Martíni de los Muertos – #cozinhadebruxa
Martíni de los Muertos com vodka infusionada em casa e mais algumas opções caseiras pra um drink cheio de personalidade!
E já começamos com o ingrediente que dá nome e sabor a esse drink: Calêndula! Ela é parente das margaridas, tem muitas pétalas e normalmente é amarela. E também é a flor símbolo do Dia de los Muertos no México. Só que a variedade que cresce por lá é conhecida como cempasúchil. Por conta da cor mais alaranjada ela é ligada ao sol e, no México pré-hispânico era usada em altares e oferendas, e dedicadas aos mortos. Essa ligação se manteve e hoje ela é muito presente nas celebrações do Día de los Muertos. Uma das tradições é usar as flores pra marcar o caminho da casa, para que os familiares falecidos que vierem visitar não se percam pelo caminho. Sabe o filme “Coco – A vida é uma festa”? Aquele chão amarelo do mundo dos mortos? São pétalas dessa flor.
A nossa calêndula é mais conhecida como chá fitoterápico, mas também pode dar seu sabor pra bebidas alcoólicas. Foi o que eu fiz com a vodka desse martíni. Usei a flor seca que é como é mais fácil encontrar, e aí foi só colocar um punhado num pote, cobrir com vodka, tampar bem e deixar descansar.
O tempo de descanso varia conforme o quanto você quer que o sabor fique forte, mas eu aconselho começar a provar a partir de 12h de molho. E depois de 48h eu já acho que o amargor da calêndula fica muito forte e mais difícil de parear com outros sabores. Mas claro que a melhor medida é o seu gosto.
E depois disso o martíni de los muertos só precisa de vermute, licor de mexerica e bitter. Dá pra trocar por licor de laranja caseiro ou até Cointreau. A receita original usava licor de flor de sabugueiro, mas esse nunca nem vi ao vivo, e achei que o cítrico da mexerica combinaria com a calêndula. Quanto ao bitter, você pode fazer o seu deixando uma bebida neutra, como vodka, de molho com especiarias, ou a própria calêndula, por mais tempo, tipo uns 5 dias. Ou usar um comprado pronto como eu faço; o desse drink foi Campari.

Martini de los muertos
Ingredientes
- 1 1/2 dose vodka de calêndula
- 3/4 dose vermute doce
- 1/4 dose licor de mexerica
- 2 dashes bitter
- gelo
- corante dourado opcional
Instruções
- Junte a vodka, o vermute, o licor e o corante em uma coqueteleira com gelo e bate bem por 1 min.
- Coe em uma taça de martini e finalize com o bitter antes de servir
Notas
Licor de Mexerica - caseiro, pode ser qualquer marca
Bitter - caseiro, pode ser qualquer marca Mais sobre esses ingredientes no texto acima
—————————–
Em 2014: Múmias de salsicha
Em 2018: Tortinha de Geleia
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever: