Whiskey Flip e, pode ovo cru no drink?

Whiskey Flip, um primo estranho da gemada e pode ou não pode ovo cru?

whiskey flip

Então, se eu for ser generalista: não pode ovo cru, você pode pegar salmonela e eu jamais deveria te aconselhar a consumir ovos não cozidos de jeito nenhum. Nem aquela gema mole que povo adora fotografar pode.

Mas assim, a gente tá comendo ovo cru, ou gema mole, tem é muito tempo e a maioria das pessoas não morreu de salmonela. Então se você animou a experimentar uma coisa bem diferente, eu deixo a dica: saiba de onde vem o ovo que você vai usar, e sempre use ovos frescos. Assim você sabe que quem produziu teve cuidado pra evitar contaminações e pode aproveitar o drink numa boa.

Não animou com o ovo cru mas curte a ideia de gemada? Ferve o leite com o açúcar; enquanto isso bate o ovo (com um fouet ou garfo). Ainda batendo o ovo, joga o leite fervendo nele e continua batendo. Isso é o suficiente pra deixar a mistura segura pra consumo. Adicione o whiskey e bata com o gelo. Vai ficar igual o whiskey flip? Não vai. Mas vai ficar parecido o bastante.

E isso porque os flips eram originalmente drinks quentes a base de ovos e vinhos (ou outra birita). Eles eram feitos agitando um ebulidor dentro da mistura; ebulidor é aquele bastão de metal que esquenta que se usava pra esquentar água. Os drinks foram mudando com o tempo e hoje são servidos frios. Ou seja, quase uma gemada mesmo.

Whiskey Flip – original aqui

1 1/2 dose de whiskey
1 ovo inteiro e cru*
1 colhe chá de açúcar
2 colheres chá de leite
1/4 xícara de gelo picado
noz moscada

*eu falo sobre o ovo no texto acima E dou opções pra quem não gosta da ideia do ovo cru

Em uma coqueteleira junte o whiskey, o ovo, o leite, o açúcar e o gelo. Bata por pelo menos 1min. Coe em uma taça rasa e finalize polvilhando com a noz moscada, em pó ou ralada na hora.

—————————-
2018: Marshmallow caseiro