Frango Tikka Masala pouco apimentado
Frango Tikka Masala, com temperos ligeiramente suavizados pra paladares brasileiros, mas ainda trazendo mais sabor pro almoço!
O tikka masala é um prato de origem Panjabe, ou seja indiano, ou com origem em Glasgow na Escócia. Pois é. Os dois lugares disputam como origens do prato e eu tô muito inclinada a acreditar que Panjabe tem mais razão, mas não é nisso que eu vou me aprofundar aqui. O que eu quero contar é que esse é um cozido com sabores associados a culinária indiana, como a garam masala, e ligeiramente muito picante.
Ele é um prato normalmente feito com frango mas que aceita outras proteínas, inclusive queijos ou cogumelos. Além do frango ele conta com um molho muito do bem temperado e com iogurte. E que aqui ganhou uma versão simplificada e com opções de substituição pra garantir que todo mundo vai poder fazer. E sim, ele já tem uma picância reduzida, então se você tem costume com comida indiana pode aumentar o gengibre, a páprica, a pimenta… Se você só tem costume de adicionar um molho de pimenta na comida de vez em quando eu aconselho manter as medidas da receita. É sempre mais fácil pôr pimenta do que tirar.
Além disso eu fiz pequenas mudanças como arredondar a quantidade de frango dos 750g da receita original pra 1kg. Fiz isso porque aqui são vendidos pacotes de 1kg e essa quantidade rendeu almoço pros 4 adultos daqui de casa. É claro que você pode reduzir a receita conforme o número de pessoas aí. Outra mudança foi que eu não processei a cebola com o gengibre e o alho. Fiz na faca mesmo mas tanto faz porque eles acabam tão cozidos que não achei que fez muita diferença.
Ainda em mudanças de ingredientes: eu não especifiquei o corte de frango porque essa receita vai funcionar com vários. Eu usei peito de frango pelo motivo mais forte de todos: era o que tinha. Cortes com osso (como coxas ou sobrecoxas) tem uma carne mais suculenta mas tem o trabalho de desossar antes de cortar. Se você conseguir sobrecoxa desossada é o melhor dos dois mundos.
O restante das mudanças foram substituições. O tomate enlatado virou passata de tomate que pode ser molho de tomate. Já o iogurte virou buttermilk e dá pra perceber que é diferente mas ambos funcionam. E, não sei se isso conta mas, pra servir a indicação era com arroz e eu servi com pão chato. Na verdade tikka masala é um cozido de frango então funciona até com purê de batata, vai do seu gosto.
Eu servi com esse pão chato folhado que eu amo; mas qualquer um fica gostoso aqui.
Uma última coisa nesse texto gigante! Eu tenho garam masala já pronta e você encontra na maioria das lojas de tempero, principalmente nas online. Mas, também dá pra fazer uma misturinha de temperos pra substituir ela. E essa misturinha varia muito conforme a casa. Eu uso a base de masala que já apareceu aqui e troco o cardamomo por cominho e a erva-doce por coentro moído. Também dá pra só acrescentar os dois, ou da lista toda usar os que tiver em casa.
Frango Tikka Masala – original aqui
5cm de gengibre
4 alhos
1 cebola pequena
1kg de frango*
1 1/2 colher chá + 1/2 colher chá de sal**
1/2 colher chá + 1/4 colher chá de pimenta do reino**
1 colher chá + 1 colher chá de garam masala**
2 colheres sopa de óleo vegetal
2 colheres sopa de manteiga
1 1/2 colher chá de cúrcuma
1/2 colher chá de páprica picante
1 1/2 xícara de passata/molho de tomate
200g de ervilhas congeladas
1/2 xícara de iogurte
1 colher sopa de limão
salsinha pra servir
*mais sobre o corte do frango acima
** eles se repetem mesmo porque são usados 2 vezes na receita
Pique o frango em pedaços de 1-2cm e cubra com as primeiras medidas de sal (1 1/2 colher chá), pimenta do reino (1/2 colher chá) e garam masala (1 colher chá). Deixe descansando por 20min. Enquanto isso descasque o gengibre, os alhos e a cebola e pique tudo junto bem miudinho; se preferir passe num processador.
Aqueça uma panela grande em fogo alto e então junte o óleo e os pedaços de frango. Deixe dourar sem mexer muito, apenas virando os pedaços para que dourem por todos os lados. Quando todo o frango estiver dourado retire da panela e reserve. Então coloque na panela a manteiga. Quando ela derreter junte a mistura de cebola e baixe o fogo para médio. Mexa até a cebola dourar então junte o restante do sal, da pimenta do reino e da garam masala e também a páprica e a cúrcuma. Quando tudo estiver misturado adicione o molho de tomate na panela.
Quando o molho começar a ferver volte o frango para a panela e junte as ervilhas. Baixe o fogo e deixe o cozido fervendo até o frango cozinhar e as ervilhas descongelarem e aquecerem. Desligue o fogo e acrescente o iogurte e o limão e mexa bem. Acerte o sal, espalhe salsinha picada por cima e sirva em seguida.
————————-
Em 2017: Bolo de banana com chocolate e nozes
Em 2019: Conhaque Defumado