Pavê de abacaxi (com coco)

Pavê de abacaxi, e se quiser com coco também!

Enquanto ninguém avisa pro verão que a primavera ainda nem começou, por aqui as sobremesas geladas já começam a dar as caras. E a de hoje pra mim já é vintage porque eu nem tinha nascido e ela já marcava presença por aqui.
O nome no caderno da minha mãe é de torta de abacaxi, mas já que não tem casquinha de massa chamemos de pavê que é todo doce em camadas. E a original também não tem coco, mas me parece meio que um sacrilégio fazer um doce de abacaxi e não juntar coco em algum lugar. Pra quem não gosta da combinação, ou do coco em geral, é só ignorar e parar a montagem no creme de claras.
Se por algum milagre você não gosta de abacaxi mas ainda está aqui: troca o doce de abacaxi por alguma fruta em calda, ou por alguma geleia diluída e me conta o resultado! 😉

Pavê de abacaxi (com coco)

1 lata de leite condensado
2 latas de leite*
1 xícara de açúcar
1 abacaxi – cerca de 5 xícaras em cubinhos
4 ovos
1 lata de creme de leite sem soro
coco fresco – ralado ou em fitas**

*todo mundo ciente que é a lata de leite condensado usada como medida né?
** usei um descascador de legumes pra fazer fitas de coco, mas vale usar no formato que preferir

Pique o abacaxi em cubinhos, descartando o miolo* e junte com o açúcar em uma panela. Misture apenas de vez em quando, tomando cuidado para “sujar” as laterais da panela com a calda formada para que não tenha cristalização. Quando a água secar e o abacaxi começar a dourar desligue e deixe esfriar.
Junte o leite condensado, leite e as gemas em uma panela e cozinhe, misturando quase sempre, até engrossar. O ponto varia de acordo com o gosto de cada um, mas é bem parecido com o do creme de confeiteiro.
Transfira o creme formado para o recipiente escolhido e cubra com filme plástico até esfriar totalmente. Vale deixar na geladeira se quiser acelerar tudo. Quando o creme e o doce de abacaxi já estiverem frios retire o plástico de cima do creme e cubra com o doce de abacaxi.
Bata as claras em neve e quando atingir picos firmes junte o creme de leite, ainda batendo. Quando estiver homogêneo cubra o abacaxi com esse creme. Por fim cubra tudo com o coco e leve para a geladeira. Costuma ficar ainda mais gostoso se dormir na geladeira antes de servir.

*descartando é modo de dizer né gente, por aqui o miolo é cortado em cubinhos e vira um ótimo petisco pra comer fora de hora

———————————
Em 2014: Palitos de cebola

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar