Biscoito de Polvilho
Eu fiz biscoito de polvilho! E deu certo!! Biscoitos sequinhos e crocantes e muito fáceis de fazer, sem nenhum ingrediente raro/caro ou método difícil.
A receita veio lá do panelinha e adorei porque não precisei alterar nenhum ingrediente. Passei dois pequenos apertos com o modo e preparo mas nada desesperador. E agora conto pra vocês que aí fica fácil pra todo mundo. 😉
O primeiro foi com a batedeira. A minha é das antiguinhas, não tem gancho e nem planetária é, mas mesmo assim deu conta. Só tive que tomar cuidado porque a massa vai ficando mega elástica quando começa a bater, e aí corre o risco de subir pelas pás da batedeira e embolar tudo. Falando assim parece um alien, mas a massa fica linda. É só ter cuidado pra não afundar demais as pás na massa. Claro que se a sua for uma batedeira mais robusta, ou que tenha gancho pra bater esse tipo de massa não precisa preocupar com nada.
O segundo aperto foi o ponto. É que esse biscoito é muito fácil de ficar duro além do desejado. E é exatamente isso que acontece quando ele fica tempo demais no forno. Só que se tirar muito antes da hora, eles ficam meio muchibentos, tipo pão de queijo de padaria no dia seguinte. Eu gosto dessa textura, mas vamos combinar que não é o esperado num biscoito de polvilho né? A gente quer é aquele biscoito crocante que quebra quando a gente morde. Pra resolver isso, só testando. Não caia na tentação de aumentar a temperatura do forno pra ir mais rápido. E com o forno baixinho vá testando cada fornada.
Biscoito de Polvilho – original aqui
rendeu mais de 50 biscoitos
500g de polvilho azedo
250ml de leite integral
250ml de óleo vegetal
250ml de água
1 ovo
1 colher sopa de sal
Misture o polvilho com o sal em uma vasilha e reserve. Leve o leite e o óleo ao fogo até ferver. Cuidado que assim que ferve sobe e é aquela bagunça. Junte essa mistura ao polvilho e misture com uma colher grande. Vai virar uma goma. Acrescente o ovo e misture como der. Não precisa ficar aqueeeela homogeneidade, só precisa o ovo sumir na massa. Junte a água a misture novamente. Vai ficar um meio termo entre massa de bolo e massa de biscoito, e parece que deu mega errado.
Leve essa massa pra batedeira (de preferência que tenha gancho) e bata bastante. A massa vai ficando cada vez mais elástica e lisa. Parece uma massa de pão que ficou mole demais, mas tem que ficar mole mesmo. Enquanto a massa bate ligue o forno a 180° e unte e enfarinhe algumas assadeiras. Quando a massa não tiver mais nenhum grumo de polvilho é hora de modelar os biscoitos. Transfira a massa para um saco de confeitar sem bico* ou mesmo para uma sacola com um dos cantos cortados. Não faça como eu que quis fazer a massa toda com um saco pequeno e cobri minha cozinha com massa de biscoitos. Melhor fazer um pouco de cada vez…rs
Faça palitos ou argolas nas formas. Não precisa preocupar em deixar um espaço grande entre cada biscoito, eles não crescem nem espalham muito. E leve ao forno por tempo indeterminado. Depois de uns 20minutos eles devem estar começando a ficar opacos. Daí tem que ir testando o ponto. Eles tem que quebrar e não rasgar, mas o interior ainda tem que estar um pouquinho úmido. Espere esfriar e guarde em um pote de vidro para que não murchem muito rápido.
*Ou use o bico que quiser já que o biscoito é seu e pode ter o formato que você preferir né….
Parabéns pela instrução rica em detalhes que certamente nos deixariam paralisadas.
Muito obrigada Marlene! 🙂
Pode congelar?
Eliana eu nunca testei congelar essa massa. Mas como ela é parecida com a massa de pão de queijo (só que sem queijo) acredito que possa funcionar sim.
Para 500grs de polvilho e Muito leite, o leite não deixa o biscoito ficar sequinho.
Nazara você experimentou fazer com menos leite?
Ver essas fotos agora, deixaram minha boca cheia d’agua!!!
