Geleia de Pimenta Cambuci, aquela que não arde

Geleia de pimenta Cambuci, ou pimenta chapéu de bispo, pra acompanhar o pão e o biscoito no café… Ou pra temperar a carne antes de ir pro forno… Até pra dar um tchã pra salada do almoço…

geleia de pimenta cambuci

Pra quem não conhece, a pimenta Cambuci é aquela que parece uma cumbuca tampada. E é, indiretamente, de onde vem seu nome. É que quando verde ela se parece muito com o fruto Cambuci, já que ambos tem esse formato de jarro ou vasilha; e é isso que Cambuci quer dizer em tupi: jarro. O outro nome também é bem autoexplicativo, imagine um chapéu de bispo de cabeça pra baixo e pronto.

O que muito me agrada nessa pimenta é que, assim como a biquinho, ela não é ardida, e ainda é muito aromática. Ou seja, ótima pra quem gosta do sabor de pimenta mas não tolera a picância. Por isso mesmo é muito consumida recheada, como se faz com o pimentão, ou cozida, em pedaços ou fatias, junto do arroz. E quando chegou aqui em casa um bom bocado dessas pimentas, junto de um pote de geleia, fiquei interessada na ideia. A geleia que ganhamos de presente (valeu tio!) foi feita com toda a polpa da pimenta. Então ficou com um textura que lembrava ketchup caseiro, e com um ardido muuito leve. Mas tão leve que só dava pra sentir comendo muito de uma vez só.

Fiquei intrigada se outro tipo de geleia daria certo. Por aqui já tivemos a geleia de dedo de moça, translúcida mas com pedacinhos minúsculos da pimenta misturados. Bem picante! Comecei a imaginar se a Cambuci daria uma geleia interessante também, já que faltaria a picância. A verdade é que o sabor foi completamente diferente, justamente por não arder. O resultado é uma geleia muito suave, mas ainda dando pra perceber o sabor e, principalmente, o aroma da pimenta. Uma delícia!

E para aqueles que não dispensam o ardor fica a dica: misturem a Cambuci com a dedo de moça, ou com a malagueta. O método é o mesmo, e a proporção fica por conta do quão ardida você quer a geleia.

geleia de pimenta cambuci

Geleia de Pimenta de Cambuci

3 maçãs grandes
3 xícaras de água
2 xícaras de açúcar
10 pimentas Cambuci

Cozinhe as maçãs na água até que fiquem macias. Coe e reserve a água do cozimento.
Abra as pimentas e retire as sementes e a parte branca do interior. Pique as pimentas em cubinhos pequenos (minúsculos) e junte com o açúcar e a água do cozimento das maçãs.
Deixe cozinhando em fogo médio até atingir 103C, ou até atingir o ponto de geleia.

Para testar o ponto da geleia: antes de começar o preparo deixe um pires no congelador. Quando a geleia começar a engrossar pegue uma colherada e derrame sobre o pires. Deixe ela descansar por 2min, dentro do congelador, e confira. Se ainda estiver mole deixe cozinhando mais tempo. Se começar a cristalizar é porque passou do ponto; acrescente mais água na mistura e tente novamente.

——————————
Em 2015: Muffins de amora