Empanadas de Abóbora, versão doce
Empanadas de abóbora, docinhas e temperadas, e com massa crocante bem simples de fazer!
Começo explicando a empanada: é o que a gente chamaria de pastel assado. Já vi receita de empanadas em vários países latinos, cada uma de um jeito e tamanho, doces e salgadas. Essas em específico eu encontrei como um prato mexicano que remete ao Día de los Muertos. Essa é uma data muito festiva por lá e várias receitas são feitas para homenagear os falecidos da família. As empanadas de abóbora, ou empanadas de calabaza, são apenas um dos quitutes do dia.
Aqui a gente tem uma relação bem diferente com o dia de finados né?
Na hora de fazer as minhas precisei usar a abóbora que tinha, e no caso era uma cabotiá (ou cabocha). Não é minha abóbora favorita pra doces, prefiro a que a gente chama de abóbora de porco (ou de pescoço) que é aquela grandona e comprida. Mas essa deu bem certo também e eu acho que qualquer abóbora vai funcionar aqui. E eu usei o peso da abóbora com casca e semente porque é como eu encontro ela pra comprar aqui. Mas no total a receita é de 3 xícaras de recheio, então é mais ou menos essa medida de purê de abóbora que você vai precisar.
Eu fiz mais duas mudanças nesse recheio, que deixaram ele mais simples e sem graça mas ainda gostoso. A receita original, que foi base dessa, usa piloncillo que é a rapadura de lá, mas eu só tinha açúcar branco. Você pode usar a mesma medida de rapadura, açúcar mascavo, ou açúcar branco; vai mudar o sabor mas a receita vai continuar dando certo. A outra mudança foi diminuir o anis estrelado pela metade, porque eu prefiro o sabor dele bem sutil. Se você adora anis dá pra usar 2 estrelas.
Na massa mexi também, mas um detalhe na sova só. Achei a textura muito molenga pra conseguir sovar, então fiz a técnica da dobra: puxo um lado da massa e dobro pro meio, faço o mesmo do outro lado, depois de cima pra baixo e de baixo pra cima; deixo crescer 15min e vou repetindo esse processo pelo tempo de crescimento. Se você preferir fazer a massa na batedeira é só sovar tudo de uma vez até ela ficar lisinha e elástica e depois deixar descansar quietinha.
E um detalhe que não fiz é cortar na hora de fechar. A dica pra empanadas de abóbora bem perfeitinhas é dobrar a massa sobre o recheio e usar um cortador (ou tigela) pra cortar a borda e deixar bem redondinha. Eu tava gravando um stop-motion e essa etapa ia deixar o vídeo muito longo. Acabei deixando pra lá e fazendo empanadas mais tortinhas. Se você não quiser também não precisa fazer.
A última coisa antes de finalmente chegar a receita é o açúcar por cima. Eu amo essa casquinha de açúcar em cima de coisa assadas, por isso fiz. Quem preferir pode só pincelar com o ovo batido e deixar a empanada lisinha; a maioria das que vi nas pesquisas eram assim.
Empanadas de Abóbora
Ingredientes
- Recheio
- 750 g abóbora
- 1/2 xícara açúcar
- 1/4 xícara água
- 1 pedaço canela
- 1 estrela anis
- 1 cravo
- Massa
- 2 1/2 xícara farinha de trigo
- 2 ovos
- 1/3 xícara leite morno
- 1 colher chá fermento biológico seco
- 1/4 xícara açúcar
- 50 g manteiga derretida
- 1/4 colher chá sal
- 1 ovo - para pincelar
- açúcar cristal para polvilhar opcional
Instruções
- Recheio: descasque e pique a abóbora. Junte em uma panela com o restante dos ingredientes e cozinhe na panela semi tampada, mexendo de vez em quando até a abóbora começar a desmanchar. Retire os temperos e amasse a abóbora até conseguir um purê. Se ainda tiver água nesse momento, cozinhe mais um pouco com a panela aberta até ela secar. Deixe esfriar antes de usar.
- Massa: junte o fermento e o leite e deixe descansar 5min. Então junte todos os ingredientes da massa e misture até ficar homogênea. Tampe a vasilha e deixe descansar 15min. Dobre a massa sobre si mesma 4 vezes, uma de cada lado da massa e deixe descansar mais 15min. Repita a dobra e o descanso mais 3 vezes.
- Depois do último descanso de 15min divida a massa em 12 partes. Modele cada uma como uma bolinha, apertando bem enquanto enrola. Então cubra tudo com plástico.
- Deixando as outras cobertas, pegue uma bolinha de massa e abra até ficar com mais ou menos 15cm de diâmetro. Coloque cerca de 1/4 de xícara do recheio no meio e dobre como um pastel. Se quiser que fique bem certinho, use um cortador para ajeitar as bordas. Então use um garfo para apertar toda a borda selando bem a massa. Transfira para uma assadeira untada e repita o processo com o restante da massa e do recheio.
- Pincele as empanadas com 1 ovo batido e, se quiser uma textura mais crocante no topo, polvilhe um pouco de açúcar cristal sobre cada uma. Deixe descansarem mais 15min e então leve ao forno a 210C até dourarem.
Notas
—————————–
Em 2017: Baba Ganoush
Em 2019: Coco Vodka
Um comentário sobre “Empanadas de Abóbora, versão doce”