Struffoli, massa frita e servida com calda

Struffoli é um doce italiano feito de massa frita, crocante por fora e macia por dentro, servida envolta em uma calda de mel.

struffoli

E pra ser ainda mais descritiva: uma calda de mel e perfumada com limão. Porque o que não falta nesse doce são sabores: a massa ainda conta com raspas de limão e laranja, rum e iogurte. Tudo isso se mistura para criar um sabor muito leve. Não dá pra falar que é uma massa de laranja, mas as raspas aparecem. Não dá pra falar que é um doce de rum, mas dá pra sentir o sabor dele também. O limão e o mel são os sabores mais fortes, por estarem na calda, mas acabam se equilibrando entre si.

Mas dá pra mudar esses sabores todos? Claro! Um ingrediente que parece ser bem comum e não aparece nesse é a canela. Fique a vontade para ferver junto da calda ou adicionar uma pitada na massa. Não gosta de rum? Vale trocar por qualquer outra bebida alcoólica, já que o álcool ajuda a criar a casquinha crocante na hora de fritar. Não tem birita em casa? Tudo bem também, o struffoli não vai ficar tão crocante mas vai continuar gostoso. É bom lembrar que o lema por aqui é: adapta do jeito que dá e faz!

Agora, falando em adaptar pro jeito que dá, vamos falar do que não deu. Segundo a receita que eu peguei, era só deixar o struffoli umas horinhas na forma que ele ia ficar no formato do bolo. O que não aconteceu. Se você assistir o vídeo vai ver que até parece que ia dar certo, mas a verdade é que não. A calda ficou toda no fundo da forma e as bolinhas de massa foram desmoronando conforme eu puxava a forma. Então fica a dica: se você quiser fazer e servir como centro de mesa, pra galera ir pegando um pouquinho de cada vez enquanto bate papo, é claro que vale. Mas um jeito mais fácil é servir o struffoli em uma tigela, com um colherão pra cada um servir uma porção individual em um potinho.

struffoli

Struffoli – original aqui

3 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
4 colheres sopa de açúcar
3 ovos
200ml de iogurte
2 colheres sopa rum – opcional
raspas de 1 limão
raspas de 1 laranja

calda:
30ml de água
2 colheres sopa de açúcar
1 colher sopa de limão
raspas de 1 limão
200g de mel

Misture a farinha com o fermento, o sal e o açúcar; então junte os ovos, o iogurte, o rum e as raspas e misture bem. Amasse até conseguir uma massa lisa, então a enrole em plástico e deixe descansar por 30min.

Passado o tempo de descanso comece a formatar as bolinhas. Pegue uma pequena porção da massa, deixando o restante coberto pelo plástico, e transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Enrole formando um cordão de menos de 1cm de espessura, e então fatie esse cordão em pedacinhos de cerca de 0,5cm. Essas medidas não precisam ser exatas de forma alguma, a ideia é apenas conseguir vários pedacinhos pequenos de massa. Frite essas bolinhas de massa em óleo quente até que fiquem douradas. Então deixe escorrer o excesso de óleo em um prato com papel toalha, ou em uma peneira de metal.

Assim já é bem gostoso, principalmente junto de uma xícara de café…

Para fazer a calda leve o açúcar e a água ao fogo baixo até que ferva. Desligue o fogo, adicione o sumo de limão e as raspas e então misture no mel. Eu fiz isso numa vasilha grande para facilitar o próximo passo: envolver todas as bolinha fritas nessas calda.

Agora, o ideal seria transferir para uma forma untada e deixar descansar por 2 horas antes de desenformar num prato de bolo. Como é possível ver no vídeo, o meu desmoronou uma beleza. Então minha dica é: sirva em uma tigela bem bonita, e com potinhos individuais para que cada um pegue uma porção para si.

——————————-
Em 2017: Bolo crepe prestígio