Cajuzinho com Chocolate e sem leite condensado
Cajuzinho na versão da minha infância, que tem amendoim, chocolate e nada de leite condensado, muito menos caju!
A primeira vez que eu resolvi postar essa receita foi num aniversário do Cozinha. E essa atualização tá saindo perto do meu aniversário. Porque sim, quando eu penso em festinha de aniversário é desse doce que eu lembro. Uma coisa não mudou: a minha surpresa ao ver todas as variações possíveis das receitas que levam esse nome!
Eu achava que, igual o brigadeiro, o cajuzinho variava muito pouco de família pra família mantendo uma receita básica parecida com a que a gente sempre fez aqui. Mas que engano viu…
Segundo a Tia Wiki, regiões Norte e Nordeste fazem o doce com a fruta caju mesmo, o que dá um gosto completamente diferente pro do sudeste. Só que segundo a mesma fonte todas essas receitas do sudeste tem a mesma base do brigadeiro: leite condensado e manteiga.
Aí começa o problema, cajuzinho aqui em casa nunca levou leite condensado! Quando fui procurar receitas pra comparar descobri que a maioria é o que aqui chamamos de docinho de amendoim: leite condensado, manteiga e amendoim torrado e moído. Nada parecido com a nossa receita.
Existem algumas receitas sem o leite condensado, mas a maioria não vai ao fogo como a nossa; e os ingredientes não são muito parecidos. Muitos levam biscoito e parecem mais um doce que eu conheci como brigadeirão de padaria. Bom, mais um motivo pra publicar a nossa versão então né. As únicas alterações feitas na receita da minha mãe foi que passei as quantidades pra medidas padrão. Então as xícaras são de 240ml.
Eu uso o achocolatado por uma questão de tradição. Se você quiser trocar por chocolate em pó não tem problema. Seu cajuzinho deve ficar um pouco menos doce e com o sabor mais intenso do chocolate, mas não consigo imaginar como isso seria um problema…rs Se você preferir usar cacau puro, minha dica é diminuir um pouco, pra 1/3 ou 1/4 de xícara. Só pro sabor do cacau não sobrepujar o do amendoim.
Eu nunca tentei, mas imagino que uma versão com leite vegetal seja possível. Eu já testei com leite desnatado e deu certo. Então acho que mesmo um leite vegetal com um teor de gordura mais baixo vá funcionar aqui.
E claro, sempre bom lembrar: comer cajuzinho em formato de cajuzinho, na forminha e tudo, é sempre uma delícia. Mas o doce de colher continua gostoso. E justamente por ser uma massa mais firme ele funciona bem como recheio!

Cajuzinho
Ingredientes
- 500 g amendoim torrado e moído
- 1 1/4 xícara açúcar refinado ou cristal
- 1/2 xícara achocolatado veja texto acima
- 5 ovos
- 1 pitada sal
- 200 ml leite veja texto acima
Montagem
- açúcar cristal
- amendoins torrados, inteiros ou metades
- forminhas
Instruções
- Junte todos os ingredientes em uma panela e misture até ficar homogêneo.
- Leve ao fogo médio e misture enquanto cozinha, até secar, soltar da panela e ficar firme como uma massinha de modelar.
- Deixe esfriar totalmente antes de modelar. Pode ser na geladeira de um dia pro outro.
Montagem
- Pegue uma colherada do doce e enrole nas mãos formando um cone.
- Coloque um amendoim na base larga do cone, e então passe no açúcar cristal.
- Coloque na forminha e repita com o restante da massa.
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever:
É verdade,vi as receitas de cajuzinhos nunca usei leite condensado !
Engraçado como as receitas mudam de acordo com o local né