Sopa cremosa de grão de bico e vegetais
Sopa cremosa, vegetariana, cheia de ingredientes e sabores, e bem quentinha pra aquecer esses dias de inverno!
E eu adorei essa receita por alguns motivos. O primeiro é que ela usa uma técnica muito simples pra deixar o caldo cremoso: farinha de trigo. É o mesmo princípio de um roux pra um molho branco, mas aplicado na sopa; a gente doura a farinha e mistura no caldo escolhido. Aliás, dá pra fazer isso em qualquer coisa com caldo que você queira. E pra quem não pode com glúten: outras farinhas também funcionam aqui. Já vi sopa engrossada com fubá, farinha de mandioca, farinha de rosca, amido de milho…
Outro ponto dessa sopa cremosa que gosto bastante é o equilíbrio entre amidos e proteínas dentro dos ingredientes. Normalmente eu vou focar só no quão gostosa a comida vai ficar. Mas uma verdade é que quando a gente tem amido, proteína e gordura juntos no prato a gente demora mais a sentir fome. É a diferença entre comer um prato de espaguete com molho branco e um prato de espaguete com molho bolonhesa. O que tem carne vai te sustentar muito mais. Numa única refeição a gente não precisa preocupar com isso, mas ao longo da vida é legal saber. Essa sopa tem batata, cenoura e milho que são mais ricos em amidos. Mas tem bastante grão de bico, que é cheio de proteína, e um punhado de ervilhas que também tão nesse grupo. Isso quer dizer que um pratinho de sopa mantém a gente de pé um bom tempo.
E claro, mesmo gostando bastante da receita acabei mudando algumas coisas. Aqui em casa quase nunca tem salsão, nem aipo. E a receita original pedia os dois. Aumentei batata, cenoura e cebola pra atingir o peso total de vegetais e fomos felizes. Também troquei grão de bico enlatado por seco, que é o único encontrável por aqui. E como sempre, o creme fresco virou em caixinha. Poderia ser qualquer creme na verdade. E sendo bem sincera nem precisaria do creme. É claro que ele deixa o caldo dessa sopa cremosa mais rico e cremoso mas não é como se ela ficasse ruim sem ele. E imagino que versões veganas também vão funcionar aqui pra quem quiser um caldo mais forte e sem leite animal. Aliás, pra quem quiser versão vegana, a manteiga do início da receita também é totalmente substituível por mais óleo/azeite!
Sopa Cremosa de Grão de Bico – original aqui
500g de grão de bico seco
1 colher sopa de azeite
2 colheres sopa de manteiga
1 cebola grande em cubinhos
3 cenouras em cubinhos
4 dentes de alho picadinhos
1/2 xícara de farinha de trigo
1300ml de caldo de vegetais
600g de batatas em cubos
1 colher chá de sálvia seca
2 folhas de louro
100g de ervilhas congeladas
1 lata de milho em conserva
120ml de creme de leite – caixa
sal e pimenta do reino a gosto
Na noite anterior deixe os grãos de bico de molho em uma vasilha com água. Depois de 12h de molho descarte a água (vale aguar as plantas) e coloque os grãos pra cozinhar em uma panela com água nova. Depois de uns 20min confira a textura, os grãos devem estar “al dente”; deixe cozinhando mais tempo se necessário. E, antes de adicionar na sopa, escorra a água do cozimento.
Enquanto os grãos cozinham prepare os outros ingredientes. Descasque e pique as cenouras e batatas do mesmo tamanho de um grão de bico; deixe as batatas de molho em uma vasilha com água até o momento de usar. Também descasque e pique em cubinhos a cebola e os alhos. Deixe as ervilhas descongelando e retire os grãos de milho da conserva, lave e deixe escorrendo em uma peneira.
Finalmente, aqueça uma panela em fogo médio. Junte nela o azeite e a manteiga e, quando ela derreter, junte a cebola. Quando ela começar a suar junte a cenoura, as folhas de louro e a sálvia. Vá cozinhando e mexendo até a cebola dourar. Então junte o alho e misture bem para que ele não queime. Quando a cenoura estiver “al dente” junte a farinha nessa mistura e misture bem por uns 2 minutos, até cozinhar a farinha e o aroma mudar. Baixe o fogo e comece a juntar o caldo aos poucos, misturando bem pra dissolver a farinha, até juntar todo o caldo. Adicione também as batatas, sem a água do molho, e uma pitada generosa de sal.
Deixe a panela semi tampada para que o caldo não evapore totalmente, e mexa de vez em quando pra que nada grude no fundo da panela. Quando as batatas estiverem macias o bastante pra cortar com uma colher é hora dos outros ingredientes: os grãos de bico já cozidos, o milho e as ervilhas. Misture tudo muito bem e acerte o sal e, se quiser, adicione uma pitada de pimenta do reino.
Logo antes de servir, desligue o fofo e acrescente o creme de leite. Misture bem e sirva com ervas frescas ou com um pouco de sálvia seca.
———————
Em 2017: Dark Evening
Um comentário sobre “Sopa cremosa de grão de bico e vegetais”