Fantasmas na cobertura do bolo #cozinhadebruxa

Fantasmas de chocolate para deixar um bolo simples com cara de festa das bruxas, mas sem ter muito trabalho no processo.

fantasmas na cobertura

Esse é um daqueles post que não vai ter receita especificamente, e sim uma dica: faça uma cobertura de chocolate e coloque fantasmas nela. Pronto, é isso. Mas calma que eu vou elaborar mais um pouco. Começando pela base.

Dá pra fazer isso com qualquer bolo que você escolher. Pra essa foto eu usei o bolo de chocolate de sempre aqui de casa. Pra quem quiser escolher outra versão de chocolate, tem muitos no link. Mas também tem outros sabores que combinam bem com a cobertura, como o bolo de cenoura, bolo de laranja ou mesmo o bolo de espinafre.

Agora, a cobertura.Tem dois jeitos principais de fazer uma cobertura com desenhos assim: com chocolate derretido e com ganache de chocolate.

Com o chocolate derretido você consegue desenhos mais fluidos e umas casquinha crocante depois de seco. É uma ótima ideia pra quem tem costume de mexer com chocolate e um bom controle das mãos. Sabe lidar bem com bico de confeiteiro? Chocolate derretido é pra você!

Já com a ganache a textura final é mais cremosa, mas os fantasmas ficam menos fluidos. A parte boa? Essa é a cobertura ideal pra quem não tem a mão firme (tipo eu), não tem muito costume com confeitaria (ó eu de novo), e tá com medo de estragar a coisa toda (eu outra vez). E claro que foi essa que eu escolhi.

fantasmas na cobertura

Primeiro fiz duas ganaches: uma de chocolate meio amargo, na proporção 1:1 de chocolate e creme de leite de caixinha; e outra também na proporção 1:1 de chocolate branco e creme de leite. Mas na ganache branca eu misturei um pouquinho de corantes branco e prata em pó. Isso acabou endurecendo um pouco a ganache, o que deixou os fantasmas mais tridimensionais.

No final das contas nem usei bico de confeiteiro. Primeiro espalhei uma camada de ganache de chocolate meio amargo sobre o bolo. Depois com uma colherinha de café eu pinguei  algumas gotas generosas de ganache de chocolate branco e puxei para fazer as caldas. Olhos e bocas foram feitos com um pincel bem pequeno e um pouco de corante em gel. E pra finalizar, soprei umas pitadinhas mínimas do pó prata perto de cada fantasmas, pra dar um efeito a mais.

E é isso gente. Pra quem ficou com curiosidade quanto as medidas, pra essa foto eu usei uma receita do bolo de chocolate dos deuses que deu um bolo de 14x21cm, 150g de ganache meio amarga e 50g de ganache branca. Os corantes não tiveram medida. E como eu digo no YouTube: se ficou qualquer dúvida, é só falar nos comentários que a gente tenta resolver!

——————————
Em 2014: Guacamole
Em 2015: Monstro de Espaguete
Em 2016: Pão abóbora