Chips de cenoura e saladas mais interessantes
Chips de cenoura, saladas mais interessantes e um post totalmente atualizado! Bora que hoje a coisa é rápida…
Esse post é original de 2014, mas esse texto foi escrito em 2020. Explico. Em algum ponto entre as duas datas o Cozinha perdeu muitas fotos dos primeiros anos de site. A desse post foi uma delas. E conforme a vida foi acontecendo eu fui, aos poucos, atualizando esses posts com fotos novas e, em alguns casos, textos novos também. É o caso desses chips de cenoura.
Eles foram descobertos por acaso e viraram um drops aqui; só uma dica rápida sem receita. E continua meio que sem receita, mas achei melhor explicar direito essa ideia dessa vez. Você pode fazer os chips com duas texturas bem diferentes, e isso vai depender da temperatura do forno. Com um forno mais baixo, de 180C pra baixo, as fatias de cenoura vão secar delicadamente e vão ficar crocante depois de um bom tempo assando. Com um forno mais alto, cerca de 230C, elas não vou secar totalmente antes de começar a queimar e vão ficar com uma textura mais de couro. Parece estranho mas é isso mesmo…
Como você vai fazer as suas depende só de como você quer o resultado final. E claro, os temperos também! Só azeite e sal funcionam muito bem. Cominho, mostarda em pó, páprica picante, coentro em pó, tudo isso funciona também. É só fatiar as cenouras (com casca ou sem), besuntar com o azeite ou óleo e cobrir com o tempero. Eu provo crua mesmo pra ver se o tempero tá bom. Espalhe sobre uma assadeira com papel manteiga ou silicone e leve ao forno na temperatura escolhida. Eu gosto de virar e remexer as cenouras a cada 15min pra garantir que fiquem assadas por igual.
E se a primeira vez eu provei com um petisco, hoje pra mim ela funciona muito bem numa salada. Alface picada, essas cenouras e gergelim e pra mim já tá uma delícia. Mas elas funcionam bem em saladas mais elaboradas também! E claro, dá pra fazer isso com outros vegetais também. Cenoura com beterraba pro exemplo fica uma delícia!
Uma última dica? Eu fatiei a cenoura com uma faca porque queria testar como seria pra quem não tem nenhuma outra ferramenta. Mas se você tiver uma mandolina (ou é um mandolin?) o resultado fica bem mais bem acabado. E se você não fizer questão de formato dá pra usar um descascador de legumes e fazer fitas de cenoura. Elas vão assar bem mais rápido então é bom ficar de olho no forno!
2 comentários em “Chips de cenoura e saladas mais interessantes”