Torre de biscoitos, aka fake kransekake

Torre de biscoitos, ou um falso Kransekake, pra enfeitar a mesa de natal e ainda servir de petisco!

torre de biscoitos

Confissão: a ideia original era fazer um mini kransekake. Spoiler: não deu certo. Mas primeiro, contexto! O kransekake é um prato tradicional da Noruega e da Dinamarca, feito de aros de bolo empilhados formando uma torre/pirâmide. Eu falo bolo mas não tenho certeza se a massa do kransekake se assemelha mais ao bolo ou ao biscoito. Isso porque é uma massa feita de clara de ovo, açúcar e amêndoas, e assada em formas redondas concêntricas, que formam os aros. E adivinhou quem disse “e onde eu arrumo essas formas?”. Não tem por aqui, só importando.

Também adivinhou quem achou que eu não ia importar uma forma pra fazer um prato uma vez por ano. Fui tentar fazer minha torre de biscoitos de amêndoa sem forma. E deu ruim. Deu muito ruim. A massa simplesmente desmanchou no forno e, apesar de o sabor ter ficado ótimo, o resultado foi uma massa disforme de amêndoa doce. Mas eu fiquei encucada com a ideia da mini torre de biscoito pra colocar na mesa. Então fui atrás de uma alternativa.

O kransekake original deve ser firme ao toque, mas macio quando mastigado. Então procurei um biscoito assim, que ficasse firme, mas macio. E lembrei do biscoito de especiarias que, além desses pré requisitos, ainda tem o bônus de ter sabores de natal. E pronto, kransekake falso garantido.

Fica então a dica: gostou de uma receita mas não tem como fazer igual? Busque receitas possíveis que pareçam com a original. A gente acaba se adaptando e criando coisas novas no processo. Mais algumas dicas? Eu decorei os biscoitos com uma mistura de açúcar de confeiteiro e clara de ovo. Não tem medida e é só misturar mesmo, adicionando açúcar até conseguir uma consistência que você goste de trabalhar. Sobrou? Coloca em uma tigela, cobre com plástico, encostando no glacê, e ele dura na geladeira por até uma semana fácil. Não quer clara de ovo crua? Vale usar açúcar de confeiteiro com leite, ou suco de limão. O processo é o mesmo. E o jeito de guardar também.

Mais uma dica: eu desenhei (a mão livre) os círculos em um papel e usei como molde pra conseguir anéis de massa bem certinhos. Se você preferir pode imprimir esses círculos. Busque no google por círculos concêntricos, escolha uma imagem e pronto, é só mandar imprimir.

Ou você pode arranjar um desses, eu já coloquei na minha lista de natal…

Torre de Biscoitos

1 1/2x de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
100g de manteiga sem sal gelada em cubos
1 gema
2 colheres sopa de água gelada
1 colher sopa de chocolate em pó
1/2 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de gengibre em pó
1/2 colher chá de noz moscada
1/2 colher chá de cravo em pó

Misture os ingredientes secos com a manteiga formando uma farofa. Adicione os demais ingredientes e amasse apenas até ficar homogêneo. Enrole essa massa em filme plástico e leve para a geladeira por cerca de 30minutos.

Pegue pequenas porções de massa e faça anéis, cada vez um maior que o anterior, com cerca de 1-2cm de espessura. Eu usei uma folha com círculos concêntricos para ajudar, como um molde. Transfira os círculos, com cuidado, para uma assadeira com papel manteiga e leve para a geladeira por mais 30min. Leve então ao forno aquecido a 200C até que sequem totalmente. Esses biscoitos não ficam muito crocantes pois são bem gordinhos, então quando eles estiverem secos é porque estão prontos.

Depois de frios empilhe os biscoitos, formando a torre, enfeitando cada círculo antes de colocar o de cima. O mais comum é usar glacê real para enfeitar os biscoitos. Você pode fazer misturando açúcar de confeiteiro com uma clara de ovo, ou com suco de limão ou leite.

—————————–
Em 2014: Pão de queijo II
Em 2016: Biscoito estrela de vidro