Bolo com farofa de canela, e mais algumas opções
Farofa de canela docinha e crocante, cobrindo um bolo macio e úmido, e temos pronta a estrela do café!
Essa é uma daquelas receitas que funcionam mais como base pra gente inventar do que qualquer outra coisa. O principal aqui é pegar a ideia: farofinha gostosa, inclusa no meio da massa do bolo, elevando a coisa toda a outro nível. E nessa você pode ir inventando conforme sua inspiração for aparecendo.
Adicionar castanhas picadas na farofa? Boa! Trocar a canela por um mix de suas especiarias favoritas? Pode. Até o bolo pode variar, tanto de receita quanto de sabor. Uma farofa saborizada com paçoca moída e um bolo de chocolate vão resultar em um prato completamente diferente, mas a técnica ainda vai ser a mesma.
E não se engane. Não é porque eu já comecei falando do quanto dá pra mudar que é pra pensar que esse bolo, do jeitinho que tá na receita abaixo, não valha a pena. Essa combinação de bolo básico e farofa de canela é muito boa! O sabor da canela é muito suave e, por aqui, até quem não é fã dela gostou do bolo. Claro que um bolo neutro ajudou muito pra que a “cobertura” e o “recheio” brilhassem, mas o equilíbrio é fundamental.
E mesmo amando essa farofa de canela, eu acabei reduzindo a quantidade dela na receita abaixo. Eu mudei a receita do bolo para uma com ingredientes mais comuns por aqui. A receita original pedia por sour cream, que não é o ingrediente mais comum na casa da maioria das pessoas. Então optei por usar aquele que chamamos aqui em casa de bolo majestoso. É um bolo amanteigado, basicão, fácil de saborizar e fácil de controlar a consistência.
Mas, com a mudança do bolo, a quantidade de farofa de canela da receita original acabou sendo muita. A camada da cobertura ficou muito grande e parte da farofa simplesmente ficou solta sobre o bolo. Na hora de desenformar e de servir era farofa sobrando pra todo lado. Então na receita aqui coloquei medidas mais apropriadas para o tamanho do bolo e um resultado mais equilibrado: farofa o suficiente para cobrir e formar uma casquinha, mas sem cair pra todo lado.
Bolo com farofa de canela – original aqui
Farofa:
75g de manteiga derretida
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher sopa de canela
1 pitada de sal
Misture os ingredientes secos e adicione a manteiga; misture bem até formar uma farofa e reserve.
Massa:
25g de manteiga macia
10 colheres sopa de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 colher sopa de fermento em pó
1 xícara de leite
Misture a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura homogênea. Junte o ovo e o sal e bata bem. Vá adicionando os demais ingredientes aos poucos, batendo levemente até a massa ficar homogênea.
Em uma forma untada faça uma camada com metade da massa; cubra com metade da farofa de canela; cubra a farofa com o restante da massa e finalize com o restante da farofa. Asse, em forno aquecido a 200C, até que doure.
Olá, tudo bem?
A receita da massa leva apenas 1 ovo mesmo? Fiquei na dúvida pois no modo de preparo você fala ovos.
Estou ansiosa para testar a receita! 🙂
Aguardo retorno. Desde já, obrigada!!
Oi Thais, muito obrigada pelo comentário. Foi um erro de digitação meu, é um ovo só mesmo.
Espero que você goste do bolo! =)
Oi acabei de fazer.. mas as medidas pra mim não deram certo!
Para farofa ficou muito mole tive que acrescentar mais trigo. O mesmo para massa.
Está no forno… Mas acredito que não vai ficar como imaginei.
Geovana, que estranho! Eu lembro que fiquei com medo de a farofa ficar seca demais…
Você usou as xícaras e colheres de medida padrão?