Thin mints, biscoitos de chocolate com menta gringos
Thin Mints, ou biscoitinhos de chocolate com menta, cobertos com mais chocolate, tipicamente vendidos por escoteiras.
Já viu em algum filme gringo as garotinhas escoteiras vendendo biscoitos de porta em porta? São vários sabores de biscoitos, alguns bem tradicionais, e os thin mints são um desses sabores. E acho bom já deixar claro que eu nunca comi um original então não tenho ideia do quão parecida essa versão ficou.
Mas, a ideia não era imitar os originais. Era conseguir mais uma receita gostosa com minha combinação favorita de sabores, e esse objetivo foi cumprido com louvor. Os biscoitos não ficam no forno tempo suficiente pra ficarem extremamente secos. E como são cobertos por chocolate logo depois não ressecam com o tempo também. O resultado é uma massa de biscoito macia e úmida, dentro de uma casquinha crocante de chocolate. Tudo misturando o sabor do chocolate com a refrescância da menta.
E aqui começam as modificações. Eu não tenho muitos extratos em casa porque é o tipo de ingrediente que uso raramente. Mas tenho uma garrafa de licor de menta que não estraga nunca, e eu uso muito pouco também. Então troquei o extrato pelo licor. Você pode usar qualquer um dos dois, e em ambos os casos eu aconselho ir colocando aos poucos e provando pra ver o quanto você vai gostar. A segunda modificação é a cobertura. Se eu misturo esse licor no chocolate ele empasta e fica impossível cobrir os biscoitos. Mas dependendo da base do seu extrato você pode usar ele na cobertura, igual é indicado na receita original.
E quanto ao chocolate, eu raramente consigo temperar direito porque aqui é muito quente e não tem ar condicionado. Numa ironia linda do destino dessa vez tava tão frio que o chocolate endureceu enquanto eu cobria os biscoitos. Dá pra ver um deles na foto todo engruminhado, isso é chocolate endurecendo antes da hora. Mas você pode:
– temperar o chocolate seguindo essas dicas, ou como você costuma fazer
– usar cobertura de chocolate e não precisar temperar
– não temperar o chocolate e deixar os biscoitos na geladeira.
Veja o que é melhor pra você e vai dar tudo certo.
Thin Mints – original aqui
170g de manteiga
1 xícara de açúcar refinado
1 ovo
1/2 colher chá de licor de menta*
1 1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau em pó
1 colher chá de fermento em pó
500g de chocolate meio amargo para a cobertura*
*mais sobre esses ingredientes no texto acima
Misture a farinha com o cacau e o fermento e reserve. Em outra vasilha bata a manteiga com o açúcar até o açúcar sumir. Acrescente o ovo e o licor e continue batendo até eles sumirem também. Então troque o fouet por uma colher/espátula e vá adicionando a farinha com cacau e fermento e misturando até conseguir uma massa homogênea.
Espalhe essa mistura sobre um pedaço de papel manteiga, ou tapete de silicone, até ela ficar com 0,5cm de espessura. Dependendo da temperatura do dia pode ser mais fácil fazer isso com uma espátula ou um rolo. Leve a massa para o congelador por pelo menos 30min ou até ela ficar firme. Então corte em círculos de 5cm. Se depois de cortar a massa ela ainda estiver firme leve para o forno, a 200C, em uma assadeira com papel manteiga, por cerca de 10min. Se ela tiver amolecido volte ao congelador por mais alguns minutos, até ela endurecer novamente e só então para o forno.
Espere os biscoitos já assados esfriarem completamente. Então derreta o chocolate, tempere e cubra os biscoitos mergulhando cada um no chocolate.
—————————-
Em 2017: Torta Crumble de Peras
Em 2019: Conhaque com Maçã