Peanut drops, ou pé de moleque jamaicano

Peanut drops são amendoins cozidos no açúcar com temperos até formar uma calda espessa que endurece depois de fria.

peanut drops

Pé de moleque jamaicano é como decidi chamar essa receita por conta da similaridade com o nosso pé de moleque. Mas calma que essa receita tem suas particularidades. O nome original, peanut drops, significa pingos de amendoim. Isso porque a mistura de amendoim e açúcar é pingada na assadeira, formando os montinhos que, depois de frios, são servidos. E já aqui não sei se isso é realmente uma diferença ou não já que já vi pé de moleque de corte, mas também já vi modelado assim.

Outra coisa que não sei dizer o quão diferente é: o açúcar. Todas as receitas que vi desse pé de moleque jamaicano eram com açúcar mascavo. Já a versão brasileira eu já vi ser feita com mascavo, açúcar refinado e, principalmente, rapadura. Fiquei querendo fazer um comparativo pra ver qual seria a diferença (no sabor) de usar mascavo e rapadura. Mas uma coisa garanto: fazer a versão jamaicana com açúcar refinada vai retirar parte da graça dos sabores.

A falando nos sabores, eles são a principal diferença dessa receita. Além do açúcar e dos amendoins, vão pra panela gengibre, canela e baunilha! E isso traz um ardido e um perfume muito gostosos pro pé de moleque. Dito isso, as medidas abaixo são apenas sugestões, dando pra variar conforme o seu gosto. Outra coisa que pode variar é o jeito de usar a canela. Existem algumas versões que não usam a canela em pó e sim pedaços dela fervidos junto do doce. Na hora que a calda começa a engrossar esse pedaços são retirados pra facilitar a hora da modelagem.

pé de moleque jamaicano

E já que eu mencionei a calda engrossando, fica a confissão: a temperatura citada na receita abaixo é invenção minha. As receitas que consultei todas falavam de cozinhar o açúcar até formar uma calda espessa. Só que eu achei esse termo muito vago, principalmente pra quem não tem anos de experiência fazendo o prato. Então me guiei pela aparência dos peanut drops já pronto em fotos e vídeos internet afora. E aí fui pro Cozinha Técnica, que eu sempre consulto pra saber temperaturas de calda de açúcar.

O que eu queria era que o açúcar cozinhasse até o ponto em que, depois de frio, ficasse sequinho e crocante mas não duro demais. O que me pareceu mais assim foi o ponto de vidro, usado pra decorações de açúcar e pirulitos. Esse ponto começa a partir de 149C, mas indico na receita desligar a fogo a partir de 145C. Isso porque nesses pontos a temperatura sobe bem rapidamente, e a modelagem desse doce é mais demorada. A mistura não vai ser retirada da panela total e rapidamente, e sim aos poucos, em colheradas. Então o calor residual da panela ajuda a manter o ponto mais adequado sem correr risco de queimar o açúcar.

Por último uma dica que não foi possível pra mim mas pode ser pra você. Tradicionalmente cada montinho de pé de moleque é formado em cima de pedaços de folha de bananeira. Na falta delas eu usei um tapete de silicone mesmo, mas fiquei com vontade de testar assim.

peanut drop

peanut drops

Pé de Moleque Jamaicano

Ingredientes
  

  • 2 xícaras amendoim sem casca
  • 1 3/4 xícaras água
  • 2 colheres sopa gengibre ralado
  • 1 1/4 xícara açúcar mascavo
  • 1/2 colher chá canela em pó
  • 1/2 colher chá essência de baunilha

Instruções
 

  • Junte o amendoim e a água e leve ao fogo médio até começar a ferver.
  • Junte o gengibre, o açúcar, a canela e a baunilha. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até atingir 145C.
  • Pingue colheradas dessa mistura em uma assadeira com silicone, ou papel manteiga untado, e espere esfriar antes de servir.

—————————-
Em 2017: Pão de Ló de Chocolate
Em 2019: Bacaniano