Patê de Cebola Caramelizada – especial de natal
Patê de cebola caramelizada: receita mega simples que com uma apresentação mais caprichada vira petisco de festa em dois tempos!
Esse patê foi inspirado no patê de cebola caramelizada que vi em algum episódio do Cozinha Prática. Mas na hora de fazer usei como base a maionese de leite daqui do Cozinha mesmo. É uma receita simples de fazer, com consistência boa e que, como não leva ovo cru, pode ficar na mesa durante a festa toda, numa boa.
O sabor da cebola é muito suave e ele acaba indo bem com tudo. Então se quiser apenas usar como base e acrescentar algum ingrediente pra acompanhar nas cestinhas, praticamente qualquer coisa combina! Momento confissão: a minha ideia era acrescentar bacon frito por cima. E eu ainda acho esse ideia maravilhosa! Mas como foi feito, esse é um prato vegetariano, o que as vezes falta em muitas ceias (de natal e de ano novo).
Atualização
O texto acima foi escrito em 2016, quando essa receita foi publicada pela primeira vez. Agora, no finzinho de 2024 eu refiz para gravar um vídeo com passo a passo, e algumas fotos novas. Aproveito pra contar que na primeira vez servi o patê em cestinhas de massa folhada, o que eu continuo achando uma boa ideia.
Mas em alguns locais (como aqui) é difícil achar uma boa massa folhada congelada. Então resolvi experimentar servir nessas barquetes. Por aqui eu consigo encontrar o pote com elas já assadas, bem crocantes e com sabor suave. Mas é uma massa simples de farinha e gordura, e com isso quero dizer que esse patê de cebola vai bem com qualquer base crocante que você tiver. Isso inclui torradinhas e biscoitinhos salgados.
Também finalizei esse canapé com folhinhas de alecrim, e usei só 3 porque achei que poderia ficar um sabor forte. Mas o patê em si tem o sabor marcante e o alecrim acabou ficando suave demais. Se você não quiser usar uma erva aromática no topo pode apenas ignorar ou trocar por outra coisa. É claro que o bacon ainda é uma ideia válida, mas eu preferiria uma coisa ácida ou mais fresca pra balancear os sabores e texturas.
Uma ideia de última hora é justamente dispor as bases, o patê e diferentes coberturas e deixar cada pessoa montar o seu canapé favorito.

Patê de Cebola Caramelizada
Ingredientes
- 2 cebolas grandes
- 2 colheres sopa manteiga
- 1 colher sopa açúcar refinado
- 1 pitada canela em pó
- sal
- 1/2 xícara leite
- 1 dente alho
- 1 limão
- cerca 3/4 xícara óleo vegetal
Instruções
- Fatie as cebolas de forma que os pedaços tenham a mesma espessura. Derreta a manteiga em uma panela grande e junte as cebolas. Vá mexendo de vez em quando, em fogo baixo, para que as cebolas cozinhem em vez se dourar.
- Quando elas estiverem macias e começando a amarelar, junte o açúcar e uma pitada de sal e continuem refogando em fogo baixo. É preciso deixar as cebolas caramelizarem lentamente para que não queimem, por isso é preciso mexer de vem em quando no início, e constantemente conforme elas vão dourando. Se as cebolas começarem a queimar as pontas, adicione pitadas pequenas de sal e mexa bem para que elas suem e não queimem.
- Quando as cebolas estiverem mais marrons do que douradas, junte a canela.E quando elas estiverem caramelizadas junte o dente de alho, inteiro mesmo. Mexa bem por mais 2-34minutos apenas pro alho dourar um pouco. Desligue o fogo.
- Transfira as cebolas e o alho pro liquidificador, mas antes prove pra ver se está salgado. Se não estiver, junte mais um pitada de sal e o suco de metade do limão.Triture até conseguir um purê.
- Quando o purê estiver homogêneo, junte o leite, bata até ele ser incorporado.Ainda batendo, comece a adicionar o óleo, em um fio constante de forma a formar uma emulsão. Quando a mistura estiver na textura de uma maionese pare de adicionar o óleo.Prove para ver se precisa de mais tempero, e acerte se for o caso.Deixe gelar um pouco antes de servir.
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever:
O jeito mais gostoso de comer a tal cebola. Nem eu acreditava que ia ficar tão gostoso!!!