Bolo Gelado de Coco
Bolo gelado de coco, bem fofinho, encharcado de calda docinha e com sabor suave, e coberto com uma camada de coco ralado fininho…
Momento confissão: quando eu era pequena, eu não era muito fã desse bolo. O meu bolo de festa favorito era o prestígio, tradição aqui de casa. Então quando ia numa festinha e o bolo era o bolo gelado de coco, eu ficava meio fuén. Nada que alguns anos de vida não resolvam né?
Justamente porque a tradição aqui em casa era outra, eu não tinha uma receita de família pra trazer pra cá. Então lá em 2016, quando resolvi fazer esse bolo, fui trás de receitas diferentes na internet. A escolhida pra vir pro site foi uma versão de tabuleiro, publicada originalmente no site da Casa e Jardim. Lembro que achei mais prático fazer a versão que é servida no tabuleiro em vez de ficar banhando cada pedaço de bolo na calda, passando no coco e embrulhando um por um.
Esse texto (e as fotos e o vídeo) são uma atualização daquela receita de 2016. Os ingredientes e o passo a passo não mudaram muito. Eu só mexi nas proporções pra conseguir um bolo um pouco mais alto, mas ainda assim encharcado de calda. E sim, se você tá pensando em bolo encharcado em calda de leite e lembrando do Bolo Tres Leches, é bem parecido mesmo! O tres leches não leva leite de coco e sim creme e leite, e tem um merengue por cima. Mas digamos que eles são primos irmãos.
Agora falando nos detalhes dessa versão de 2025 do bolo gelado de coco…
Eu reduzi bastante a quantidade de açúcar na massa. Sabe quando você assa o bolo e o topo chega a ficar melando? Esse tava assim. O resultado agora é um bolo de sobremesa, bem docinho, mas sem ficar exagerado. Se você prefere sobremesas menos doces, pode reduzir ainda mais e usar só 1 xícara de açúcar pra receita abaixo sem alterar a textura do bolo. Reduzir mais que isso eu não testei então não posso confirmar que dá certo.
Outra coisa que você pode mexer é tirar a lactose do bolo. Dá pra usar leite e leite condensado sem lactose, claro. Mas também dá pra usar leite de coco no lugar do leite, tanto na massa quanto na calda. O sabor de coco vai ficar mais proeminente, mas não vejo isso como um problema. E se não encontrar leite condensado sem lactose, você pode trocar por mais leite de coco (cerca de 1 xícara a mais) e açúcar. E aí dá pra adoçar ao seu gosto. Só lembra que a calda precisa ser um pouquinho mais doce do que você quer que o bolo fique. Nesse caso também, minha dica é esquentar o leite pra dissolver o açúcar, e então é preciso fazer a calda antes de fazer o bolo.
Ainda dentro do que pode variar: o coco ralado. Se você não encontrar coco ralado úmido, e não estiver usando o fresco, hidrate o coco antes de começar tudo. Você pode misturar o coco com um pouco de leite ou água, ou só borrifar água por cima dele. Ajuda bastante na textura final. E claro, você pode usar a gramatura de coco ralado que preferir. Eu fiquei pensando nas fotos e por isso escolhi esse coco bem fininho.
E antes de partir pra receita, algumas últimas dicas: apesar de não precisar dourar o bolo, eu acho que ele fica sim mais gostoso quando a gente assa até o topo dourar. E sim, mais horas na geladeira depois de pronto fazem diferença! Esse é o típico bolo que fica melhor no dia seguinte. E pra guardar ele na geladeira até o dia seguinte eu gosto de fazer uma cabana de papel alumínio, porque ele consegue ficar armado sem encostar no topo do bolo e ainda assim proteger do ar seco da geladeira.
Tá, uma última coisa antes de ir pra receita mesmo: se você quiser fazer a versão cortada, é só cortar o bolo ainda morno, banhar os pedaços na calda e depois passar no coco. Mas lembra que vai precisa de muito mais coco ralado já que você vai cobrir todos os lados do bolo.

Bolo Gelado de Coco
Ingredientes
Bolo
- 4 ovos claras e gemas separadas
- 1 1/4 xícara açúcar refinado veja texto acima
- 190 ml leite
- 1 1/2 xícara farinha de trigo
- 2 colheres chá fermento em pó
Calda e Cobertura
- 300 ml leite
- 200 ml leite de coco
- 1 lata leite condensado (395g)
- 100 g coco ralado veja texto acima
Instruções
Bolo
- Ligue o forno a 200C para ir aquecendo e unte um tabuleiro com cerca de 22x33cm*.
- Em uma vasilha peneire a farinha e o fermento juntos e reserve.
- Bata as claras até atingir o ponto de picos moles.Continue batendo e vá acrescentando o açúcar aos poucos.
- Quando o açúcar estiver todo incorporado, e ainda batendo, junte as gemas, uma de cada vez. E então junte o leite aos poucos.
- Desligue a batedeira, e junte a farinha e o fermento aos poucos, misturando na massa com uma espátula ou um fouet.Faça movimentos delicados, puxando a massa para cima desde o fundo da vasilha, até que toda a farinha esteja incorporada.
- Transfira a massa para o tabuleiro preparado e leve ao forno até que o topo esteja dourado e passe no teste do palito.
Montagem
- Enquanto o bolo assa misture o leite, o leite de coco e o leite condensado até obter um líquido homogêneo.
- Assim que o bolo sair do forno, fure todo o topo, até o fundo, com um palito. Então, bem aos poucos, vá regando o bolo com toda a calda. Espere um pouco para que a massa absorva e continue até acabar com a calda.
- Em seguida polvilhe o topo com o coco.
- Espere o bolo esfriar, então cubra com papel alumínio, sem encostar no coco. Leve para a geladeira por algumas horas ou até o momento de servir.
Notas
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever:
Esse parece ser bom heim!