Harira Vegetariana – cozido de grão de bico

Harira é um cozido com base de grão de bico e lentilha; típico do noroeste da África esse prato foi adaptado para uma versão vegetariana e possível pra essa cozinha.

harira

Pegar pratos típicos é sempre meio complicado, primeiro por conta dos ingredientes que precisam ser adaptados; e segundo porque eu nunca sei direito onde fica a linha da homenagem e do esculhambamento. Talvez a intenção conte. E por aqui a intenção é sempre conhecer um pouco mais sobre outras culturas. Então vamos a um pouquinho de história!

A Harira é um cozido feito ao logo de todo Magrebe, mas que aparece com muitas referências ao Marrocos; notadamente a cidade de Fez. Assim como eu faço com pratos da região do Crescente Fértil eu deixo aqui o aviso: eu não tô falando que o prato é desse país e só desse, e não tô falando que não é também. Pratos típicos muito antigos são questões complicadas e normalmente sua criação é requisitada por mais de um povo. O consenso que eu encontrei é que a Harira é um prato muito comum no Ramadã.

Durante esses dias muçulmanos no mundo todo fazem jejum enquanto o sol estiver no céu. E em muitos lugares quebram esse jejum com a Harira. Faz sentido então esse prato ser reconfortante, completo, e fácil de preparar para uma família inteira. Na versão original as bases do cozido são grão de bico, lentilha, borrego e ervas aromáticas. Pra quem ficou com curiosidade borrego é um cordeiro com menos de 14 meses de idade. Pois é, também não sabia dessa. Mas já vi versões feitas com carne de boi e, pra quem come carne, é uma opção que tem receita (em português) nesse site.

Deixa eu só deixar uma nota aqui: a questão do jejum no Ramadã é muito mais complexa do que só não comer durante o dia. Se você quiser saber mais sobre, tem esse link aqui com um artigo fácil de entender e um vídeo explicativo.

harira

E claro, como todo prato típico ele não tem uma versão única e nem um único jeito de servir. Já vi versões com batata, arroz e/ou macarrão. As ervas e temperos também variam. E claro, ele pode ser servido não só no Ramadã, aparecendo inclusive depois de casamentos. A versão da receita abaixo foi a que deu pra ser adaptada pra uma cozinha mineira, pro almoço de 4 adultos, num dia de inverno. E falando nessa família, aqui ninguém liga pra coentro então eu só usei salsinha; mas fica a dica dá pra trocar ou juntar os dois caso você seja da turma do coentro.

Uma última dica: a misturinha usada pra engrossar o caldo no final do preparo parece estranha pra cozinha típica daqui de Minas, imagino que pra maioria do Brasil também. Mas funciona direitinho e é uma versão simplificada da tedouira, uma pasta de farinha com massa de tomate e ervas que é fermentada antes de ser adicionada ao caldo. Ainda quero experimentar essa versão fermentada, mas por hora ficamos com a versão adaptada e simplificada mesmo.

Harira Vegetariana – original aqui

1 xícara de grão de bico seco
1 xícara de lentilha seca
4 colheres sopa de óleo vegetal
1 cebola em cubinhos
3 cenouras fatiadas (ou em meia lua)
1/2 colher chá de cúrcuma
1 colher chá de cominho moído
1/2 colher chá de pimenta do reino branca
1 colher chá de sal
1 punhado de salsinha – o que couber na sua mão
1 lata de tomate pelado, amassado se for do inteiro*
1,5 litro de caldo de vegetais – ou água quente
2 colheres sopa de farinha de trigo
1 ovo
2 xícaras de água
2 limões

*ou uma xícara de molho de tomate

Coloque o grão de bico de molho na noite anterior, ou 12h antes. E coloque a lentilha de molho 4h antes de começar o refogado.

Em uma panela grande aqueça o óleo e refogue a cebola até ficar translúcida. Acrescente a cenoura, a cúrcuma, o cominho e a pimenta e refogue até a cenoura ficar al dente. Adicione o sal, a salsinha, o tomate e o caldo. Quando começar a ferver escorra a água de molho do grão de bico, descarte a água, e acrescente os grãos na panela do refogado. Quando os grãos estiverem al dente também (aqui demorou uns 15min), faça o mesmo processo com a lentilha e acrescente ela na panela também. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até tudo estar tão cozido quanto você gosta. Acerte o sal e baixe o fogo.

Em uma tigela misture o ovo com a farinha. Em outra mistura a água com os limões espremidos e coados. Vá acrescentando essa água azeda a farinha, aos poucos, e misturando para não empelotar. Depois que tudo estiver bem misturado acrescente esse caldo na panela, misturando bem. Continue misturando mais uns 5minutos, em fogo baixo, para o caldo engrossar um pouco. Acerte os temperos mais uma vez e está pronto pra servir.

—————————-
Em 2015: Biscoito de Cachorro
Em 2016: Orange Blossom
Em 2019: Pastel de Choclo