Está no forno depois conto como ficou, mais não achei q deu trabalho.Vamos aguardar hummm
Eu achei o máximo todos que foi passado vou fazer espero que dei certo
Que bom Edna! Depois me conta como ficou?
Porque os biscoitos de polvilho ficam duros se deixar pra consumir no dia seguinte?
Porque tem que ser consumido ainda fresquinhos senão eles ficam duros ou muchos?
Alguém pode me responder?
[email protected]
É uma características de massas feitas com polvilho, o mesmo acontece com pão de queijo por exemplo. Eles vão ficar duros ou murchos no dia seguinte de acordo com quanto tempo eles ficaram no forno.
Eu imagino que seja a ausência de glúten que causa essa alteração na textura, mas não tenho certeza…
Eu gostaria de saber o que fazer quando passa uns dias e ele fica duro duro ??
Olha, eu nunca passei por isso porque biscoito aqui em casa não dura muito. Mas a forma como eles mudam conforme o tempo passa tem muito a ver com o quanto eles secaram no forno e como eles foram guardados. Como você guardou os seus que ficaram duros? E quantos dias se passaram??
Por favor mim ajuda, pois meus biscoitos avoador ficam duro.
Oi Dorilene, a receita que você fez foi a mesma desse post? Onde você guardou os biscoitos depois de prontos?
(biscoitos avoador? Nunca ouvi esse nome…)
Para mim ñ deu certo. Ñ pq mas o óleo ñ aderiu ao restante da massa. Coloquei p assar mesmo assim, sob o papel manteiga. Seja o q Deus qser!😕
Usei o polvilho azedo Amafil. Polvilhos muito finos não absorvem bem os líquidos. Para essa quantidade (750 ml), foi necessário adicionar mais 400g de polvilho (total de 900g) para a massa atingir o ponto certo! E usei mais um ovo, para deixar os biscoitos mais leves e saborosos.
Boa noite!
Tenho uma grande dúvida! Devo diminuir a temperatura do forno até os biscoitos ficarem prontos ou não há necessidade?
Oi Sílvia, como esses biscoitos são assados em forno baixo, provavelmente não vai precisar. Ainda assim, caso a massa já esteja dourando por fora mas ainda crua por dentro, aí vale a pena baixar ainda mais a temperatura do forno até que cozinhe totalmente.
Muito obrigada!
Receita perfeita.
Bati na batedeira com as pás de bolo normal. Assei e ficou
S E N S A C I O N A L!!!!!
Dica. Untar a forma com banha para não grudar nem requeimar e nem ficar difícil de lavar! 😉
🙏🏻🙏🏻🙏🏻Obrigada
Que bom que gostou Luci! Adorei a dica da banha, vou experimentar! =)
Oi boa noite. Sou a Eleuza estou fazendo o biscoito de polvilho azedo. Esta no forno. Será que se fazer com o polvilho doce fica bom? Muito obrigada
Oi Eleuza, eu nunca experimentei fazer esse biscoito com a versão doce, então não posso dizer com certeza o que vai acontecer. Mas no pão de queijo o que acontece é que o polvilho doce não infla tanto a massa quanto o azedo, então o resultado é mais massudo e menos aerado. Imagino que com o biscoito aconteça algo parecido…
Para mim ñ deu certo. Ñ pq mas o óleo ñ aderiu ao restante da massa. Coloquei p assar mesmo assim, sob o papel manteiga. Seja o q Deus qser!😕
Daniela fiquei bem curiosa, como assim o óleo não aderiu na massa???
Olá! Tenho uma dúvida.
Eu não tenho batedeira, será se, eu fizer no liquidificador, dará certo tbm??..
Aguardo resposta.
Obrigada!
Oi Patrícia, a massa é bem pesada e a ideia é que a batedeira vá sovar a massa até ela ficar lisa. Então acho que o liquidificador não daria conta; a melhor alternativa talvez seja sovar a massa não mão mesmo. Eu untaria a bancada com muito pouco óleo e tentaria dessa forma. Espero que d~e certo!
Pode congelar?
Boa noite Patricia foi muita coincidência fui procurar uma resposta porque meu biscoito ficou duro e entrei em seu site e justamente a minha receita eu peguei no Panelinha e é a mesma agradeço pelas dicas vou tentar novamente,Obrigado.