Cheesecake de chocomenta pra St. Patrick

Cheesecake de chocomenta, ou explicando melhor cheesecake de menta sobre uma casquinha de biscoito de chocolate!

cheesecake de chocomenta

E temos mais uma receita dessa semana que acumula dois especiais: Páscoa e São Patrício. Eu confesso que fico bem feliz com isso já que a combinação de chocolate e menta é uma das minhas favoritas… E eu já começo falando que, em termo práticos, menta e hortelã acabam sendo meio que a mesma coisa. Aqui no Cozinha eu costumo usar menta pra quando uso essa variedade ou pra quando uso o licor de menta na receita; e hortelã pra quando uso outras variedades e/ou não uso o licor. É claro que isso não é uma regra muuuito restrita.

cheesecake de chocomenta

E eu tô falando tudo isso pra garantir que qualquer folhinha que você chame de hortelã serve pra essa receita. É claro que o sabor vai variar, mas vai continuar sendo uma cheesecake de chocomenta. E ainda falando em variação de ingredientes: o mesmo vale pros biscoitos da base. A receita original sugere o famoso Oreo; eu planejei usar o Negresco tradicional que eu acho parecido o bastante; só encontrei um Negresco com recheio de chocolate e ficou uma delícia com ele. A moral da história é que dá pra usar qualquer biscoito de chocolate que seja recheado.

Dá pra usar biscoito sem recheio mas eu não testei a quantidade de manteiga necessária e nem sei se seria bom colocar um pouco de açúcar. Se você tem costume de fazer esse tipo de base de torta, ou tá afim de inventar, fica o meu pedido: me conta o resultado. Eu aposto que vai dar certo!

Por último a apresentação: eu quis servir já cortadinho, com uma firula de chocolate por cima… Mas nada disso é necessário se você quiser servir direto da assadeira.

cheesecake de chocomenta

Cheesecake de Chocomenta – original aqui

20 biscoitos de chocolate recheados
50-70g de manteiga derretida
500g de cream cheese
3/4 xícara de açúcar
40 folhas de hortelã
1/4 xícara de creme de leite*
2 ovos
1-2 colher chá de licor de menta
corante verde – opcional

*qualquer um, pode ser com ou sem soro se for o de lata

Comece amassando as folhas de hortelã junto com 1/4 de xícara do açúcar até que elas sejam destruídas e o açúcar fique verde. Aqueça o creme de leite até quase ferver; retire do fogo e junte no açúcar com hortelã. Cubra com um pano e deixe descansar por uns 30min.

Triture os biscoitos até conseguir uma farinha grossa. Comece a adicionar a manteiga aos poucos, misturando, até conseguir uma textura de areia molhada, quando você aperta um pouco nas mãos e ela mantém o formato. Se ficar mais úmida que isso não tem problema.
Forre o fundo e as laterais de uma assadeira de 20x20cm com papel manteiga, e espalhe a mistura de biscoito sobre o fundo. Aperte bem para formar uma coisa única e leve ao forno a 200C por 10min.

Retire a assadeira do forno e deixe amornar um pouco enquanto prepara o recheio. Em uma tigela grande coe o creme de leite para retirar o excesso de folhas; junte o cream cheese e o restante do açúcar e bata até conseguir um creme homogêneo. Junte os ovos e bata novamente até eles serem incorporados no creme. Prove para ver o sabor e vá acrescentando o licor aos poucos, e provando, até conseguir um sabor mentolado suave e ao seu gosto. Faça o mesmo com o corante, juntando aos poucos até conseguir o tom desejado.

Cubra a casquinha de chocolate com esse creme e volte ao forno, ainda a 200C, por cerca de 30-40min. Quando o creme estiver firme ele está pronto. Deixe esfriar e leve pra geladeira de um dia pro outro antes de desenformar. Para servir como eu fiz corte em retângulos e faça um zigue-zague um uma ganache de chocolate ou com apenas chocolate derretido.

PS: a ganache que eu usei era apenas 25g de chocolate com 25g de creme de leite derretidos juntos.

—————————
Em 2015: Patê de Ricota
Em 2017: Mojitos Mentolados (para São Patrício)