Grenadine e Prosecco Sporco – especial de natal
Grenadine: um licor de romã com a cara do natal!
A primeira vez que ouvi falar em grenadine foi no vídeo do Le Plat du jour, de onde tirei essa receita, que é de dezembro de 2014. E sim, desde então o link tá guardadinho pra eu experimentar assim que possível… E demorou esse tempo todo porque a grenadine originalmente é um licor feito das sementes de romã.
pausa pra disclaimer: hoje em dia tem muita groselha e licor de frutas vermelhas sendo vendido como grenadine. Mas como por aqui a ideia é sempre ir atrás da coisa original, sem adições sintéticas, vamos ficar com a descrição de licor de romã.
E pra conseguir sumo suficiente, com sabor e cor que valham a pena, tem que usar aquela romã americana. A grandona e vermelha sabe? Ela é tipo uma versão super da romã brasileira de fundo de quintal. E também é mais cara e bem mais difícil de achar. Normalmente só dá pra comprar agora no fim de ano. E se for de cidade do interior, como eu, só com encomenda.
“Mas Sabrina, se o mote do Cozinha sempre foi receitas que dão pra todo mundo fazer, pra que uma com ingrediente tão difícil?”
Porque vale a pena! Faz como eu fiz. Guarda o link dessa receita, e o dia que topar com uma romã dessas experimenta a grenadine caseira. Não tem nada a ver com groselha. A cor é muito mais rica e o sabor é doce mas suavemente amargo ao mesmo tempo. Lembrando um pouco o sabor das sementes da romã que a gente tá acostumada.
E pra não dizer que hoje só vai ter receita com ingrediente difícil fica um drink de brinde!
O Prosecco Sporco é um Prosecco sujo, como o próprio nome diz, com algum licor. No caso a grenadine! Vi esse drink num programa de natal da Nigella e nunca vi nenhuma outra referência a ele em outro lugar. Ela também chama de Filthy Fizz, uma versão bonitinha, e em inglês, do nome italiano.
E se por aí não tem romã e não tem grenadine, não é por isso que vamos ficar sem drink, certo? Pega seu licor favorito, e pronto! Dá até pra fazer um bar com vários licores pra cada um escolher o seu e montar o próprio drink!
Grenadine – origem aqui
1 romã americana
água
açúcar – usei cristal mesmo
Separe as sementes da romã e pese. Junte ao mesmo peso em água e leve ao fogo médio pra cozinhar. Mantenha a panela tampada até começar a ferver. Então comece a amassar as sementes com um garfo. Se a sua panela não puder ter contato com o garfo vale usar uma peneira pra isso. Quando a água estiver rosa escura desligue o fogo e passe essa mistura por uma peneira. Esprema bem as sementes pra retirar todo o caldo possível.
Pese o suco conseguido e junte ao mesmo peso em açúcar. Leve ao fogo baixo até que o açúcar derreta. Transfira para uma garrafa de vidro e guarde na geladeira.
Para durar mais tempo esterilize o vidro e vede a tampa.
Prosecco Sporco – original aqui
Prosecco – ou seu espumante favorito
Grenadine
Para uma taça mais homogênea: preencha a taça com Prosecco e finalize com um splash de grenadine.
Par uma taça mais degradê: sirva primeiro o splash de grenadine e então preencha a taça com o Prosecco.
——————————
Em 2014: Baguete recheada
Em 2015: Sementes de abóbora pra festa
Delícia para enriquecer o natal, o réveillon, dia das mães, meu aniversário e por aí vai!!!!!