Búfala negra, drink com vinagre?
Búfala negra é um drink bem diferente, com ingredientes pouco comuns em coquetéis e que surpreende pelo sabor suave e refrescante.
E que aqui aparece numa versão toda errada. Então eu vou passar por cada ingrediente e contar como eu dei um jeito de mudar cada um deles. Começando com a bebida base do drink: o Bourbon. Eu não consigo diferenciar um whiskey de um Bourbon, então eu uso o que eu tiver, e foi o que eu fiz. É claro que se você consegue diferenciar, e teve calafrios com a minha falta de cuidado… você já sabe qual bebida usar.
Além disso, a receita que me inspirou usa açúcar mascavo. Eu tinha a intenção de usar também, mas só na hora de fazer descobri que tinha acabado. Fui de refinado mesmo e como gostei muito do drink, acho que não tem problema usar o que tiver. O manjericão que é a parte herbal do drink pode até parecer que não foi mudado, mas existem muitas variedades da planta. E, olhando pelas fotos, o mais comum é aquele grandão da folha larga. Não é o que eu tenho cultivado em casa, nem o que encontro por aqui, então já sabe né? A gente usa o que tem.
A mesma regra valeu pra soda limonada. O Búfala Negra original, criado lá em Atlanta, era feito com Ginger Ale. Ao longo dos anos o pessoal foi trocando por Ginger Beer. E eu nunca consegui entender a diferença dos dois. E achei que já tinha muitos sabores nesse copo, então escolhi algo mais neutro: soda limonada. Não é o sabor mais próximo, e também não tem nenhum teor alcoólico. Mas trás as borbulhas e a leveza que era a principal função.
Por último o ingrediente mais polêmico: o vinagre balsâmico. Eu confesso que só animei mesmo a fazer o drink porque a receita que vi usa xarope balsâmico em vez do vinagre puro. Ainda assim, fiquei com medo do resultado, porque quando se fala “um bom vinagre balsâmico”, o que eles querem dizer é: algo caro, difícil de encontrar, e que você vai ter dó de usar num drink. Eu usei o vinagre de mercado que eu tinha em casa pra fazer o xarope.
E aí vem a surpresa: o drink não tem sabor nem de vinagre, nem de whiskey e muito menos de manjericão. Na verdade me lembrou muito o El Charro só que bem mais interessante. Apesar de não dar pra perceber cada sabor individualmente dá pra entender que tem várias coisas ali no meio. É bem confuso e divertido!

Búfala Negra
Ingredientes
- 1 1/2 dose whiskey
- 8 folhas manjericão
- 1 colher chá açúcar
- 1/2 dose xarope balsâmico veja notas
- 2 doses soda limonada
Instruções
- Em um vidro junte as folhas de manjericão com o açúcar e amasse bem. Quando o açúcar estiver verde e perfumado junte o xarope, o whiskey e algumas pedras de gelo e misture bem.
- Coe em um copo baixo com pedras de gelo grandes e complete com a soda limonada. Sirva com um ramo de manjericão para perfumar.
Notas
https://www.youtube.com/shorts/1940cLmwgFk
—————————-
Em 2014: Bolo de Nozes
Em 2018: Bolo de Laranja com Creme de Queijo
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever: