem alto. Não adianta tentar usar água ou outro líquido porque não evapora a tempo e começa a derreter a cobertura; ou seja, chance de manchar seu bolo. Por último, um mini cronograma de como eu fiz esse bolo, pra facilitar sua programação. Eu faço em dois dias pra não ficar muito pesado.

Dia 1:

Asso os bolos e faço o recheios e as coberturas. Nada disso vai para a geladeira. Deixo os bolos na forma mesmo, pra não secar, e eles dormem dentro do forno, já frio. Faço o xarope que vai molhar os bolos e, esse sim, vai pra geladeira.

Dia 2:

É só montar, segundo a receita abaixo, e confeitar e ainda dá tempo do bolo ir pra geladeira algumas horas antes de servir.

bolo caldeirão

Bolo Caldeirão
Bolo

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó 50%
1/2 colher sopa de fermento em pó
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de água quente
corante preto – opcional

Prepare 3 formas de 15cm de diâmetro untando as laterais e o fundo, forrando o fundo com papel manteiga e depois untando o papel manteiga. Se as formas forem de fundo falso fica mais fácil ainda. Ligue o forno a 200C para ir aquecendo.

Misture todos os ingredientes secos. Junte os ovos e o óleo e misture até formar uma espécie de farofa. Acrescente a água quente e misture até formar uma massa homogênea. Se for usar o corante acrescente ele por último, e vá adicionando aos poucos até conseguir o tom desejado. Divida a massa entre as 3 formas e leve para o forno, até que os bolos assem completamente. Deixe que esfriem completamente antes de desenformar.

Recheio

1 lata de leite condensado
1/2 xícara de creme de leite sem soro
25g de manteiga sem sal
50g de chocolate branco
corante em gel verde

Misture todos os ingredientes, exceto o corante, em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo direto. Quando a mistura estiver homogênea comece a acrescentar o corante, até atingir o tom desejado. Continue cozinhando o brigadeiro até ele atingir ponto de enrolar. Transfira para uma vasilha e tampe. Não leve para a geladeira.

Cobertura

300g de chocolate meio amargo
200ml de creme de leite sem soro
corante em gel preto

Derreta o chocolate em banho-maria. Retire do banho-maria, junte o creme de leite e misture bem, até ficar homogêneo. Acrescente o corante aos poucos e vá misturando até atingir um tom marrom escuro. Transfira para uma vasilha com tampa e não leve para a geladeira.

Cobertura 2

150g de chocolate branco
100ml de creme de leite sem soro
corante em gel verde

Derreta o chocolate em banho-maria. Retire do banho-maria, junte o creme de leite e misture bem, até ficar homogêneo. Acrescente o corante aos poucos e vá misturando até atingir um tom verde vivo. Transfira para uma vasilha com tampa e não leve para a geladeira.

Montagem

Xarope simples – ou o que você preferir
corantes em pó preto e prata
álcool bebível – vodka, rum, cachaça, etc
disco de isopor ou papelão

Desenforme os bolos e corte o topo de 2 deles, deixando os dois retos e com o mesmo tamanho. Escolha um e corte toda a lateral afunilando cerca de 0,5cm. Comece a empilhar na ordem: bolo cortado afunilado com parte menor pra baixo – xarope – recheio – bolo cortado simples – xarope – recheio – bolo não cortado – xarope. Acerte as laterais, acrescentando mais recheio se precisar, ou retirando qualquer excesso. Leve o bolo para a geladeira por 30min.

Com uma faca de serra continue a esculpir o bolo: acabe de arredondar a parte de baixo do bolo; arredonde toda a lateral e quina da parte de cima do bolo. Então cave uma depressão no meio do topo do bolo para fazer a parte de dentro do bolo caldeirão. Cubra todo o bolo com a primeira cobertura (de chocolate meio amargo), exceto a parte de dentro da cavidade. Para deixar a cobertura o mais lisa possível eu usei um pedaço pequeno de acetato, e fui raspando de leve as laterais. Depois de coberto e lisinho, o bolo volta pra geladeira por mais 30minutos.

Agora já tá quase pronto. Misture uma colherinha de cada corante com um pouquinho da bebida escolhida. Não tem medida exata, mas é menos de 1 colher de chá de cada. Misture para ficar homogêneo, e pinte o bolo com essa “tinta”. Derrame a segunda cobertura (verde) sobre a cavidade central do bolo, e espalhe de forma que ela comece a se derramar. Por fim, coloque uma colher de pau dentro do caldeirão antes de servir e pronto!

—————————-
Em 2014: Micheladas
Em 2016: Aranhas de brigadeiro