Macaroons de coco, e o quanto um “o” faz a diferença

Macaroons de coco, não macarons de coco, e hoje além da receita do biscoito de coco gostosinho das fotos, ainda tem a diferença entre os dois.

macaroons de coco

Então comecemos do começo: o que é isso, e qual a diferença entre os dois nomes? Fui pesquisar direitinho e as melhores informações que encontrei foram no Chef Steps, em inglês. Fiquem então com a melhor tradução que eu consegui fazer:

Um macaron é aquele docinho tipicamente francês, que está bombando internet afora até hoje. Ele é formado por dois biscoitos redondos, feitos com uma base de claras, açúcar e farinha de amêndoas, e um recheio tipo uma ganache ou uma geleia. Existem muitas variações de cores e sabores, todas baseadas no sabor do recheio e na adição de corantes.

Um macaroon é um tipo de biscoito também, mas americano, do tipo junta tudo e boleia os biscoitos. A base da receita é coco ralado, e ele não é tão delicado quanto o primo francês. Normalmente ele é, ou mergulhado em parte no chocolate, ou enfeitado com chocolate por cima depois de pronto.

macaroons
fotos do artigo explicando a origem do nome

Além de contar as diferenças o artigo do Chef Steps ainda indica um outro artigo pra quem gosta de etimologia (amo!). E é explicado o porquê de nomes tão parecidos: os dois são adaptações de um mesmo biscoito, o Amaretti. Esse biscoitinho da foto, que parece um macaron sem recheio, é feito de claras, açúcar e amêndoas trituradas. O que aconteceu é que os franceses fizeram uma versão recheada, e os americanos trocaram as amêndoas por coco ralado.

Será que eu acabei com a confusão ou eu só aumentei??

Doces explicados, a receita de hoje são os macaroons de coco lá do Food Wishes. Assim que vi fiquei doida pra experimentar porque eles me pareciam muito com cocadas. Mas o resultado é bem diferente. Eles ficam úmidos por dentro e nem um pouco esfarelentos como as cocadas ficam. O meu único problema com a receita é que ela rende apenas uns 10 macaroons, e eu queria muito mais! Se for fazer pra muita gente você pode dobrar a receita, ou fazer em versão menor.

Sem saber da história do prato quando fui fazer, acabei ignorando a essência de amêndoa. Eles ficaram gostosos mesmo sem ela, mas quem quiser colocar é 1/4 de colher de chá pra receita abaixo. Também diminui ligeiramente o coco ralado, o que pode ter contribuído pro resultado úmido que eu tanto gostei, portanto vou deixar as medidas que usei. Por fim, uma última dica: deixe os macaroons dourarem bem, o açúcar no fundo acaba caramelizando e dando mais uma camada de sabor ao doce!

macaroons de coco

Macaroons de Coco – original aqui

3/4 xícara de leite condensado
1/4 colher chá de sal
1 1/2 colher chá de essência de baunilha
1 clara
2 1/2 xícaras de coco ralado
1/2 xícara de coco ralado para cobrir
125g de chocolate meio amargo

Misture bem o leite condensado com o sal, a baunilha e a clara. Adicione o coco ralado e misture até que todo o coco esteja coberto com a mistura. Faça bolinhas com a massa, cerca de 10, e passe cada uma no coco ralado separado. Transfira para uma forma com papel manteiga, ou um tapete de silicone, e leve ao forno, aquecido a 200C, até dourar. Espere os macaroons esfriarem, e enquanto isso derreta e tempere o chocolate.

Tem mais sobre temperagem no post do ovocake.

Passe cada macaroon no chocolate, molhando apenas o fundo e transfira para um papel manteiga para secar. Depois que o chocolate estiver seco é só servir.

—————————-
Em 2014: Lasanha a bolonhesa
Em 2016: Pãozinho de nata