Rocambole salgado de presunto e queijo

Rocambole salgado, com creme de cebola caseiro e recheio de presunto e queijo. E mais algumas opções de recheio pra variar!

rocambole salgado

Não que eu tenha feito muitas variações nessa receita tão antiga na família; normalmente eu sigo (quase) todos os passos da receita original. E ainda assim não sei de onde veio esse rocambole salgado. Sei que foi uma tia que fez a primeira vez, e que foi ela que passou pra minha mãe, que passou pra mim. E testou o da foto pra ter certeza de que tinha ficado bom…

Mas como respeitar sem questionar as receitas de família não é a cara desse site, já andei mudando umas duas coisinhas. Não usei a cebola em cubinhos, como normalmente era feito. Por motivos estéticos já que um creme lisinho fica mais bonito do que um creme pedaçudo. E por motivos de sabor já que aqui em casa tem gente que não gosta de morder cebola. Eu usei um processador, mas acho que um liquidificador potente também dá conta do recado. E claro, se você não se importa com o creme pedaçudo, nem de morder a cebola, corte em cubinhos e pronto.

Já houve experiências com o creme de cebola comprado pronto; mas a cebola fresca resulta num rocambole bem mais gostoso e equilibrado.

No mais, mantive a tradição: fatias de mussarela e presunto para o recheio desse rocambole salgado. Mas essa massa e esse creme são bem básicos, então combinam com vários tipos de recheio. O primeiro que me vem a mente é um patê de frango com milho, tipo os que vemos recheando sanduíches naturais. Acho que ainda juntaria um pouco de cenoura ralada… Já para um recheio vegetariano um patê de milho com palmito combina bem também. E você, como rechearia esse rocambole?

rocambole salgado

Rocambole salgado de presunto e queijo

25g de manteiga sem sal
2 xícaras de cebola picada (umas duas cebolas grandes)
4 colheres sopa de farinha de trigo
100ml de água – também pode ser leite se você preferir
1/2 xícara de maionese

Processe a cebola até formar uma pasta, ou corte em cubinhos bem pequenos. Em uma panela derreta a manteiga e refogue a cebola até que ela fique transparente. Deixar a cebola dourar vai resultar num creme mais escuro e com sabor mais caramelizados e proeminente. Essa escolha depende do seu gosto. Com a cebola refogada, baixe o fogo e acrescente e farinha, misturando bem por 2min. Então acrescente a água e misture até esse creme começar a querer ferver. Desligue e misture com a maionese.

4 ovos – claras e gemas separadas
1 colher sopa de fermento em pó
6 colheres sopa açúcar
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de água

Prepare uma forma* de 30x40cm (ou tamanho equivalente) forrando apenas o fundo com papel manteiga.

Bata as claras em neve, até atingir o ponto de picos moles. Ainda batendo acrescente as gemas, uma de cada vez. Quando todas as gemas tiverem sido incorporadas, e sem parar de bater, acrescente o açúcar, a água e o fermento, um de cada vez. Por último acrescente a farinha e bata apenas até incorporar totalmente. Transfira para a forma preparada e asse, em forno aquecido a 180C, por cerca de 10-15min. O ponto é quando a massa já assou mas ainda não dourou.

Assim que a massa estiver assada, retire o forno, cubra com um pano limpo e úmido, e retire da forma. Retire o papel manteiga, para garantir que ele não grudou, e cubra a massa com ele novamente para que ela não resseque. O ideal é deixar esse sanduíche pano-massa-papel manteiga apenas alguns minutos descansando para amornar. Mantenha a massa coberta até o momento em que for enrolar.

200g de mussarela
150g de presunto

Descubra a massa do rocambole e cubra com metade do creme de cebola. Distribua a mussarela e o presunto por toda a massa. Com a ajuda do pano enrole, formando o rocambole. Para finalizar, cubra com o restante do creme de cebola e deixe na geladeira algumas horas de servir.

*Eu uso uma forma de bolo desse tamanho, mas se você tiver uma própria pra rocambole/cookies, como a desse link, facilita na hora de retirar a massa da forma.

——————————
Em 2014: Mussarela empanada