Pão de forma super macio e bem fácil
Pão de forma bem macio, que dá pra fatiar bem fininho e com toda a deliciosidade de um pão caseiro.
Se tem uma coisa que a gente compra pronta e eu sou doida pra conseguir fazer igual em casa é o pão de forma! Eu sei que é um produto ultraprocessado e que o ideal seria não consumir, mas como competir com toda aquela maciez? Bom, esse pão chegou muito perto. Perto o bastante pra eu topar substituir pra sempre numa boa. E olha, demorou alguns testes, algumas outras receitas, e uns tantos pães meio pesados até chegar nesse.
Quando achei essa receita ainda tive que adaptar algumas coisas entre um teste e outro, primeiro trocando as medidas em peso por medidas de volume tipo padrão. A segunda adaptação foi a quantidade de sal, já que usei manteiga com sal; mas isso está detalhado na receita. Testei também mexer no leite em pó, mas acaba que ele é importante sim pra garantir a maciez do pão. Então não, não vale trocar ele por leite líquido já que isso poderia desandar as proporções da massa. O que eu ainda quero testar é trocar a água por leite, mas ainda não tenho garantias pra dizer.
Testes feitos, ficam faltando só as dicas: sove muito esse pão. O ponto véu é o que vai garantir que ele vai crescer bastante e ficar levinho. Se você não tem batedeira que aguente massa pesada (ou se o gancho da sua tá quebrado como o meu), prepare o braço e nada de preguiça. Na receita original tem o link pra um vídeo que ensina a sova em dobra, deixo ele aqui também. Esse tipo de sova facilita um pouco a criação da rede de glúten sem acabar com o punho da gente.
Aliás, clique no link da receita original se quiser ver fotos do passo a passo, ela documentou tudo de forma bem didática!
E por último, uma dica quanto ao plástico pra cobrir a massa. Como tenho feito pão quase todo dia por aqui, não queria ficar gastando filme plástico infinitamente. Então cortei uma sacola plástica grande pra abrir ela toda e uso pra cobrir os pães na hora de crescer. Depois é só lavar e deixar secar no varal antes de guardar. A natureza e o bolso agradecem!
Pão de Forma – original aqui
5-6 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher chá de sal*
5 colheres sopa de açúcar refinado
2 colheres sopa de leite em pó
1 1/2 colher chá de fermento biológico seco
330ml de água
1 ovo
1 gema
65g de manteiga macia*
*eu usei manteiga com sal; se a sua manteiga for sem sal aumente a quantidade de sal para 2 colheres chá
Reserve a manteiga e a farinha e misture o restante dos ingredientes até conseguir um líquido homogêneo. Comece a adicionar 5 xícaras de farinha aos poucos e, quando der, comece a sovar a massa. Então continue sovando e comece a adicionar a manteiga. Com toda a manteiga na massa sove até chegar no ponto de véu; é quando você estica a massa e ela fica fina e meio transparente, como um véu, sem rasgar. Se for preciso vá adicionando a xícara de farinha restante enquanto sova; mas quanto mais farinha mais pesado o pão pode fiar depois, então evite se possível. Eu acabei usando 5 1/2 xícara no total.
Depois de sovar a massa deixe descansar numa vasilha untada (e tampada) por cerca de 1:30, ou até ela passar no teste do dedo. Pra esse teste enfarinhe seu dedo e afunde ele no meio da massa; depois que você tirar o dedo ela deve voltar devagar, ficando com uma pequena marca. Passado o tempo de descanso prepare a forma de pão, untando com óleo. Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada; faça um retângulo com a mesma largura da forma e pelo menos o dobro da altura. Enrole como um rocambole e transfira para a forma, cuidando para que a fenda do fim da massa fique para baixo. Cubra com plástico e deixe crescer por mais cerca de 1:30, ou até pelo menos dobrar de tamanho.
Finalmente leve para assar em forno aquecido a 200C por cerca de 30min, vire e deixe dourar do outro lado. Se tiver um termômetro confira se ele chegou aos 95C internos; se não tiver um termômetro faça o teste do palito como faria com um bolo. Não precisa esperar esfriar pra desenformar, mas é bom esperar pra guardar em uma vasilha com tampa.
——————————
Em 2018: Ampersand
Um comentário sobre “Pão de forma super macio e bem fácil”