Salada de Vagem com Grão de Bico

Salada de Vagem, com grão de bico, tomate, azeitonas e mais algumas coisinhas pra ficar bem perfumada e colorida!

foto do prato com a salada de vagem é possível ver pedaços de vagem, tomate, azeitona, grãos de bico e folhas de salsinha

A ideia dessa combinação não é minha. Na verdade essa é mais uma receita que eu vi na Gourmet Traveller. Mas a versão deles é uma salada com 3 tipos de vagem e bom… quando eu vejo duas variedades no verdurão é motivo de festa. Normalmente a gente vê uma variedade em cada época do ano. Mas isso não seria impeditivo pra aproveitar a ideia né?

Eu fiz o que faço na maioria das vezes e usei a variedade que tinha disponível. E acredito que quase todas as outras funcionem. Aquela achatada e fininha, que muita gente chama de ervilha-torta, talvez fique mais difícil. E algumas variedades cilíndricas mais fibrosas talvez precisem de um pingo d’água na frigideira pra chegarem num ponto agradável ao paladar. O importante é deixar elas tostarem na frigideira já que tanto a textura quanto o sabor caramelizado transformam essa salada de vagem.

Outro ingrediente que pode variar muito é o tomate, pelos mesmos motivos e com as mesmas soluções. Eu usei o chamado de Grape (uva), ele é pequeno como o Cereja mas é mais adocicado. Se você for usar um muito ácido, minha sugestão é diminuir um pouco o limão do molho e provar a salada antes de acrescentar o restante do limão, ou não. Mas na boa? Podendo escolher eu prefiro tomates menos ácidos e mais adocicados pra esse tipo de prato. Mesmo que isso signifique um tomate grande. Afinal vai partir em cubos mesmo né?

foto de cima do prato de salada de vagem e do prato servido com purê e salada

A dica que eu sempre vejo de quem cozinha profissionalmente é: escolha os tomates da época, eles estarão mais saborosos e com a textura mais agradável.

O terceiro ingrediente principal é o grão de bico, e aí minha dica é simples: eu sempre cozinho o pacote inteiro, independente da receita que vou fazer. E o que eu não for utilizar no dia eu congelo. Normalmente em porções de 1 xícara, ou duas. A maioria das receitas aqui em casa pede 2 xícaras. Pra essa salada eu usei uma porção dessas: só deixei descongelar, passei uma água e deixe escorrendo enquanto preparava a salada. Você pode cozinhar como tiver costume. Eu só coloco em uma panela com MUITA água e deixo ferver em fogo baixo até ficar al dente. Sem sal, sem bicarbonato, sem nada.

Saindo dos ingredientes principais, essa salada de vagem tem vários temperos que podem ser polêmicos para alguns paladares. Eu realmente acho que a azeitona faz falta. Mas se você odeia troque por outra conserva mais salgada. Eu trocaria por alcaparras, em menor quantidade. Ou um pouco de picles, e aí tomando cuidado com a quantidade de suco de limão também.

prato com purê de batata e salada de vagem por cima, atrás um copo de chá com pedras de gelo

Erva doce também é outro ingrediente que muita gente não gosta né? Já eu acho que ela combina muito com tomates. Se você não quiser usar, vale trocar por qualquer temperinho que você goste de usar com os tomates e pronto. Pimenta… bom, pimenta quem gosta aproveita, quem não gosta pula. Essa parte é sempre muito pessoal e a salsinha pode virar coentro, o orégano pode ser fresco… Uma hortelã seria interessante. Parte do limão pode virar balsâmico, que combina muito com esses ingredientes… Essa é a hora de deixar esse prato com a sua cara.

Agora pra fechar: a receita original dizia pra servir com burrata. Eu nunca encontro burrata aqui. Mas pensei que um queijo cremoso e fresco poderia fazer uma boa substituição. Comprei e no dia de gravar, quando abri o queijo, vi que estava estragado. Eu ainda acho que um queijo mais “molhado” como um cottage pode funcionar aqui. Mas eu só servi a salada com o acompanhamento que seria o nosso almoço: purê simples de batata. E combinou muito! A cremosidade e o sabor suave do purê formaram um contraponto bem certinho a todos os temperos e texturas da salada. Fica a dica.

close no prato servido

Salada de Vagem com Grão de Bico e tomates

Salada de Vagem

Ingredientes
  

  • 1 colher chá erva doce
  • 100 g azeitonas verdes sem caroço
  • 1/4 colher chá pimenta calabresa
  • 1/4 xícara suco de limão cerca de 2 limões
  • 1 colher sopa orégano seco
  • 1 colher sopa salsinha fresca
  • 400 g grão de bico cozido cerca de 2 xícaras
  • 350 g vagem
  • 1 colher sopa óleo vegetal
  • 250 g tomatinhos

Instruções
 

  • Aqueça as sementes de erva doce em uma frigideira até que ela fiquem perfumadas. Transfira para uma vasilha e junte nelas a pimenta, o orégano, metade da salsinha e o limão.
  • Pique cerca de 1/4 das azeitonas na metade e reserve.
    Pique o restante bem miudinho e junte na vasilha com os temperos. Misture bem e reserve também.
  • Corte a vagem em pedaços de cerca de 4cm.
    Aqueça o óleo na frigideira e vá dourando os pedaços de vagem em fogo alto, aos poucos pra frigideira não ficar cheia. Conforme os pedaços ficarem dourados dos dois lados transfira para a vasilha com os temperos. Misture bem.
  • Pique os tomatinhos de um tamanho parecido com o grão de bico, e então junte na vagem. Junte também o grão de bico e misture bem.
  • Leve para a geladeira por uns 30min pra gelar, se quiser.
  • Transfira para a vasilha onde for servir e então finalize com as azeitonas e a salsinha restantes.

—————————————————————————————–
Em 2023: Salada de Batata