Scofflaw, fora-da-lei, e algumas variações
Scofflaw, na tradução ao pé da letra é zomba-lei, mas na nossa versão quase que um doce fora-da-lei. E sim, mais um jeito diferente de fazer amizade com o whiskey!
Estou numa empreitada séria de me habituar com o whiskey. Acho que tudo bem ter certas restrições na alimentação, não gostar disso ou não poder comer aquilo. Mas, como pessoa que faz da comida o centro da vida/trabalho, eu gosto de experimentar várias versões de um alimento ou bebida antes de dar o veredito se gosto ou não. E com o whiskey estamos no caminho do podermos ser bons amigos.
Melhores amigos como rum ou paixão como a vodka? Não… Mas bons amigos dá…
E aí esse tal Scofflaw apareceu na minha frente e, apesar de não entender nada do nome, gostei da receita. Acabou que a história do nome também é interessante: esse drink foi feito “em homenagem” aos americanos que, na época da proibição, viajavam para fora do país para poder beber livremente. No Mixology News tem mais detalhes e uma outra versão do drink.
Por aqui experimentamos uma adaptação da versão do Liquor; é que, como sempre, acabei mexendo na receita. Eu prefiro drinks mais adocicados, então usei vermute doce e gostei muito do resultado. Não ficou doce em excesso e sim bem suave. Pra quem prefere drinks mais secos é só usar o vermute seco tradicional, na mesma medida. O limão também acaba sempre mudando: receitas estrangeiras pedem o siciliano, eu uso o que tiver disponível. Se for usar o vermute doce, talvez um limão mais forte (cravo/capeta/aquele laranja) seja melhor; quem preferir o vermute seco vai ficar melhor com um limão mais suave.
Pra quem estiver se perguntando sobre a grenadine, dá pra achar internet afora, mas tem receita aqui também. E o bitter que uso é caseiro também: uma vodka que ficou algumas semanas descansando com cascas de laranja. É claro, você pode usar o seu favorito.
Scofflaw – original aqui
60ml de whiskey
30ml de vermute*
7ml de limão*
15ml de grenadine*
2 doses de bitter*
*tem mais sobre todos esses ingredientes ( e substituições) no texto ali de cima ó
Junte todos os ingredientes em uma coqueteleira (ou pote com tampa) e mais um bocado de gelo. Bata por cerca de 30seg, ou até gelar. Coe em uma taça alta e sirva em seguida.
—————————–
Em 2015: Nuvem de melancia
Em 2016: Panquecas de Ricota