Pão falso intestino #cozinhadebruxa
Pão falso intestino para assustar e deixar em dúvida nesse Halloween, mas também gostoso porque a gente quer matar a fome.
A primeira vez que eu vi um pão desse tipo foi no Pinterest, e a maior diferença para a minha versão é que ele era doce. Normalmente todo pão falso intestino que eu vejo é com uma receita de cinnamon rolls, tingida de vermelho e com bastante açúcar mascavo salpicado por cima. É uma ideia bem legal, mas os pedidos aqui em casa eram de um pão salgado.
O que eu fiz então foi escolher uma massa de pão que eu confiasse, um recheio simples e que não fosse embatumar a massa, e cruzar os dedos pra dar tudo certo. E também um pouco de molho de tomate pra dar o toque final. E sendo sincera, com esses dados já dá pra você inventar o seu próprio pão falso intestino. Mas mais abaixo tem a receita direitinho pra quem preferir.
Agora, coisas que eu mudaria na receita que eu já fiz: a espessura dos cilindros de massa. Eu acho que o resultado teria ficado um pouco mais assustador se eu tivesse feito cilindros um pouco mais finos. Então fica a dica pra você, é só fazer um retângulo mais compridinho do que o que eu fiz que você consegue um cilindro mais fino. Agora sim, a receita:
Pão Falso Intestino
100g de fermento biológico fresco
400ml leite morno
4 ovos
2 colheres café de sal
8 colheres sopa de açúcar
4 colheres sopa de manteiga
4 colheres sopa de óleo
cerca de 6 xícaras de farinha
400g de presunto fatiado
3/4 xícara de molho de tomate – o que você preferir
corantes líquidos vermelho e preto
Em uma vasilha grande dissolva o fermento no leite. Junte os demais ingredientes exceto a farinha e misture bem.
Acrescente 2 xícaras de farinha e misture até incorporar totalmente. Deixe descansando por cerca de 40minutos, ou até dobrar de tamanho. Se o dia estiver frio, preaqueça o forno, na menor temperatura possível, desligue e deixe a vasilha lá dentro com a porta um pouco aberta.
Depois que a massa cresceu vá acrescentando o restante da farinha e sovando a massa. Aproveite esse momento para acrescentar algumas gotinhas de corante vermelho na massa. Ele serve para tirar um pouco do amarelão da massa. Sove bem, até que ela fique bem lisa e elástica. Pode ser que você precise de um pouco mais de farinha, ou que não precisa de tudo. Deixe descansar coberta por mais uns 15minutos e já dá pra modelar.
Divida a massa em duas metades. Abra a primeira formando um retângulo mais comprido do que largo e com cerca de 3mm de espessura. Cubra a massa com fatias de presunto e enrole partindo do lado maior do retângulo. Transfira esse cilindro de massa para uma assadeira untada e enfarinhada, fazendo curvas com a massa enquanto ajeita na assadeira. Divida o restante da massa em 2 ou 3 partes e repita o processo, mas fazendo cilindros um pouco mais finos, e coloque nos espaços restantes da assadeira. Cubra tudo com um pano e deixe descansar por mais 30min. Passado o tempo leve para o forno, a 230C, ate que asse completamente.
Misture o molho de tomate com um pouquinho de cada corante, até conseguir um vermelho escuro. Cubra o pão já assado com o molho logo antes de servir se quiser o molho molhado; ou cubra com o molho e volte ao forno por mais 5min se quiser o molho seco.
——————————-
Em 2014: Torta rústica de maçã
Em 2015: Fantasma de banana