Bolo de Tahine com Banana e Chocolate

Bolo de tahine com banana, cheio de gotas de chocolate, e com uma casquinha de gergelim dourado no topo!

bolo de banana com tahine

Ou seria um bolo de banana com tahine? Na verdade esse era o nome original dele já que essa seria a tradução correta do Tahini Banana Bread lá do Yoga of Cooking. Na verdade mesmo, bread seria pão né? Só que os banana bread gringos são bolos de banana com essa textura que tem a aparência de um pão macio, mas que na verdade é um bolo mais denso.

Muitos “na verdade”, “não é bem isso”… Deixa eu ser mais direta.

Esse bolo de tahine com banana é um bolo em estruturado, bem úmido, e doce na medida. Com o perfume da banana e do tahine, e os pedaços de chocolate meio amargo que são sempre bem vindos. Aliás, muuitos pedaços de chocolate. Gostei…rs

E esse não é o primeiro bolo com essa combinação que aparece por aqui. Já tivemos um bolo de banana com tahine, sem chocolate mas com uma cobertura açucarada.  A receita dele tá aqui. E se você ler as duas receitas lado a lado vai ver que elas são muito parecidas. Os ingredientes são basicamente os mesmos, e o passo a passo também. A grande diferença? As proporções de alguns ingredientes.

O de hoje tem (proporcionalmente) mais trigo, mais tahine e mais banana; e menos açúcar no total, e mais açúcar mascavo do que refinado, ao contrário do outro. O que isso faz é que o bolo desse post é mais estruturado e mais úmido que o outro. E o outro tem a massa mais doce, mesmo sem o chocolate e mesmo sem contar a cobertura.

bolo de tahine com banana e chocolate

Pra mim fica assim: o bolo de banana com tahine é mais delicado e com mais cara de sobremesa; o bolo de tahine com banana é mais parrudo e com cara de café da manhã (ou lanche).

Eu tava bem animada pra testar essa receita e fazer essas comparações porque as pessoas parecem ter muito medo de trocar ingredientes, ou mexer nas proporções, e a receita dar errado. E o normal é que em vez de dar errado você só descubra uma versão nova. Que você pode gostar mais, ou não…

Com tudo isso disto, alguns detalhes desse receita em si:

Começando pelo ingrediente principal, o tahine. Pra quem não conhece e chegou até aqui, o tahine é uma pasta feita de gergelim. Dá pra encontrar pronta pra comprar, em latas ou vidros. E dá pra fazer em casa. Eu faço em casa porque nas raras vezes que encontrei por aqui ou era muito caro, ou eu não gostei do produto. E eu explico como eu faço e mais detalhes nesse post.

Outro ponto é o papel manteiga na forma. Eu não sou a maior fã de receitas que pedem pra usar papel manteiga porque é um ingrediente de uso único, e eu tenho tentado evitar esse tipo de coisa. Mas, eu queria muito ver como ficaria a textura desse bolo ainda morno, e se ela mudaria depois de fria. E pra isso o papel manteiga é fundamental, já que permite tirar o bolo ainda quente da forma.

Bom, eu experimentei e vi que a textura não muda depois que esfria. Então se você preferir não usar o papel manteiga, basta untar a forma e esperar o bolo esfriar totalmente antes de desenformar.

banana bread com tahine

Por último, uma coisa que eu mostrei no vídeo do passo a passo, e falei que comentaria por aqui: o fat bloom. Eu normalmente prefiro usar chocolate picado, porque gosto mais da forma como o chocolate picado se comporta na massa do bolo. E porque, ao picar o chocolate, a gente produz uma poeirinha de chocolate que se mistura na massa, espalhando mais o sabor dele. E eu gosto disso.

Mas nessa receita eu usei gotas de chocolate meio amargo, porque eu tinha um pacote delas aqui e elas já estavam esbranquiçando. Essa cobertura branca por cima das gotas de chocolate não é o chocolate estragando, mas um defeito não muito grave chamado Fat Bloom. É a gordura do chocolate migrando pra superfície. No meu caso eu imagino que isso tenha acontecido por conta da variação de temperatura que os dias têm tido.

Como eu disse, é um defeito não muito grave. Ele deixa o chocolate meio feioso, mas não impede que ele se comporte adequadamente. Inclusive, depois de assado ele ficou com aparência normal de novo. Mas vale lembrar que nem toda cobertura branca é fat bloom. No link que deixei no parágrafo acima tem mais informações que podem ser úteis.

Pra finalizar: você pode trocar as gotas de chocolate meio amargo por chocolate ao leite, ou branco, ou caramelizado ou castanhas, ou que você preferir…

bolo de banana com tahine e chocolate

Bolo de Banana com Tahine e Chocolate

Ingredientes
  

  • 2 xícaras farinha de trigo
  • 1 colher chá bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher chá sal
  • 100 g manteiga
  • 1/4 xícara açúcar refinado
  • 1/2 xícara açúcar mascavo medido apertado
  • 2 xícaras banana amassada cerca de 6 bananas médias
  • 2 ovos
  • 1/3 xícara tahine
  • 3/4 xícara gotas de chocolate
  • chocolate e gergelim para enfeitar

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C para ir aquecendo. Prepare uma forma retangular de cerca de 28x10cm.
    Se for desenformar o bolo ainda morno: unte a forma, forre com papel manteiga e unte o papel manteiga.
    Se for desenformar o bolo frio: unte a forma.
  • Em uma vasilha misture a farinha com o sal e o bicarbonato e reserve.
  • Em outra vasilha bata a manteiga com os açúcares até conseguir um creme claro e fofo.
  • Junte as bananas amassadas e misture bem. Em seguida adicione o tahine e misture novamente para incorporar
  • Quebre os ovos em uma tigelinha, bata até ficarem homogêneos, e então junte na massa, misturando até que ela volte a ficar homogênea.
  • Então comece a juntar a mistura de farinha nessa massa úmida. Vá adicionando aos poucos, e misturando delicadamente até que toda a farinha esteja incorporada na massa.
  • Por fim, junte as gotas de chocolate e misture bem para espalhar por toda a massa.
  • Transfira a massa para a forma preparada alisando bem o topo. Então espalhe sobre ela algumas gotas de chocolate e sementes de gergelim.
    Leve ao forno até dourar e passar no teste do palito.

————————————————
Em 2018: Bolo de batata doce
Em 2021: Mocha Perfumado