Pão abacaxi que não tem nada de abacaxi!

Pão Abacaxi é um pão fofinho escondido sob uma casquinha de biscoito. O abacaxi? É só uma referência ao padrão desenhado na massa…

pão abacaxi

E eu não tenho muita certeza de pão abacaxi seria a tradução mais certeira para Pineapple Bun, mas foi a que ficou na minha cabeça. Essa receita é típica de Hong Kong e pode ser encontrada em padarias em várias Chinatowns mundo afora, normalmente com o nome Bo lo baau. Mas é claro que chegou pra mim enquanto eu passeava por sites gringos de receita.

Na verdade a primeira vez que vi algo assim foi com o Melonpan, um primo japonês do pão abacaxi. A estrutura é a mesma mas, pelo que deu pra pesquisar, o pão abacaxi é mais úmido. Outra receita bem parecida são os Conchas, pães mexicanos assados com uma casquinha de biscoito desenhada como uma (olha só) concha. Segundo quem escreveu a receita que eu testei: os Conchas são mais doces e mais densos que o pão abacaxi. Enfim, parece tudo ser uma variação sobre o mesmo tema, mas eu não consegui encontrar a origem desse tipo de receita.

Então fica aqui o pedido: já conhecia esse tipo de pão? Me conta o que você sabe! É sempre legal quando dá pra colocar mais informações sobre a origem de uma receita, principalmente quando ela conta com tantas versões!

Por último, um detalhe do passo a passo que difere bastante dos pães que já apareceram aqui no Cozinha: Tangzhong. Ele é tipo um roux, uma mistura de farinha e água que a gente cozinha e deixa esfriar pra depois juntar na massa do pão. O que ele faz é garantir que o trigo vai conseguir absorver mais líquido, e isso vai deixar a massa menos pegajosa durante a sova (daí não precisa acrescentar farinha na bancada), e também mais úmida por mais tempo depois de assada. Sabe a história de que quanto mais farinha mais pesado o pão? Se tem mais líquido pra cada tanto de farinha mais fofo o pão. E aí o tangzhong ajuda a deixar uma massa tão líquida mais maleável. Ufa, acho que é isso! Qualquer dúvida é só chamar nos comentários que eu tento ajudar, certo?

pão abacaxi

Pão Abacaxi – original aqui

Tangzhong
2 colheres sopa de farinha de trigo
80ml de leite

Misture a farinha com a água até que fique homogêneo. Leve ao fogo baixo e continue mexendo por 5 minutos, até formar uma massinha firme. Transfira para uma vasilha com tampa e leve para a geladeira por 12h.

Casquinha de biscoito
3/4 xícara de farinha de trigo
1 gema
50g de manteiga macia
3 colheres sopa de açúcar refinado
1 pitada de sal
2 colheres chá de leite
1/2 colher chá de fermento em pó

Misture a gema com a manteiga e o açúcar até conseguir um creme. Adicione o sal e o leite e misture bem até incorporar. Então junte a farinha e o fermento e amasse até incorporar tudo na massa. Modele a massa em um cilindro e cubra bem com plástico. Deixe na geladeira por pelo menos 8h, ou faça no dia anterior.

Massa e montagem
2 1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo
3/4 colher chá de fermento biológico seco (aquele de pacotinho)
100ml de leite morno
1/4 xícara de açúcar
1/2 colher chá de sal
30g de manteiga macia
1 gema + 1 colher chá de café pra pincelar

Misture o leite com o fermento e deixe descansar por 5 minutos. Misture o Tangzhong com o leite e o fermento e o ovo. Então adicione os ingredientes secos e comece a sovar a massa. Quando ela estiver lisa comece a adicionar a manteiga, um pouquinho de cada vez, e continue sovando até toda a manteiga estar incorporada na massa. Cubra com plástico e deixe descansar por cerca de 1h, ou até dobrar.

Divida a massa em 10 porções, modele cada uma formando uma bolinha sem emendas e transfira todas para uma assadeira untada e enfarinhada. Deixe um espaço de pelo menos 3cm entre cada uma. Tire a massa de biscoito da geladeira e divida em 10 porções também. Pegue uma porção, faça uma bolinha dela e abra, formando um círculo de massa. Esse círculo tem que ser grande o bastante para cobrir uma bolinha de massa de pão; não precisa passar a massa de biscoito por baixo da massa de pão, só o topo e as laterais. Repita o processo cobrindo todos os pãezinhos, e depois use as costas de uma faca para fazer as marcações quadriculadas em todos os pãezinhos.

Cubra com plástico, sem encostar na massa, e deixe descansar por mais 30min. Misture a gema com o café e pincele os pãezinhos com ela. Leve para o forno a 200C por 8min, depois baixe a temperatura e deixe assando até que eles dourem bem.

———————————
Em 2015: Puffs de mussarela
Em 2016: Gengibre em calda
Em 2018: Limonada Londrina