Masala Chai, ou como temperar seu chá
Masala Chai é um tipo de bebida, típica da Índia, que junta chá, água, especiarias e leite. E sim, ele é ótimo pra encarar o inverno!
Chai latte, Chai, Masala Chai, os nomes variam bastante e cada um significa uma coisa diferente. Então vamos pro momento dicionário:
Chai: significa chá. É como se chama, na Índia, o chá fervido sozinho na água. Em algumas cafeterias ocidentais o masala chai é chamado de chai.
Masala: significa mistura. Normalmente é uma mistura de temperos, ervas e especiarias. Você pode encontrar masalas prontas pra comprar, e os ingredientes e o sabor vão variar conforme a marca. Muitas famílias tem suas masalas tradicionais que incluem ingredientes secretos e tudo.
Garam masala: significa masala quente. É uma mistura de temperos mais picantes, normalmente usada para pratos mais pesados, como o curry.
Chai latte: é uma corruptela que as cafeterias (ocidentais) fizeram pra indicar que o masala chai é feito como o latte mas com o chá no lugar do espresso.
E pra quem tiver dúvida, a pronúncia correta é “massala” e não “mazala” mesmo escrevendo com um S só.
Com todo esse caminhão de informação o que que a gente resume? Que masala é um tempero próprio seu, que você faz com seus ingredientes favoritos. E que masala chai é um chá todo especial feito com esse tempero! Lindo né? Pra mim é o suprassumo do que tento passar aqui no Cozinha: a receita é só uma direção, quem decide o que vale ou não, e qual o sabor final, é você!
Ou seja, a receita abaixo é como eu tenho feito o masala chai agora. Isso vai variando conforme os dias vão passando e também vai variar aí na sua casa. Vale acrescentar mais canela, tirar o cardamomo, trocar a pimenta…. E se sua masala não ficou com um sabor que te agrade, não jogue fora de primeira. Vale tentar descobrir o que tá faltando pra conseguir equilíbrio e experimentar.
Masala
1 canela em pau*
1 colher sopa de cardamomo
1 colher sopa de cravo
1/4 colher chá de pimenta preta
2 colheres sopa erva doce
1 colher chá de gengibre em pó
1 colher chá noz moscada
*pedaço grande gente, o da foto não é oco, tem quase 3 camadas enroladas.
Em uma frigideira esquente, ligeiramente, a canela, o cardamomo e os cravos e qualquer coisa que não seja pó ou erva-doce. A ideia é só esquentar pra liberar os aromas, não precisa dourar ou tostar as especiarias. Junte essa mistura com os pós no liquidificador e bata até obter uma mistura fina. Junte a erva-doce e misture e pronto! Você pode guardar em um pote bem fechado ou em uma lata pra chás/temperos.
Masala chai
2 colheres chá de masala
250ml de água
250ml de leite
1 envelope de chá preto
açúcar a gosto
Esquente a água e o leite com a masala, até ferver. Desligue o fogo, junte o chá e abafe por 2-3min. Coe e adoce a gosto.
Com o tempo você aprende quanto de açúcar gosta e aí vale já adoçar na hora de esquentar; facilita a vida e evita esfriar o chai.
Procurando um truque fácil pra animar um simples chá de saquinho? Aqui tem!
Na medida certa, achando o ponto de equilíbrio, fica perfeito!!!
Uma pegunta: quais benefícios para saúde?
Esses chás são saborosos, nutritivos, e medicinais?
Então, eu não faço ideia. Eu tomo só porque acho gostoso mesmo…
Muito delicioso!!Aqui no Sul agora com o inverno é uma boa pedida.
Gostei muito do seu conteúdo sobre Chai Masala
Ameieste conteúdo, prepararei ainda que está fazendo calor.
Que bom que gostou!