Chantilly feito no truque bem fácil

Chantilly sem creme fresco e sem aquele pó que a gente compra no mercado pra preparo de chantilly, tem como? Funciona? É viável?

chantilly com manga e suspiro

Então, sim e não. Vai ter gente que vai falar que chantilly é só o creme fresco batido com um pouco de açúcar e baunilha (a original, não a essência). Vai ter gente que vai dizer que só pode ter esse nome o que for creme fresco batido, os acompanhamentos podem variar. E vai ter gente que não tá nem aí pra nada disso e chama as coisas do que quiser.

Eu tô num meio termo, tanto nos nomes quanto nas opções. Pra quem acompanha o Cozinha há mais tempo isso não é novidade mas: não existe creme de leite fresco por aqui! E isso se repete em muuitos lugares do Brasil. Então eu sempre busco alguma alternativa pra usar quando uma receita pede. Mas ao mesmo tempo eu tento evitar muitos ultraprocessados, então o pó para chantilly nunca foi uma opção pra mim. (não vou condenar quem usa, cada pessoa sabe o que se passa na sua cozinha)

chantilly com manga e suspiro

Daí que vi esse artigo falando sobre como fazer creme batido com leite! E dentre as opções sugeridas eles falam em usar outros cremes que não o fresco também. E assim, não tem nada absurdo. É só misturar um pouco de gelatina no leite/creme, pra ele ficar com uma consistência mais firme. Não é inovador mas eu nunca tinha pensado nisso. E claro que não vai funcionar pra substituir o creme fresco sempre. Mas para o chantilly em si, funciona bem!

A textura e a mesma? Claro que não. Mas tem 3 usos de chantilly pros quais nunca tinha conseguido encontrar um substituto: cobertura de tortas, merengues (eton mess de outras frutas), e pra servir com bolos ou tortas. É um uso que eu adoro e pro qual esse truque funciona muito bem com uma textura próxima o bastante pra me deixar feliz! A dica que eu deixo é misturar muito bem antes de gelar pra garantir a homogeneidade do creme. E se achar que ficou firme demais é só misturar um pouquinho de leite, e se achar que ficou mole demais é só repetir o processo com mais um pouco de gelatina, por isso a dica máxima é: faça com antecedência ou teste antes. E depois me conta o que deu!

Ah sim: as fotos desse post são justamente de um merengue de manga que eu fiz pra testar esse creme. A receitinha improvisada dele tá logo depois da receita do chantilly!
(vocês tb chamam de merengue essa mistura de creme batido, suspiro e fruta?)

chantilly com manga e suspiro

Creme Chantilly no truque – original aqui

1 lata de creme de leite sem soro
1 colher chá de gelatina em pó sem sabor
8 colheres sopa de açúcar

Hidrate a gelatina em 3 colheres sopa do creme de leite e deixe descansar 5 minutos. Aqueça em banho-maria para derreter e misture no restante do creme fora do calor. Deixe na geladeira por cerca de 3h. Bata com o açúcar como faria com o chantilly comum. Volte pra geladeira por pelo menos umas 4h, ou até o dia seguinte antes de usar.

Merengue de Manga

1 receita do chantilly
Suspiros – receita aqui
1 manga em cubinhos
Folhinhas de hortelã

Você pode montar taças individuais intercalando o chantilly com os suspiros, a hortelã e os cubinhos de manga. Ou pode juntar tudo em uma travessa antes de servir.

——————————
Em 2015: Bialys
Em 2016: Bolo salgado de abóbora
Em 2018: Miss Maracujá