Donuts de chocomenta pra St. Patrick
Donuts de chocomenta, ou melhor, donuts de chocolate com cobertura de menta e granulado pra lembrar que essa semana tem St. Patrick Day!
Eu falei um pouco mais sobre o Dia de São Patrício na newsletter da semana passada, mas o resumo é: São Patrício é o padroeiro da Irlanda; nas últimas décadas a festa foi crescendo loucamente; com o combo “comida+instagram” surgiram muitas receitas temáticas da festa; eu adoro uma desculpa pra fazer comida divertida. E assim hoje temos donuts de chocolate com cobertura verde, ou melhor, donuts de chocomenta.
Eu também adoro uma desculpa pra fazer fritura doce…
Esses donuts são uma adaptação dos Doughnuts de chocolate ao leite do Gourmet Traveller; a primeira versão deu bem errado e acabou virando um pãozão de chocolate que quem acompanha o instagram do Cozinha viu… Mas com poucas adaptações o resultado foi uma massa fofinha, de chocolate, e não muito doce, ideal pra acompanhar a cobertura que eu tinha planejado.
Essa cobertura também deu errado de primeira. A ideia era uma cobertura sequinha e crocante de chocolate branco mentolado. Pra isso eu resolvi saborizar com licor de menta, justamente pelo frescor que ele dá. Mas, assim que adicionei o licor, o chocolate empastou e ficou parecendo uma massinha de modelar. Legal mas impossível de fazer donuts de chocomenta. A solução foi acrescentar um pouco de creme de leite e transformar a gororoba numa ganache de chocolate branco com menta. Não ficou ruim, na verdade ficou bem gostoso. A única questão aqui é que eu queria uma casquinha que quebrasse e ganhei uma macia. Não vou reclamar disso…
No meio de tanta coisa que teve que ser remendada eu ainda aproveitei pra testar assar um pouco da massa em vez de fritar. Dá certo mas não fica tão gostoso. A massa ficou meio sequinha e não chegou nem perto da cor bonita da versão frita. Então se me perguntarem se vale a pena assar eu indico pegar outra receita, desenvolvida pra ir ao forno. Mas se você for fazer e descobrir que não tem óleo pra fritar ou qualquer coisa do tipo fica a dica: forno a 200C salva a receita.
Donuts de Chocomenta
1/2 xícara de leite morno
7g de fermento biológico seco
1/4 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
50g de manteiga
1/4 xícara de chocolate em pó
1 ovo
1/2 colher chá de sal
Junte o fermento e o leite e deixe descansar por 5 minutos. Em outra tigela bata o ovo com o sal e reserve. Em uma outra vasilha junte a farinha com o açúcar, e o chocolate em pó. Acrescente o ovo com o sal, e o leite com o fermento e misture tudo. Quando der comece a sovar a massa e a acrescentar a manteiga aos poucos. Você pode fazer isso na bancada enfarinhada ou numa batedeira com gancho apenas finalizando com as mãos.
Quando a massa estiver lisa transfira para uma vasilha untada e cubra com plástico e deixe descansar por uns 40min, até ela dobrar de tamanho. Passado esse tempo abra a massa em uma bancada enfarinhada até ela ficar com cerca de 1 dedo de espessura. Corte círculos de 6cm de diâmetro usando um cortador ou um copo. E corte um outro círculo dentro de cada um, dessa vez com 2cm de diâmetro.
Transfira as rosquinhas cortadas para um assadeira polvilhada com farinha e cubra com um pano por mais 30min. Os retalhos da massa você junta, abre novamente, deixa descansar alguns minutos e corta novas rosquinhas. Passado o segundo tempo e descanso frite tudo por imersão em óleo quente e deixe esfriar em uma grade ou peneira de metal (ou no papel toalha mesmo) antes de colocar a cobertura.
100g de chocolate branco
1/4 xícara de creme de leite
1/2 colher chá de licor de menta
corante verde em gel
granulado de chocolate
Derreta o chocolate em banho-maria. Desligue o fogo e junte o licor, o creme e o corante e misture até ficar homogêneo. Mantenha a tigela no banho-maria mas fora do fogo. Banhe uma face de cada rosquinha de chocolate nesse chocolate verde e depois salpique alguns granulados por cima. Essa cobertura seca em alguns minutos mas continua macia.
—————————-
Em 2017: Biscoito Arco Íris
Em 2019: Chá Verde Gelado