Pãezinhos com molho verde
Pãezinhos bem fofos e cobertos por um molho verde bem temperado inspirado no pesto era o que eu tinha em mente quando cismei com essa receita.
A ideia começou quando vi uns pãezinhos gringos que eram assados cobertos com um molho picante. Não sou muito da pimenta e fiquei pensando como aquela receita ficaria com um pesto no lugar do molho picante. E foi daí que comecei a estudar e testar.
Decidi por uma massa bem básica porque queria que fosse algo bem fácil e adaptável. Então a escolhida foi a massa de pão que a gente usava durante a quarentena pra fazer pão de sal. Ela é bem versátil, tem poucos ingredientes e o passo a passo mais simples do mundo: misturar tudo, sovar, descansar, modelar, crescer, assar. Dito isso, dá sim pra fazer essa ideia com outras massas. Acho inclusive que a nossa massa de pão doce pode dar um contraste muito bom com os temperos do molho verde. E falando nele, vamos aos detalhes.
Era pra esse molho ser um pesto. Mas eu sabia que ia precisar modificar algumas coisas e não queria usar nenhuma castanha nessa receita. E a internet tá cheia de gente chata que ia vir apontar que aquilo não era um pesto. Ficamos com o nome de molho verde então, assim dá pra brincar a vontade com os ingredientes.
Querendo um pão com pesto de verdade, tem esse pão trançado com pesto, bem antiguinho aqui no site.
Usei metade manjericão e metade salsinha simplesmente porque acabei com o manjericão da horta nos testes anteriores. Acabei gostando muito do resultado com a mistura dos dois, então fica a dica: misture as folhas que você gostar mais. Quanto ao azeite, eu gosto do sabor, mas você pode usar o óleo vegetal que preferir. Os dentes de alho são totalmente opcionais, mas eu acho que eles fazem falta e colocaria um bom pedaço de cebola na ausência deles.
E finalmente o queijo. Aqui em casa a gente compra o parmesão no pedaço e rala quando quer usar. Se você for usar o de pacote tome cuidado pra não ficar tudo salgado demais. Eu experimentaria com apenas metade e iria colocando aos poucos pra ir testando o sabor do molho verde.
Um último detalhe, sobre a forma. Ela foi o grande problema durante os testes e estudos. É melhor uma forma menor que uma maior mesmo. A ideia é que os pãezinhos fiquem colados uns nos outros, de preferência sem deixar espaço nenhum entre eles quando crescerem. Quando usei uma assadeira maior que a indicada na receita eles assaram separados e isso tanto fez com que o molho escorresse quanto criou uma casquinha nas laterais. Sei lá, não gostei muito do resultado assim. Se você estiver entre uma forma muito grande e outra muito pequena eu escolheria a pequena e assaria as bolinhas de massa extras em outro pote, pequeno, como numa porção individual.
Ufa. Acho que isso é tudo. Pra quem não tem intimidade com modelagem de pães, no vídeo eu mostro direitinho como fiz. Ele está linkado logo depois da receita!

Pãezinhos com Molho Verde
Ingredientes
- Massa
- 4 xícaras farinha de trigo
- 2 colheres sopa açúcar
- 1 colher sopa fermento biológico seco
- 1 1/2 colher sopa sal
- 2 colheres sopa óleo vegetal
- 300 ml água
- Molho
- 1 xícara ervas veja texto acima
- 3 dentes alho
- 1/2 xícara parmesão ralado veja texto acima
- 1/4 xícara azeite
- 120 g manteiga
- sal
Instruções
- Misture todos os ingredientes da massa e sove até ficar elástica. Ela é bem molenga mesmo.Forme uma bola com ela, transfira em uma vasilha enfarinhada e coberta com um pano. Deixe descansar por cerca de 15min.
- Com um mixer ou processador triture as ervas com o alho, o azeite e o queijo até formar um purê homogêneo. Derreta a manteiga e misture esse purê verde nela. Prove e acerte o sal se necessário.
- Com a massa descansada divida em 45 pedaços, formando uma trouxinha com cada pedaço. Pegue uma trouxinha, faça dela uma bolinha de massa, passe no molho verde e então transfira para uma assadeira de cerca de 22x33cm. A assadeira não precisa ser untada.Se quiser, boleie 4 a 5 pedaços de massa e coloque no molho e depois pesque todos com um garfo. Facilita o trabalho.
- Quando toda a massa estiver na assadeira, cubra novamente e deixe descansar por cerca de 1h. E então leve ao forno aquecido a 230 até dourar.
Notas
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever: