Focaccia de Alho super simples e prática

Focaccia de alho, que não precisa ser de alho, que não precisa sovar pra (quase) sem trabalho a gente garantir a casa cheirando a pão saído do forno!

focaccia de alho

Eu faço focaccia muito poucas vezes pelo tanto que eu gosto desse tipo de pão. Principalmente quando sai igual essa que ficou bem alta, o que garante uma casquinha crocante e um miolo fofinho. Mas vamos lá, pra quem não conhece focaccia:

Esse é um tipo de pão assado em tabuleiro, como um bolo, que não precisa ser sovado e que pode ser feito bem fininho, ideal pra petiscar, ou bem alto ideal pra virar sanduíche. Além do formato sua principal característica são as marcas afundadas na superfície, feitas com as pontas do dedo. Elas são ideais pra acumular a cobertura usada, normalmente uma gordura temperada. No caso da de hoje manteiga com alho, daí a focaccia de alho.

E uma outra característica da receita de hoje é a fermentação longa. Quem aderiu a fermentação natural, ou selvagem, durante a pandemia já sabe que pães fermentados por muitas horas costumam ter sabores mais desenvolvidos. E tem quem diga que também são melhores pra digestão, mas isso eu ainda preciso estudar mais. O caso é que mesmo com o fermento de pacotinho, que é o que eu usei aqui, dá pra fazer essa fermentação longa. A partir de 8h na geladeira já dá pra fazer, mas essa minha ficou 20h dormindo no frio. Agora, o que eu mais gosto nisso é que dá pra ajeitar o momento de assar conforme o seu dia tiver correndo, bem prático.

Por último, uma alteração e uma confirmação dessa receita. Eu diminui um pouco o alho porque achei que já tava bem forte sem adicionar mais. E realmente a focaccia de alho tem bastaante sabor de alho. Mas como é só na cobertura dá pra trocar por outro tempero ou ignorar e usar manteiga pura. A confirmação é a manteiga untando o tabuleiro por baixo do azeite. Eu já penei com focaccia grudada no tabuleiro e essa ficou tão soltinha que quase caiu do tabuleiro. Parece besteira untar com manteiga e depois cobrir com azeite, mas faz diferença e ainda forma uma casquinha crocante e gostosa por baixo dela.

focaccia de alho

Focaccia de Alho – original aqui

2 1/4 colher chá de fermento biológico seco
2 1/2 xícaras de água morna
2 colheres chá de mel
5 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de sal
4 colheres sopa de azeite
manteiga + 1 colher sopa de azeite pra untar
1 colher sopa de azeite + sal para cobrir
4 colheres sopa de manteiga
3 alhos

Dissolva o mel na água, junte o fermento e deixe descansar 5min.
Enquanto isso misture a farinha e o sal. Passados os 5min junte a mistura líquida na farinha e amasse até incorporar tudo. Não precisa sovar. Em uma vasilha grande coloque o azeite e por cima dele a massa. Revire a massa no azeite algumas vezes para que ela fique toda coberta. Tampe a vasilha, com a própria tampa ou um plástico, leve para a geladeira por 8-24h. Quanto mais tempo mais o sabor da massa se desenvolve, mas a partir de 8h já dá pra fazer.

Passado o tempo de crescimento: unte uma assadeira, tipo tabuleiro, de 22x33cm com um pouco de manteiga. Espalhe o azeite sobre a manteiga. Retire a vasilha com a massa da geladeira, dobre a massa sobre sim mesma 4 vezes: passe a mão por baixo da massa, puxe uma lateral de baixo para o centro, repita com as outras 3 laterais. Vire a massa sobre o azeite e deixe ela crescer mais 2h, fora da geladeira, sem tampar.

Aqueça o forno a 230C. Aperte a massa com as pontas dos dedos até chegar na assadeira, espalhando para que ela ocupe toda a assadeira e deixando as marcas dos dedos afundados na massa. Regue com o azeite e salpique um pouco de sal (usei sal comum mesmo). Leve para o forno até dourar.

Quando a focaccia estiver assada: amasse ou pique bem fininhos os dentes de alho. Leve as colheres de sopa de manteiga ao fogo médio até derreter. Acrescente o alho e mexa por 1 minuto pra dourar. Retire a focaccia do forno e pincele com essa manteiga de alho.

focaccia de alho

————————–
Em 2017: Cookies de chocolate recheados
Em 2019: Martini Affogato